A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PLENA PARA O NOSSO BEM VIVER

Resultado de imagem para saúde plena sites.uai.com.br

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PLENA PARA O NOSSO BEM VIVER*

Quero refletir hoje sobre a importância da saúde para que cada indivíduo possa sentir-se bem e em condições de agir física e intelectualmente, em todos os sentidos, de realizar projetos e sonhos e, assim, poder vivenciar momentos de realização e felicidade com muito mais frequência e intensidade.

Isso é válido para todos os estágios da vida, mas a partir da meia-idade somos muito mais dependentes da nossa condição de saúde, sem a qual podemos ter seriamente comprometida a fase da senioridade, do pós-emprego, da aposentadoria e do tempo (mais) livre.

Tenho argumentado frequentemente, tanto em palestras quanto em processos individuais de planejamento de vida, de carreira e de aposentadoria, que o estado de boa saúde é condição essencial para uma vida ativa, plena, com qualidade e realizadora. Sem essa condição, todos os demais fatores e variáveis da vida perdem força e sentido, entre os quais destaco: ganhar e gastar o dinheiro que foi acumulado; aproveitar parte do tempo com viagens, práticas de exercícios físicos e atividades recreativas, por exemplo; viver mais intensamente os relacionamentos (amorosos, familiares, sociais, profissionais); explorar novas possibilidades profissionais (aqui pode ser considerado o “sonho de consumo” de muita gente, que é ser empreendedor – ter um negócio próprio); trabalhar talentos, habilidades e realizar projetos que vinham sendo adiados; buscar/incorporar novos conhecimentos e habilidades; atuar em ações voluntárias.

Agora, é fundamental ter clareza sobre a real dimensão do que é saúde. O conceito aqui é o de saúde plena (ou integral), que compreende o funcionamento do físico, da mente e do espírito. Sabemos que a saúde do corpo depende em grande medida de como estamos de cabeça, de como andam os nossos sentimentos e de como enxergamos o mundo. Está mais do que evidenciado que a saúde depende, literalmente, do equilíbrio, da harmonia que deve existir entre esses fatores.

A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) considera, já há algum tempo, que a saúde envolve o bem estar físico, psicológico e social, não podendo ser considerada apenas a ausência de doenças.

Com efeito, transcrevo trecho do livro O MÉDICO JESUS, de José Carlos De Lucca, páginas 121/122:

“Ter saúde não significa apenas não apresentar alguma doença. Saúde é um bem-estar físico que se associa a um bem-estar emocional, mental e espiritual. Por isso, alguém pode não sentir dor alguma e mesmo assim estar doente se, por exemplo, vive constantemente irritado.

De que adiante apenas estar com o colesterol em ordem se o mau-humor é constante em nosso proceder?

Não nos preocupemos apenas com a taxa do açúcar no sangue, vejamos também nossa taxa de doçura com as pessoas.

Acautelemo-nos contra o perigo do entupimento das artérias, mas não endureçamos o coração no trato com o próximo.

Cuidemos da dentição, mas não nos esqueçamos de sorrir para a vida a fim de que a saúde também possa sorrir para nós.

Pratiquemos exercícios para ter um bom aspecto físico, contudo não nos esqueçamos de também exercitar a beleza interior.”

O propósito desta reflexão de hoje, portanto, é alertá-lo para não descuidar deste patrimônio pessoal que é muito precioso: a sua saúde. E é importante ter consciência de que boa condição de saúde é resultado de um acumulado de hábitos integrais saudáveis adotados ao longo do tempo. Isso significa que, quanto maior for o cuidado que dediquemos ao nosso corpo, mente e espírito, mais consistente será a nossa condição de saúde para desfrutar um envelhecimento prolongado e com qualidade, o que pressupõe, ainda, ter capacidade de demonstrar respostas mais rápidas e plena recuperação em situações especiais, como traumas físicos e emocionais, cirurgias e outras circunstâncias que certamente surgirão ao longo da nossa jornada.

Assim, não perca a sua saúde de vista. Esse é o zelo pessoal que sempre valerá a pena. Portanto, a bola é sua!

 

Dattoli perfil social *Clovis Dattoli

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante.

http://www.clovisdattoli.com.br  –  http://obemviver.blog.br jcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PLENA PARA O NOSSO BEM VIVER

  1. Luiz Ribeiro de Andrade disse:

    É isso DATTOLI o ser humano é uma máquina composta de sistemas que trabalham de forma integrada, quando um deles se desequilibra o todo sofrerá.
    A responsabilidade pela manutenção e conservação da máquina é de cada um de nós.
    Valeu pelo chamamento!
    Luuz Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s