Autoconhecimento – um texto primoroso!

Reproduzo o primoroso texto Autoconhecimento, de autoria desconhecida, que vi publicado no blog ZÉducando.

Leiam, confiram que riqueza literária e quem sabe não lhes surjam bons insights:

Rosa-Vermelha

“Autoconhecimento

Muito prazer, sou Andréa. Tenho 43 anos, sou sagitariana, filha, mãe. Adoro livros, música clássica, ficção científica, aprender coisas novas como desenho, patchwork, costura, etc. Alguns já me falaram que sou uma artista, mas na verdade sou uma eterna estudante, o verbo que me define é o aprender.

É isso que sou? Não, ainda não. Sou extremamente sensível. Não assisto televisão, pois me entristeço com o mundo. Uma palavra me atinge, a falta de um olhar ou de um sorriso. Sinto mais do que sei. Mas fico feliz com um pássaro voando, um cachorro abanando o rabo, com um suspiro. Sou o que sinto.

É isso que sou? Não, ainda não. Para mim, ajudar, compreender, perdoar são como uma obrigação, mais que isso, como parte da vida, do respirar. Aprender para ensinar, receber para dar. É como um círculo que precisa sempre girar. Amar para ser amado. Sou o que doo.

É isso que sou? Não, ainda não. Eu pergunto ao mar. Abraço o vento. Me preencho com o sol, mas sei que falta algo. Sei que ainda tenho um longo caminho a andar. Isso tudo são reações em resposta a de onde eu vim, a tudo que eu vivi, a tudo que se passa a minha volta.

Então me volto para mim mesma. Quem sou eu? E percebo que meu ser está em movimento. Que sou mais do que fui ontem e serei muito mais amanhã. Além do conhecer, tenho que me aceitar. Com meus defeitos, minhas limitações, meus preconceitos. Não um aceitar passivo, mas um aceitar perdão. Um aceitar que significa: trabalhe para melhorar, para mudar, para aprender. Sem ser muito dura comigo mesma, sabendo que o caminho é infinito, que estou só começando. Então entendo que o verbo SER é um verbo sem presente, que vem do passado, mas só existe no futuro. É isso que sou? Não, ainda não.

(Anônimo)

Publicado em – https://joserosafilho.wordpress.com/2016/09/08/autoconhecimento/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Poesia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Autoconhecimento – um texto primoroso!

  1. Que show! Encantadora.Quem será? Dá uma vontade enorme de conhecer essa pessoa.

  2. Belo texto e bela lição de vida! A verdade é que nunca podemos nos considerar prontos e detentores da razão e do saber. A vida é um eterno aprendizado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s