Imagem: FocusLife
Para hoje, compartilho com vocês algumas reflexões que me parecem essenciais a propósito do amplo tema Autoconhecimento e Espiritualidade, este que, sem dúvida, é um dos temas motivadores da própria existência deste blog.
Com efeito, acordei pensando na máxima chinesa que gosto muito, pois sintetiza grande sabedoria:
“Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!”
Cada vez mais, reforçado pelo que demonstram diversas pesquisas e inúmeras publicações, assim como pelos aprendizados colhidos com a prática da meditação e com a atuação na área de Coaching (de Vida, Executivo e de Negócios), aumenta a minha convicção de que cada pessoa precisa dedicar tempo e interesse no seu autoconhecimento e espiritualidade. Não tenha dúvida de que isso verdadeiramente vale a pena. Somente com essa evolução pessoal se aprimoram competências fundamentais para a vida, como os fatores que compõem a chamada Inteligência Emocional.
Ter clareza do sentido da vida, dos valores que orientam seus comportamentos e decisões, identificar as suas principais virtudes, talentos, características e também fragilidades é mandatório para viver uma vida com equilíbrio, que se mostre realizadora e consistente no tempo, seja no aspecto pessoal, seja na atuação profissional. Mais ainda, é importante ter em mente que quando a pessoa está atenta, e tem cumpridos para si mesmo esses requisitos fundamentais, consegue maior fluidez na sabedoria da serenidade (para enfrentar e superar adversidades) e, também, demonstrar uma natural – e necessária – capacidade de aceitação (para processar e ultrapassar com galhardia as perdas e “términos” que infalivelmente ocorrem durante a jornada de vida).
Assim, buscar o autoconhecimento e aprimorar-se individualmente é a base para viver com êxito, bem-estar e satisfação em sentido amplo: com os negócios, com os relacionamentos, com a saúde, com as finanças, com a utilização do tempo livre e, sobretudo, consigo mesmo. O meu recado é: não perca isso de vista e procure evoluir constantemente. Não há ponto final nessa escrita do crescimento individual. Ao contrário, asseguro que qualquer esforço e investimento nessa direção valem a pena!
E para reflexão final, deixo o pensamento impactante do escritor norte-americano Richard Bach:
“Cada pessoa, todos os episódios de sua vida, aí estão porque você aí os colocou. O que você escolhe fazer com eles, depende de você!”
Com certeza vale a pena! Estou em busca do autoconhecimento e a meditação tem me ajudado muito nesta jornada.
Legal, Gustavo. A meu ver, você vai numa boa caminhada!
Obrigado por comentar.