Como saber se o medo domina a sua vida?

Volto a falar sobre MEDO, essa sensação e, pior, essa condicionante que geralmente compromete a jornada de plenitude da pessoa. Nas várias postagens que fiz, trouxe aqui algumas abordagens diferentes sobre o tema, incluindo a visão da Neurociência. Nessas oportunidades, ficou evidenciado que, em sua maioria, o medo é meramente imaginário, sem justificativa plausível, e longe de qualquer ocorrência real.

Para hoje, reproduzo o texto inteligente e de fácil leitura, Como saber se o medo domina a sua vida?, de Edith Casal, publicado no site A Mente É Maravilhosa, com boas reflexões, abordagem atual e prática a respeito de alguns tipos de medo.

Vale a pena estar atento. Leia a seguir:

Como saber se o medo domina a sua vida?

“Como saber se o medo domina a sua vida?

O medo é uma sensação natural que nos alerta sobre a presença de um perigo ou aparece quando enfrentamos o desconhecido. O problema é que, muitas vezes, essa sensação natural transborda e se apropria da nossa vida. Isso pode transformá-lo em uma pessoa insegura. Ele praticamente nos anula e paralisa.

O ideal é aprender a reconhecer a validade dos medos e evitar que o medo domine a sua vida. Ninguém está a salvo de seu poder destrutivo, mas é possível detectá-lo e diminuir o impacto negativo de sua presença. É preciso fazer isso a tempo, antes que seja tarde demais.

Uma sociedade como a nossa nos obriga a estarmos atentos o tempo todo. O ideal de sucesso está sempre localizado à frente e precisamos alcançá-lo; do contrário, seremos pessoas fracassadas e não poderemos fazer parte do glorioso grupo de pessoas que chegam onde querem.

“Para quem tem medo, tudo é ruído”.
– Sófocles-

Nestas circunstâncias, o medo do fracasso não lhe permite dar sequer um passo. Ele o bloqueia a ponto de que você sequer se anima a tentar. E quando você ouve  frases como “o sucesso é para os que se arriscam”, sofre muito, porque o medo condiciona sua vida e o impede de assumir riscos. E é nesses momentos que nós esquecemos as capacidades que temos para cumprir nossas metas.

Não ser reconhecido: um medo que domina a sua vida

Você tenta fazer as coisas para ser reconhecido e notado. E o medo da rejeição te faz retroceder algumas vezes, até deixar sua autoestima num nível mais baixo. A aprovação social é como um fantasma que o persegue, um pesadelo que o visita todas as noites.

É como se nada jogasse a seu favor. Você se convence de que não nasceu com uma boa estrela e que parece estar destinado asofrer até que você morra. Sente que os demais apontam o dedo, te questionam, criticam e até se afastam de você. Por mais que você queira, também não pode construir relações de verdadeira confiança. Você não percebe que é você mesmo quem afasta os demais.

mulher-sentada-medo-maos

Você fica se comparando nas redes sociais. Não entende como as pessoas podem ser felizes e você não. Elas estão sempre sorrindo nas fotos, você lê seus status, nos quais falam sobre inúmeros sucessos e conquistas, sobre o quão maravilhosas suas vidas são… você nunca se pergunta se aquilo tudo que você vê é real.

Comparar-nos com os demais faz com que percamos o foco dos nossos próprios desafios. Como seres humanos, temos as mesmas possibilidades e, mesmo que cada um de nós seja um universo particular, vivemos em comunidade e o ideal seria nos aceitarmos exatamente como somos.

Medo de sair da nossa zona de conforto

A zona de conforto é um estado mental que nos impede de ver além. Significa que nos acostumamos tanto ao que fazemos e ao que temos, que acabamos tendo medo de perder o que já conseguimos. A mudança não é vista como uma oportunidade; muito pelo contrário… para alguém tomado pelo medo, equivale a sair de um estado de bem-estar. Mas, a longo prazo, esse suposto bem-estar é o que está nos limitando.

floresta-espelho-pessoa

Talvez você não esteja feliz com seu trabalho, mas ouve por aí que o desemprego só aumenta e você não pode se dar ao luxo de ficar à deriva. Mesmo que não te paguem bem, como você deseja, se você se sente explorado e, além disso, não tem possibilidades de crescer, pelo menos você ainda tem a ilusão de estabilidade. Você nem se dá conta de que vê as coisas assim porque o medo domina a sua vida.

A tomada de decisões necessária fica afastada indefinidamente e você se dedica a sua rotina, por medo da incerteza. Você nega possibilidades de mudanças que certamente poderiam beneficiá-lo, só porque isso vai lhe fazer sair da zona de conforto. E você recusa, além disso, a oportunidade de melhorar. A absoluta resistência à mudança é um sinal de que o medo domina sua vida.

Disseram que sonhar é um ato reservado aos idealistas. Muitos anunciam por aí que renunciar aos sonhos e às esperanças é um ato de maturidade. Na verdade, essa filosofia do conformismo é promovida somente por pessoas que têm medo do fracasso. Não se dão conta de que, talvez, um dos maiores fracassos pode ser o de não tentar viver melhor, somente por medo.

Publicado em – https://amenteemaravilhosa.com.br/medo-domina-sua-vida/?utm_source=Email&utm_campaign=Newsletter&utm_medium=email&utm_source=A+mente+%C3%A9+maravilhosa&utm_campaign=4fc8a795d4-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_6c79e12ec3-4fc8a795d4-85258273
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Como saber se o medo domina a sua vida?

  1. Sandra Fayad disse:

    Através do medo jogamos. Nosso adversário é nossa instabilidade. Ficamos inseguros e perdemos o jogo.

  2. Nice disse:

    Me fez pensar…… pq alguém q adoro q acham não ter medo de nada…. enfrenta qualquer situação perigosa…. inclusive saltar de paraquedas…. tem fobia em dirigir?

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Nice, pela sua presença aqui e pelo comentário. Neste caso, é recomendável que essa pessoa, tão especial para você, conte com a ajuda de um profissional da psicologia para buscar ver esclarecida a origem desse medo (fobia). Não tenho dúvida de que o referido bloqueio pode ser revertido.
      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s