Desenvolver o autoconhecimento vale muito a pena. Reflita comigo!

Resultado de imagem para autoconhecimento ImagemFocusLife

Para hoje, compartilho com vocês algumas reflexões que me parecem essenciais a propósito do amplo tema Autoconhecimento e Espiritualidade, este que, sem dúvida, é um dos  temas motivadores da própria existência deste blog.

Com efeito, acordei pensando na máxima chinesa que gosto muito, pois sintetiza grande sabedoria:

“Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece!”

Cada vez mais, reforçado pelo que demonstram  diversas pesquisas e inúmeras publicações, assim como pelos aprendizados colhidos com a prática da meditação e com a atuação na área de Coaching (de Vida, Executivo e de Negócios), aumenta a minha convicção de que cada pessoa precisa dedicar tempo e interesse no seu autoconhecimento e espiritualidade. Não tenha dúvida de que isso verdadeiramente vale a pena. Somente com essa evolução pessoal se aprimoram competências fundamentais para a vida, como os fatores que compõem a chamada Inteligência Emocional.

Ter clareza do sentido da vida, dos valores que orientam seus comportamentos e decisões, identificar as suas principais virtudestalentoscaracterísticas e também  fragilidades é mandatório para viver uma vida com equilíbrio, que se mostre realizadora e consistente no tempo, seja no aspecto pessoal, seja na atuação profissional. Mais ainda, é importante ter em mente que quando a pessoa está atenta, e tem cumpridos para si mesmo esses requisitos fundamentais, consegue maior fluidez na sabedoria da serenidade (para enfrentar e superar adversidades) e, também, demonstrar uma natural – e necessária – capacidade de aceitação (para processar e ultrapassar com galhardia as perdas e “términos” que infalivelmente ocorrem durante a jornada de vida).

Assim, buscar o autoconhecimento e aprimorar-se individualmente é a base para viver com êxito, bem-estar e satisfação em sentido amplo: com os negócios, com os relacionamentos, com a saúde, com as finanças, com a utilização do tempo livre e, sobretudo, consigo mesmo. O meu recado é: não perca isso de vista e procure evoluir constantemente. Não há ponto final nessa escrita do crescimento individual. Ao contrário, asseguro que qualquer esforço e investimento nessa direção valem a pena!

E para reflexão final, deixo o pensamento impactante do escritor norte-americano Richard Bach:

“Cada pessoa, todos os episódios de sua vida, aí estão porque você aí os colocou. O que você escolhe fazer com eles, depende de você!”

Dattoli perfil social Clovis Dattoli

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante.
http://www.clovisdattoli.com.br  –  jcdattoli@dattoli.com.br
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Desenvolver o autoconhecimento vale muito a pena. Reflita comigo!

  1. Gustavo Lemos disse:

    Com certeza vale a pena! Estou em busca do autoconhecimento e a meditação tem me ajudado muito nesta jornada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s