Indicadores ajudam a definir o que é uma boa noite de sono. Confiram!

Resultado de imagem para dormir bem Imagem – Portal Angels

Tenho publicado aqui diversas matérias sobre a importância de uma boa noite de sono, seus benefícios e, na outra face, os estragos que dormir mal acarretam para a pessoa. Mas a questão de fundo sempre é: o que deve ser considerado como um sono de qualidade?

Para trazer luzes e aumentar o entendimento a esse respeito, divulgo publicação feita pelo site Brasileiros, trazendo alguns indicadores que definem o que é sono contínuo, ou seja, sono de qualidade. Ainda que esses pontos de consenso dos estudiosos pareçam limitados, considero que essas definições representam um avanço, pois diminuem a subjetividade e interpretações muito vagas quando falamos de “dormir bem”, além de permitir melhor acompanhamento e aferição a respeito do sono que a pessoa está tendo.

Leiam a publicação, a seguir:

“O que de fato é uma boa noite de sono

Relatório definiu quais são os critérios que definem a qualidade de sono. Documento ajuda a interpretar dados de apps como o “Sleep Cycle”

Um painel de especialistas da Fundação Nacional do Sono (NSF), nos Estados Unidos, lançou agora em janeiro um documento com diretrizes para os indicadores-chave de uma boa qualidade do sono. O relatório é especialmente relevante para quem utiliza aplicativos que monitoram o repouso noturno e pode ser útil para a interpretação de resultados.

Para estabelecer os indicadores, a NSF fez uma revisão sistemática de mais de 277 estudos sobre o tema. Especialistas receberam os artigos e, por meio de três rodadas de votações, os critérios foram listados.

 

Critérios mais exatos do que é uma boa noite de sono podem ajudar a identificar se, de fato, estamos dormindo bem. Foto: CC0 Public Domain

Critérios mais exatos do que é uma boa noite de sono podem ajudar a identificar se, de fato, estamos dormindo bem. Foto: CC0 Public Domain

O documento também é uma mudança de paradigma na maneira com que a medicina lida com o sono. Agora, no lugar de somente identificar casos extremos de privação e patologias, pesquisadores querem definir o que é a saúde do sono para ajudar todas as pessoas a melhorar seus indicadores.

“No passado, definimos o sono por seus resultados negativos, o que foi útil para a  identificação de patologias. Mas isso não é toda a história”,  observou Maurice Ohayon, diretor do Stanford Sleep Epidemiology Research Center, nos Estados Unidos, em nota.

Para a maioria das variáveis de sono contínuo (durante toda a noite), os membros do painel concordaram que variáveis como latência do sono e número de vezes desperto eram indicadores apropriados de boa qualidade do sono ao longo da vida. No entanto, houve pouco ou nenhum consenso sobre variáveis relacionadas a pequenas pausas para o sono, como o cochilo. 

Os indicadores de sono contínuo incluem:

– Dormir mais tempo enquanto estiver na cama (pelo menos 85% do tempo total);

– Adormecer em 30 minutos ou menos;

– Acordar não mais do que uma vez por noite;

– Se despertar durante a noite, não permanecer mais de 20 minutos acordado.

Esses critérios ajudam, por exemplo, a se ter uma melhor leitura de aplicativos como o Sleep Better e o Sleep Cycle. Embora os pesquisadores não tenham analisado a eficácia dos apps especificamente, essas ferramentas medem, por exemplo, quanto tempo de cama foi destinado ao sono efetivamente, dentre outros dados.

“Milhões de americanos são usuários dessas tecnologias [apps que monitoram o sono]. Isso permite com que hoje se possa medir todo um conjunto de dados sobre o sono, antes inacessíveis”, pontuou Max Hirshkowitz, presidente do Conselho de Administração da NSF, em nota.

Segundo dados da NSF, 27% das pessoas demoram mais de 30 minutos, em média, para conseguir dormir adormecer. O relatório também destaca as áreas em que mais estudos são necessários. Uma delas é a avaliação de indicadores de boa qualidade do sono entre diversos grupos etários.

 

Publicado em – http://brasileiros.com.br/2017/01/o-que-de-fato-e-uma-boa-noite-de-sono/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s