Sugestão oportuna: 13 livros que todos deveriam ler ao longo da vida

Com a chegada do fim do ano e a temporada de compras diversas para presentear, a indicação de livros é sempre bem-vinda. Da minha parte, desde sempre tenho o hábito de dar livros de presente. Se isso é verdadeiro em qualquer época do ano, é especialmente apropriado, ao mesmo tempo elegante e econômico, dar livros neste período natalino.

Dito isso, segue como sugestão para você uma lista especial, com 13 livros que todos deveriam ler ao longo da vida, divulgada no site da Revista Galileu, a partir de indicação dos seus leitores. De fato, são publicações imperdíveis.

Leiam a seguir:  

“13 livros que todos deveriam ler ao longo da vida, segundo leitores de GALILEU

rory (Foto: Divulgação)(FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quando postamos a matéria “11 livros que todo mundo deveria ler aos 20 anos” na nossa página do Facebook, muitos leitores comentaram que deveríamos abranger mais faixas etárias. Por isso nessa sexta-feira (8) postamos uma nova pergunta: “Pessoal, quais livros vocês acham que todos deveriam ler ao longo da vida e por quê?“. Recebemos algumas respostas com indicações incríveis. Veja quais são elas:

1. O Homem que Calculava, Malba Tahan: “Indico para os não amantes de matemática, para terem outra visão da ciência dos números.” – Leandro Millis, pelo Twitter.

2. Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago: “O livro nos leva à reflexão de que, interiormente, somos seres que não conhecemo.” – Miguel, pelo Twitter.

3. O Velho e o Mar, Ernest Hemingway: “Pela mensagem emblemática, virtuosa e empírica que o texto nos joga impiedosamente na cara. A vida se reume ali.” – Odemildo Ferreira, pelo Facebook.

4. O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry: “Não importa a idade, o essencial sempre será invisível aos olhos” – Ramon Alves, pelo Facebook.

5. A Revolução dos Bichos, George Orwell: “Uma fábula moderna que nos leva a pensar sobre o poder e as tentações que o cercam.” – Luiz Guilherme, pelo Twitter.

6. Diário de Anne Frank, Anne Frank: “Mostra como podemos passar pelas maiores adversidades da vida e ainda sonhar.” – Suyanne Cavalcante, pelo Facebook.

7. O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder: “Excelente para estudar filosofia e te fazer pensar sobre as coisas.” – Lucas Costa, pelo Facebook.

8. Fernão Capelo Gaivota, Richard Bach: “Um livro que nos mostra a importância de se buscar propósitos mais nobres para a nossa existência. Semrpe almejar e fazer as coisas com perfeição, nem que seja apenas para nós mesmos.” – Luma Lopes, pelo Facebook.

9. O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, Carl Sagan: “Pode haver uma base de conhecimento ainda ignorada, sem a qual ninguém conseguirá construir o invento que se tem em mente.” – Jéssica Emmel, citando a obra de Sagan, pelo Facebook.

10. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley: “Foi uma profecia quase bíblica de como a sociedade perderia a liberdade e o direito de escolha e a privacidade através de uma ditadura altamente tecnológica.” – Rodrigo Geniale, pelo Facebook.

11. O Sol é para Todos, Harper Lee: “Uma obra ímpar que trabalha de forma peculiar, mas leve, temas de extrema relevância e que são extremamente atemporais (infelizmente) por suas questões sócio históricas, como o racismo.” – Mateus Ferreira, pelo Facebook.

12. Os Miseráveis, Victor Hugo: “Os personagens têm uma humanidade e uma força que torna toda a dor em algo maior: o amor que o ser humano deve ter. Victor Hugo trouxe a pobreza, que era um tema absolutamente novo na época. E apresentou uma humanidade acima das superficialidades e das regras absolutas que geram tantas injustiças. O temas ainda é tão atual e verdadeiro. Imperdível!” – Lê Sathie, pelo Facebook.

13. O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde: “Um dos clássicos de Oscar Wilde, com sua imensurável escrita e seus ricos personagens, com personalidades fortes de de célebres frases.” – Ana Elizabeth Machado, pelo Facebook.

Fonte – http://revistagalileu.globo.com/blogs/estante-galileu/noticia/2016/04/13-livros-que-todos-deveriam-ler-ao-longo-da-vida-segundo-leitores-de-galileu.html
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Sugestão oportuna: 13 livros que todos deveriam ler ao longo da vida

  1. Zé Rosa disse:

    Para mim o melhor desta lista é: 9. O Mundo Assombrado pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro, Carl Sagan

  2. pejulie disse:

    Dessa lista li 8 yesss uhahhua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s