Método ridiculamente simples potencializa a produtividade

Resultado de imagem para baixa produtividade Imagem – Diário do Comércio

Muitas pessoas se perdem com tanta coisa para fazer, com tantas ideias, que chegam no fim do dia com a sensação de que produziram pouco, de que o essencial deixou de ser feito etc.. A dispersão é uma constante no cotidiano de grande parte da população, o que significa baixa produtividade e ineficiência. E, convenhamos, tentação para isso é que não falta!

O antídoto para essa realidade desanimadora é o binômio foco e disciplina. Fazer o que precisa ser feito, uma coisa de cada vez e de preferência com qualidade. Se você acha que pode melhorar nesse aspecto, que tal um método muito simples para você produzir mais e melhor, para elevar a sua taxa de realização e, por consequência, o seu nível de satisfação pessoal e profissional?

Confira o método de apenas cinco passos, antigo mas que funciona, que foi publicado recentemente no site Catraca Livre. Destaco, a propósito, que seguir uma estratégia como essa não é apenas para aplicação no emprego. Ela pode lhe ser útil em qualquer atividade que você exerça, remunerada ou não, até mesmo na atuação voluntária e nos afazeres domésticos, onde quer que haja, em suma, a necessidade de você realizar coisas e de não se deixar vencer pela dispersão e pelo desempenho insatisfatório.

Leia a seguir: 

“Método ridiculamente simples potencializa a produtividade

Técnica pode ser aplicada por você a partir de hoje. É só separar alguns minutos no fim do expediente.

Essa técnica existe há quase 100 anos e de tão simples pode haver quem duvide que ela realmente funcione. A estratégia foi criada pelo consultor Ivy Lee em 1918 e prega nada mais que uma boa gestão de prioridades entre a pilha de afazeres diários.

O método de Lee é semelhante ao da regra 25-5 de Warren Buffett, que defende focar apenas nas cinco tarefas mais importantes e ignorar as restantes.

ivy-ledbetter-lee

Créditos: reprodução/wikipedia

Ivy Lee foi um consultor de produtividade altamente respeitado à sua época

Quer saber exatamente como funciona a metodologia de Lee e aplicar no seu trabalho? São apenas 5 passos que listamos abaixo:

  1. Ao final do seu expediente, escreva as seis tarefas mais importantes que você quer ou precisa fazer no dia seguinte. É importante que não passe de seis tarefas;
  2. Priorize essas seis tarefas de acordo com a sua importância real;
  3. Quando chegar no dia seguinte em seu trabalho, concentre-se apenas na primeira tarefa. Trabalhe até que ela seja finalizada, e só então passe para a segunda;
  4. Prossiga seu dia até chegar ao final da sua lista. Ao final do dia, passe qualquer item que não tenha sido feito para a lista de seis itens do dia seguinte;
  5. Repita o processo durante todos os dias de trabalho.

Afinal como algo tão simples pode trazer tão bons resultados? A explicação não tem segredo.  É impossível desempenhar um bom trabalho se estamos constantemente dividindo o tempo em coisas diferentes.  O que Lee percebeu é que a mestria de qualquer função depende da concentração e do foco direcionados a ela.

Publicado em https://catracalivre.com.br/geral/nutrindo-sonhos/indicacao/metodo-ridiculamente-simples-potencializa-produtividade/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s