Leitura Diária um Hábito de Sucesso!

Volto com o tema Livros e Leitura, para replicar artigo muito interessante da minha amiga Bette Maria, Psicóloga e Coach, publicado em seu site Bette Maria +50.

No artigo são realçados importantes benefícios proporcionados pelo hábito da leitura regular, que não são poucos, e ainda são indicados alguns livros, essenciais, que certamente contribuirão para a sua jornada de crescimento pessoal e profissional.

Vale a pena ler o texto, a seguir:

“Leitura Diária um Hábito de Sucesso!

Exercitar o cérebro é tão importante quanto exercitar o corpo, em qualquer idade, mas principalmente para aquelas que como eu já passaram dos 50 anos, pois ajuda a  desenvolver a reserva funcional,  através de prática de exercícios mentais e um estilo de vida saudável,  e proporciona mais chances de  manter a plasticidade cerebral e sua habilidade de aprender, à medida que envelhecemos. Se eu já gostava de ler antes do coaching, depois que aprendi os benefícios que a leitura traz, me coloquei como meta ler no mínimo um livro por mês, o que muito me ajuda a evoluir  na busca  constante de ser minha melhor versão

Você sabia que a média de leitura no Brasil é de meio livro por ano? Não é exagero dizer que este é um dos motivos das coisas estarem assim “estranhas” em nosso país, para não dizer outra coisa. Parece uma coisa insignificante, mas o hábito da leitura diária pode mudar sua vida.  . E você  quantos livros lê por ano, consegue imaginar o que este hábito pode fazer por você? Por que deve incorporar o hábito de ler todos os dias?

Vou lhe contar apenas 2 motivos para lhe encorajar:


Charming woman reading a book sitting on a sofa in a living-room1. MOTIVAÇÃO –
A leitura proporciona motivação diária, quando “alimentamos” nosso cérebro de  bons pensamentos, teremos bons sentimentos e atitudes mais positivas. Pessoas motivadas são mais produtivas, têm mais energia, ficam menos doentes e são mais felizes.

Como dizia Zig Ziglar, palestrante e escritor americano, “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho – e é por isso que ele é recomendado diariamente”.

A motivação proveniente de boas leituras vai elevar sua autoestima, aumentar seu bom humor, sua autoconfiança e crença de autocapacidade  e sabemos que sem a crença de que aquilo que você está fazendo vai dar certo, nada, absolutamente nada vai acontecer.

Henry Ford dizia; “quer você acredite que vai conseguir ou não, você está certo”.


Portrait of happy retired caucasian woman with eyeglasses reading book at home2. CONHECIMENTO
– A leitura proporciona conhecimento e novos aprendizados e estes interferem na Neuroplasticidade.  Nosso  cérebro, esse órgão fantástico e misterioso, é primordial no processo do aprendizagem e quando nós usamos nosso cérebro de formas novas, nós criamos novos caminhos para comunicação neural.

Por mais de quatro séculos foi comum pensar que nossos cérebros se desenvolviam somente durante a infância e depois se tornava inflexível ao longo da vida adulta, dando uma falsa sustentação ao velho ditado “não se pode ensinar truques novos a um cachorro velho”. Porém, pesquisadores continuam a provar que essa teoria defasada não está correta e fornecem provas de que o cérebro humano pode se alterar através de estímulo mental, ginástica cerebral e novos aprendizados.

Mesmo depois dos 50, 60, 70 anos ou mais, o que nós aprendemos e ao que nos adaptamos ao longo da vida reorganiza nossos neurônios existentes e novas redes neurais são estabelecidas no momento da aprendizagem, bem como de que maneira os estímulos chegam ao cérebro, da forma como as memórias se consolidam, e de como temos acesso a essas informações. Portanto, a neuroplasticidade é o que nos permite aprender, memorizar e adaptar através da nossa experiência com o mundo a nossa volta.

E aí, será que consegui lhe mostrar como o hábito da leitura diária é importante?  Que tal estabelecer como meta também ler pelo menos um livro ao mês? Basta 15 minutos por dia e com certeza conseguirá “bater” sua meta e vai acrescentar os benefícios citados acima e outros mais à sua vida.

Como leio muito, certamente já li centenas de livros, tenho como hábito fazer um “resumo” daqueles que considero as melhores leituras, vou tentar até o final do ano dar uma dica de leitura semanal. Como já estamos na terceira semana, hoje mesmo vou colocar a primeira dica de um livro que recomendo, assim comentarei sobre uns 50 livros até o final de 2017, tá?

Confesso que gosto de comprar sapatos, mas amo comprar livros e tenho uma pilha imensa de livros novos esperando para ser lidos. Geralmente escolho dois ou três para ler por trimestre, dependendo da espessura dos mesmos,  porque lembre-se que é importante mensurar se está conseguindo cumprir sua meta. Neste começo de ano, optei por reler 3 livros que gostei muito: Os segredos da mente milionária, do T.Harv Eker, que já finalizei e adotei o sistema dos potes, que ele recomenda para gerenciar as finanças e também 2 livros maravilhosos do maior Coach do mundo: Anthony Robbins, são eles: Poder sem Limites e Desperte seu Gigante Interior. Os dois juntos têm quase 1000 páginas, os  li em 2013, como parte da lista do TCC de minha formação em coaching e certamente são livros que merecem ser relidos de tempos em tempos, pois são verdadeiras bíblias de ensinamentos de como assumir o controle da própria vida, ser a melhor versão de si mesma, usando o poder interior.

Então, Vamos lá? Garanto que  você deve  ter pelo menos 1 ou 2 livros que comprou ou ganhou e ainda não leu, ou talvez algum que leu e gostou tanto que queira reler, ou mesmo se não tiver condições de investir em livros no momento, hoje a coisa mais fácil que há é conseguir material gratuito na internet, têm muitos livros bons disponibilizados em PDF.

Fonte – http://bettemaria.com.br/leitura-diaria-um-habito-de-sucesso/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Leitura Diária um Hábito de Sucesso!

  1. Zé Rosa disse:

    Excelente. Duas lembranças me vieram a mente com esse post. Um dizer de minha saudosa mãe; “QUEM NÃO LÊ, MAL OUVE, MAL FALA, MAL VÊ !”. E um conselho de um dos maiores intelectuais que esse país já produziu, Darcy Ribeiro: “É bom ler dois livros simultaneamente. Você descansa de um, lendo o outro”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s