Treino físico de sete minutos é recomendado por cientistas e dispensa equipamentos

Um método revolucionário e sem despesas para você entrar em forma – Reproduzo matéria inteligente e de grande utilidade, publicada no site eCycle, a respeito de método para a prática de exercícios físicos, chamado de “circuito de alta intensidade”, que você pode fazer em casa, em poucos minutos e sem a necessidade de utilizar qualquer equipamento. Está aí a chance de ficar em forma, cuidar da sua saúde e economizar com academias de ginástica.

Ao final, veja vídeo que mostra como fazer cada um dos doze exercícios recomendados.

Bons treinos!

“Treino físico de sete minutos é recomendado por cientistas e dispensa equipamentos

Circuito de exercícios pode ser feito em qualquer lugar e utiliza peso corporal, cadeira e parede

Treino                                Imagem: Lifehack / reprodução YouTube

Você sabe da importância de se exercitar regularmente, mas a rotina puxada não permite? Uma alternativa possível é o treino que você confere logo abaixo. Além de fazer bem para o corpo, ele não exige grandes equipamentos de academia que podem gastar quantidades significativas de energia elétrica; até acessórios, como halteres e cordas, são deixados de lado. E ele é bem prático: pode ser feito em casa e você só vai precisar de uma cadeira, de uma parede e de alguns minutos para realizá-lo.

Que treino é esse?

A prática virou febre após a publicação de um artigo do American College of Sports Medicine’s Health & Fitness Journal, que  mostrou 12 exercícios rápidos que utilizam apenas o peso corporal, uma cadeira e uma parede. Segundo seus idealizadores, Chris Jordan e Brett Klika, o treino, conhecido como circuito de alta intensidade (high intensity circuit training, em inglês), possui todos os benefícios de uma série de exercícios de prolongação normal, mas é realizada em menos tempo.

No programa feito por Jordan e Klika, cada tipo de exercício deve durar 30 segundos, com tempo de recuperação de dez segundos entre as séries. No entanto, a recuperação também ocorre durante os exercícios. Como assim? Bem, o circuito foi feito para que haja uma alternância entre músculos das partes superior e inferior do corpo, dando um tempo para eles descansarem enquanto você se exercita. Isso faz com que seja importante que a ordem dos exercícios seja seguida.

Dicas importantes

  1. Entender um pouco de técnicas e poses em exercícios como estes é importante, já que o circuito de exercícios é conhecido por ser desconfortável. Não recomendado para idosos, obesos, hipertensos ou pessoas com más condições cardíacas.
  2. Para chegar à marca de sete minutos, muitos atletas tentam fazer o exercício da forma mais rápida possível. Isso é perigoso e pode gerar ferimentos e fraturas. Faça o exercício no seu próprio tempo, não haverá progresso se você fizer rápido e de forma errada.
  3. Desde a publicação do estudo, muitos questionam se o exercício funciona de verdade ou se é outra lenda sobre emagrecimento fácil. Especialistas dizem que por mais que o lema “qualquer exercício é melhor que nenhum” seja, de certa forma, verdadeiro, o exercício sozinho não irá transformar seu corpo. Ele irá aumentar a mobilidade e a resistência cardiovascular, pode ajudar no emagrecimento, mas é recomendado que seja usado como complemento de outro treino (por ele ser considerado bom para a capacidade cardiopulmonar, pode diminuir o uso da esteira!) ou que seja feito duas vezes seguidas.
  4. Lembre-se que antes de iniciar exercícios físicos é preciso consultar médicos especializados para que eles possam acompanhar seu processo.

O treino

TreinoImagem: Coolmaterial.com

Ele é feito por uma sequência de 12 exercícios de 30 segundos e de 11 pausas de 10 segundos (a imagem acima descreve a sequência):

Exercício 1:

  • 30 segundos de polichinelo
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 2:

  • 30 segundos de agachamento-parede (clique aqui e entenda como fazer)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 3:

  • 30 segundos de flexões de braço
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 4:

  • 30 segundos de abdominais
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 5:

  • 30 segundos de step com uma cadeira (suba e desça da cadeira, alternando as pernas com as quais se dá o impulso)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 6:

  • 30 segundos de agachamento
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 7:

  • 30 segundos de exercício de tríceps com cadeira (entenda aqui como fazer)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 8:

  • 30 segundos de exercício de prancha (veja aqui como fazer)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 9:

  • 30 segundos de corrida no lugar (flexione para o alto os braços e pernas de forma alternada, como se estivesse correndo no mesmo lugar)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 10:

  • 30 segundos de agachamento afundo (veja aqui como fazer)
  • Pausa de 10 segundos

Exercício 11:

  • flexão com rotação lateral (veja aqui como fazer)
  • Pausa de 10 segundos

Execício 12:

  • exercício de prancha lateral (veja aqui como fazer)

A rotina de exercícios ficou tão famosa que diferentes aplicativos foram criados para ajudar os usuários a praticá-las, além de vídeos explicativos como este aqui. 

Fonte: New York Times ”

Publicado em – http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/3799-treino-fisico-de-sete-minutos-e-recomendado-por-cientistas-e-dispensa-equipamentos-veja-como-fazer.html?lb=no&utm_source=eCycle&utm_campaign=acdb274971-Newsletter_282_18_11_2016&utm_medium=email&utm_term=0_ca1df616f8-acdb274971-151144145&mc_cid=acdb274971&mc_eid=ca58457f1c
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Treino físico de sete minutos é recomendado por cientistas e dispensa equipamentos

  1. Nelson Rodrigues disse:

    Muito bom. Pena que não é recomendado para idosos.

  2. JCDattoli disse:

    Isso é relativo, caro Nelson. Apesar de não estar dito na publicação, acredito que vai depender da situação física de cada pessoa. Eu, que já passei dos 60, não vejo qualquer impedimento, apesar de saber que o ritmo é intenso nos 7 minutos estimados de exercício. Pretendo adotar esse método em breve, assim que puder voltar às atividades físicas. Vamos trocar figurinhas após o início da prática.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s