SOPROS & SOPROS – Sobre a crônica e a vida!

Resultado de imagem para crônica

Imagem:Brasil Escola – Uol

A pretexto do clima de festejos natalinos, reproduzo a crônica inteligente SOPROS & SOPROS, da escritora Gracia Cantanhede, com bela reflexão sobre a chegada de mais um fim de ano, sobre a crônica, sobre os sonhos, sobre a vida…

A crônica foi publicada hoje no Facebook, no grupo Poetas Amigos, do qual participo. Leiam a seguir:

“SOPROS & SOPROS

Falta espaço na minha agenda do mês de dezembro: são compras a fazer, confraternizações, idas aos Correios para enviar donativos, idas ao mercado para procurar castanhas portuguesas, (as minhas preferidas entre todas as guloseimas natalinas) e visitas aos shoppings para escolher presentes de amigos secretos, além dos afazeres do dia a dia, o que não é pouca coisa.
A correria para dar conta de tantos compromissos, confesso, cansa, mas é um cansaço bom, diferente das tantas responsabilidades do ano inteiro.
Ideias para crônicas e contos não faltam, pululum como os ramos verdes, nesta época de chuvas.
Como fazer para guardar aquele sopro do Espírito Santo? Ideias uma vez acesas, mas impossíveis de serem colocadas no papel, em virtude da falta de tempo, costumam evaporar. Eis o dilema.
Perder a inspiração, negar vida ao assunto que bate às portas de manhã, sabendo que vai passar, e pode ser que não volte, e se perderá à tarde ou à noite, às vezes, para sempre? Drama do cronista.
Rubem Braga dizia que a crônica é “o imprudente ofício de viver em voz alta”.
Costumo deixar a prudência de lado e dividir com o mundo minhas surpresas, mazelas, sonhos, tão iguais aos seus.
Ao escrever sobre o que vejo ou sinto, experimento ou repilo, gosto ou desejo, qualquer coisa provocativa, ousada, bem-humorada, a felicidade se instala como prêmio exibido na prateleira, troféu de escrivinhador, de quem gosta do ofício de colocar óleo nos pequenos percalços, enfeitar as paisagens da cidade, cansadas de serem vistas sempre iguais, nos trajetos.
Uma psicanalista afirma que lendo um poema ou uma crônica não vamos ficar mais bem-amados, mais ricos, mais belos ou criativos, mas podemos sentir o despertar de melodias esquecidas na alma. E já é muito.
O mês de dezembro está quase acabando, a inspiração vem para me lembrar dos meus antigos natais, dos que se foram, mas continuam aqui, porque me ensinaram a festejar as datas importantes para a humanidade.
Somos o que pensamos e lemos, mas somos também um álbum de recordações, repleto de fotografias do ontem, de gente que nos fez bem, nos deu a fé e a esperança para renovar, a cada final de ano, nosso baú de boas intenções, de planos, de roteiros.
A vida é como crônica da nossa história de cada dia, porque não somos o mesmo para sempre. Somos o que sonhamos. E a crônica ajuda a sonhar. Só não vale deixar de ler.
Feliz Natal para você.
graciacantanhede

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SOPROS & SOPROS – Sobre a crônica e a vida!

  1. Sandra Fayad disse:

    Muita bao essa reflexão da Gracia Catanhede. Ela tem nos premiado com textos maravilhosos no Grupo Poetas Amigos.

  2. Sandra Fayad disse:

    “Muito bom…”. (que isso???)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s