Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 4

Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 4

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Volto hoje com a série de dicas, iniciada no dia 21 de julho, que venho divulgando semanalmente.

Se você não leu as publicações anteriores (partes 1, 2 e 3), acesse os links abaixo e fique atualizado/a:

https://obemviver.blog.br/2016/07/21/dicas-de-atitudes-para-voce-se-destacar-e-ter-sucesso-no-trabalho-parte-1/

https://obemviver.blog.br/2016/07/27/dicas-de-atitudes-para-voce-se-destacar-e-ter-sucesso-no-trabalho-parte-2/

https://obemviver.blog.br/2016/08/04/dicas-de-atitudes-para-voce-se-destacar-e-ter-sucesso-no-trabalho-parte-3/

Vamos a mais uma dica especial que preparei para você. Vou falar sobre um tipo de atitude, a “arte de elogiar”, que fará você angariar simpatias cada vez mais. Adicionada às outras competências tratadas nesta série, você passa a dispor de um conjunto de atributos que facilitarão sobremaneira o seu êxito profissional.

Boa leitura e bom proveito!

Seja craque em elogiar

Não perca a oportunidade de elogiar seu colega/amigo pelas virtudes pessoais, pelo trabalho bem feito que realizou, pelo resultado alcançado… Essa atitude, que também é chamada de “validação”, demonstra que você valoriza o outro, que sabe incentivar e, ainda, que não está fechado em si mesmo, nos seus próprios interesses. Essa é uma atitude nobre, de pessoas grandiosas, que ao ser praticada eleva a autoestima do outro imediatamente.

Por que é importante elogiar outra pessoa?

  1. Todas as pessoas são inseguras em alguma medida. Naturalmente, temos uma necessidade, ou dependência, de ouvir, ou saber o que o outro pensa a nosso respeito. Se no lado pessoal temos, intimamente, a necessidade de ouvir que estamos bem, com visual agradável, bonito, disposto etc., no ambiente profissional ter o elogio de alguém, por palavras ou gestos, é também importante. Aliás, é aí que essa atitude ganha maior valor, pois estamos falando de um tipo de comportamento – elegante e caloroso – praticada no ambiente de trabalho. Portanto, é reconfortante e agradável dar feedback dessa natureza em relação ao trabalho produzido pelo colega (aqui estamos falando do mérito, da qualidade, do prazo etc.), ou ainda em relação à maneira como se comunicou, se posicionou/agiu, entre tantas outras possibilidades;
  2. Por consequência, necessitamos de segurança. Acontece que para nos sentirmos seguros, pra valer, precisamos saber de outras pessoas. Ou seja, essa variável é externa, não depende só de nós. Depende sobretudo dos outros, por mais atentos e intuitivos que sejamos;
  3. Disse na semana passada que, em essência, as pessoas querem atenção. E a atitude de elogiar, de validar, é exatamente uma demonstração explícita de atenção para com o outro;
  4. Além do mais, o elogio tem o poder de elevar a autoestima da outra pessoa. Logo, é uma atitude positiva que, figurativamente, funciona como injeção na veia. E acredite: ao elogiar, você fará bem ao outro, mas também a você mesmo. Não custa lembrar da natural “lei da reciprocidade”, que tanto tenho falado por aqui. 

Curioso é que, de pronto, somos levados a pensar que o mais adequado é fazer o elogio em momentos positivos, mais descontraídos, até mesmo de confraternização. Entretanto, é também muito recomendável, talvez até mais importante, elogiar quando o seu colega/amigo está desanimado, triste ou desapontado com alguma coisa. A sua atitude, ao louvar aquela pessoa, fará com que ela se sinta melhor instantaneamente, recobre o ânimo (a autoestima), e até se dê conta de aspectos positivos que podem ter ficado em plano secundário. O que você faz com um elogio, ainda que singelo, é contribuir para que a atenção mental da outra pessoa passe do negativo para o positivo. Infelizmente, por uma tendência instintiva, motivada por diversas circunstâncias externas, somos muito tentados a prestar atenção nas coisas menos valorosas.

Em resumo, a dica aqui é: desenvolva constantemente a sua habilidade de elogiar, de reconhecer, de enaltecer as pessoas. Os cuidados que você deve ter, com essa atitude, são demonstrar autenticidade, que significa não ser falso na sua manifestação, e muito menos ser inoportuno. Assim agindo, você será visto como um profissional humano, atencioso e que valoriza os outros. Ponto pra você!

Por hoje é só. Nos vemos por aqui.

Torço pelo seu sucesso!

Dattoli perfil social Clovis Dattoli

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante.

http://www.clovisdattoli.com.br  –  jcdattoli@dattoli.com.br

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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 4

  1. Ailton A Santos disse:

    Beleza. Vou compartilhar com a equipe.

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