Sem a música não existiria vida!

Resultado de imagem para musica inspiração
Imagem – Isso Inspira

Falando de arte, e mais precisamente de música, trago também neste sábado a excelente crônica Sem a música não existiria vida, do conterrâneo e amigo Sérgio Belleza, publicada ontem no jornal Correio da Bahia.

Consigo compreender plenamente o sentimento descrito por Sérgio a respeito da música e da sua importância para cada um de nós, sua magia e significados. Como ele, não me imagino sem a música. É uma relação de dependência impressionante, fundamental, vital!

Convido-os a ler o texto a seguir:

“Sérgio Belleza: sem a música não existiria vida!

A música é a forma mais pura e harmoniosa que Deus encontrou nos sons e silêncio da natureza para criar a mais bela arte do universo! A música é capaz de transformar o tempo, o raciocínio, a lógica, a vida!…

Provavelmente, a história da música confunde-se com a própria história da inteligência evolutiva, da cultura do ser humano. Um sábio disse que dentre todas as “artes”, a música é considerada a arte da representação, por ser sublime, porque ela é a arte do espetáculo, do soberano!

A música é cultura, educação, emoção, é humana, faz parte da vida. Não existe lugar no mundo, civilização, comunidade que não possua algum tipo de manifestação musical. Penetre nos cafundós do Amazonas, Deserto do Saara, no infinito do universo e encontrará algum tipo de som. O ser humano não sobrevive sem o som musical!

Como seria a festa sem música, o cinema sem o fundo musical? Como seria a vida sem Roberto e sua turma nas jovens tardes de domingo? João não teria Tom porque a Bossa Nova não existiria! Caetano, Gal não seriam tropicalistas, como também não teríamos o Samba do Zeca, o Axé de Ivete, de Brown, o Sertanejo de Zezé, o Pagode do Harmonia. Como seria a vida sem as recordações do Rock de Elvis, dos Beatles e do Reggae de Marley? As composições inesquecíveis de Beethoven, Bach, Chopin, Mozart, certamente que sem a música não existiria a vida e se, por acaso, ela insistisse, seria um erro, porque até as árvores, plantas, flores morreriam!, e o mundo seria árido, só areia, pedras, rochas e poeiras!

A música por pior que possa parecer ao ouvido de alguém, na verdade, ela produz todos os sentimentos de reflexão, de afeto por alguma coisa, sobretudo, amor por alguém. A sabedoria lembra que as matas seriam muito silenciosas se só cantassem os pássaros de cantos mais bonitos, por isso, é fácil compreender que todos os tipos de música têm o seu valor!

Desde pequeno, durmo, acordo, ando, em casa, no carro, bar, festa, onde quer que eu esteja, a música me acompanha. Ela é absoluta aos ouvidos! A música alivia a minha alma, faz-me relembrar, sorrir, chorar, dançar, até cantar. Afloram sentimentos que estimulam a minha energia e confundem meu coração. Motiva-me à festa e eleva o meu raciocínio. A música penetra no âmago da minha alma, devorando-me, numa linguagem que, às vezes, a razão não compreende!…

O poeta diz que na música o próprio silêncio tem ritmo, que a cor é a música dos olhos, e quando o artista usa a pintura para transformar o espaço em tempo, a música transforma o tempo em espaço, por isso ela é o alimento do amor, e o amor é a razão da vida. Shakespeare, no momento de esplêndida sabedoria, disse que o homem que não possui a música em si mesmo, que não se emociona com a suave harmonia dos sons, está maduro para a traição, o roubo, a perfídia. Sua inteligência é morna como a noite, suas aspirações sóbrias como o erebo, por isso desconfia de tal homem! E Anton Tchekhov disse que “a música e o vinho sempre foram para ele um magnífico saca-rolha”. Eu, como amante dos dois, afirmo que não existe junção melhor para aliviar ou arrasar mágoas de amor do que vinho e música.

Não posso imaginar a vida sem música!

* Sérgio Belleza é administrador, empresário, consultor e autor dos livros, Caminhado com Walkyria e Ascensão e Queda de um Império Econômico. “

Fontehttp://www.correio24horas.com.br/detalhe/artigo/noticia/sergio-belleza-sem-a-musica-nao-existiria-vida/?cHash=9e68750de5ba1bb3836c63c19b3e8e60
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Poesia, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Sem a música não existiria vida!

  1. Lucia Laborda disse:

    Acho que a musica enleva o espírito, traz alegria, sensualidade, euforia… Depende do momento.
    Concordo com ele, quando fala do silêncio; ele tem harmonia, melodia; mas precisamos estar conectados com a natureza e conosco mesmos, para sentir e ouvir.

  2. Sandra Fayad disse:

    Todos os dias na minha porta há música. tento entender o que estão cantando (ou falando) esses pássaros que se comunicar sonoramente em um ritmo tão especial. Penso que a música, da mais singela a mais sofisticada, da mais natural a mais bem produzida é um alimento indispensável à vida. É ela que traz um pouco de equilíbrio ao mundo.

    • Sandra Fayad disse:

      Todos os dias na minha porta há música. Tento entender o que estão cantando (ou falando) esses pássaros que se comunicam sonoramente em um ritmo tão especial. Penso que a música, da mais singela a mais sofisticada, da mais natural a mais bem produzida é um alimento indispensável à vida. É ela que traz um pouco de equilíbrio ao mundo.( texto refeito)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s