Medalhista ISAQUIAS QUEIROZ – Uma bela história de vida e superações!

www.meionorte.com

Com o desenrolar dos jogos Olímpicos que estão ocorrendo aqui no Brasil, sinto-me crescentemente envolvido. Nesse embalo, pretendo fazer algumas postagens sobre esse espetacular acontecimento esportivo, dando ênfase, contudo, para aspectos da vida de alguns dos nossos atletas vencedores. Esse conhecimento, a meu ver, tornará ainda mais valorosas as medalhes por eles conquistadas.

Quero me referir aos exemplos de superação que alguns dos atletas nos passam, o esforço e até mesmo o sacrifício que demonstram para competir e chegar ao sucesso e ao merecido reconhecimento. A realidade é que muitos dos nossos vencedores são oriundos de ambientes de grande carência, de famílias com muita limitação financeira, social e educacional. Vivenciaram, em suma, uma infância absolutamente desassistida, com riscos das mais diversas naturezas. Mas, a despeito de tudo isso, decidiram que seriam diferentes, encontraram algum esporte para seguir e, bastante determinados,  disseram não para o fracasso, para o lamento, para a acomodação. Ao contrário, tiveram clareza de que o tão almejado sucesso viria como resultado de vontade, disciplina, talento e muita dedicação, pois, no fundo, buscavam fazer a alegria da sua família, da sua comunidade e do seu país. 

É isso que vimos, por exemplo, com a conquista da medalha de Ouro pela judoca Rafaela Silva, moradora da conhecida favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, cuja trajetória de vida é marcada por inúmeros desafios e obstáculos sucessivamente superados!

Um outro exemplo, que dou foco neste post, diz respeito à conquista da Medalha de Prata pelo baiano Isaquias Queiroz, hoje pela manhã, na competição de canoagem. Esse canoísta, hoje atleta de ponta já premiado internacionalmente, vem de Ubaitaba, pequena cidade do interior da Bahia, de família completamente carente e cheia de filhos. Tem apenas um rim, pois o outro foi perdido em decorrência de acidente automobilístico anos atrás. Nada disso lhe imobilizou e tirou o seu sonho de fazer a diferença. A força, a alegria, e a determinação que ele passa são contagiantes. Com impressionante dedicação aos treinos, Isaquias tem obtido vitórias consecutivas e essa Medalha de Prata é resultado natural disso. Registre-se que na competição de hoje já poderia ter obtido a medalha de Ouro. Faltou muito pouco. De toda forma, ele ainda tem mais duas disputas nessas Olimpíadas e poderá obter mais medalhas, sem dúvida.

Conheçam mais sobre Isaquias, assistindo à excelente reportagem exibida pelo canal de TV ESPN, em maio passado, com boa síntese a respeito da vida e da trajetória desse brilhante atleta, na expectativa de que o seu exemplo inspire e traga verdadeira motivação para os nossos jovens e, com isso, tenhamos muito mais medalhistas nas futuras competições esportivas.

Confiram o vídeo a seguir:

http://espn.uol.com.br/video/597860_com-um-rim-a-menos-isaquias-queiroz-se-supera-para-tentar-ouro-na-canoagem-em-2016

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Medalhista ISAQUIAS QUEIROZ – Uma bela história de vida e superações!

  1. Sandra Fayad disse:

    A força de quem possui uma limitação ou necessidade vem do espírito competidor, às vezes consigo mesmo, às vezes em relação ao mundo que o cerca. E é maior do que todas as outras forças. O Isaquias superou todos os obstáculos. Venceu o medo e a limitação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s