Existe um limite para a longevidade humana?

O tema longevidade está na ordem do dia, mais do que nunca!

Não por acaso tenho publicado aqui, com boa frequência, diversas matérias a esse respeito, trazendo informações, novas descobertas da ciência e opiniões, das quais enfatizo a impactante palestra “O declínio da Morte – Imortalidade num futuro próximo?”, do Dr. Laurent Alexandre, feita para o TED Talk, que divulguei em 23 de dezembro de 2014 – https://obemviver.blog.br/2014/12/23/video-com-palestra-ted-sobre-o-avanco-da-longevidade-surpreendente-impactante-sensacional/.

Para hoje, selecionei o rico artigo “Estudo afirma que a longevidade humana está limitada aos 122 anos”, publicado no site GIZMODO Brasil, com mais resultados de estudos científicos sobre expectativa de vida e longevidade De um lado, mostra a opinião de pesquisadores que asseguram haver um limite máximo para a existência humana, e que este já estaria dado. De outro, contudo, em linha mais consentânea com aquela defendida pelo médico Dr. Laurent Alexandre, alguns cientistas discordam da tese de que exista um limite natural de longevidade.

Independentemente do natural interesse do público mais maduro por esse assunto, entendo que a publicação deveria despertar também a atenção dos mais jovens, dada a convicção de que o prêmio da velhice – com qualidade de vida – é reservado em especial para quem procurou incorporar bons e continuados hábitos ao modo de viver, desde a juventude, dando atenção para fatores básicos e essenciais como saúde, alimentação e atividade física regular.

Recomendo a leitura do texto, a seguir:

“Estudo afirma que a longevidade humana está limitada aos 122 anos

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Existe um limite para a longevidade humana?

  1. Jarbas Santos disse:

    Os cientistas precisam parar de ver as doenças como um mal a ser evitado ou como um inimigo a ser vencido. Esta é uma concepção humana, demasiado humana, como diria Nietzsche. O combate incessante à morte e o aumento contínuo da longevidade elevaram a população humana ao absurdo número de mais de 7 bilhões de pessoas. Está na hora de parar com esta tolice e deixar as pessoas morrerem em paz. Não há mais sentido em continuar buscando a imortalidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s