Quanto mais você lê, mais você vive, sugere pesquisa

 

Imagem: noticias.universia.com.br

É com muita satisfação que faço esta postagem hoje. Já publiquei aqui vários pensamentos e diversas matérias sobre a importância da leitura, por inúmeras razões. Esta de hoje, falando de pesquisa científica que correlaciona maior longevidade com o hábito regular de leitura, é especial.

Tomara que essa notícia contribua para estimular em muita gente, mais e mais, o gosto pela leitura, o que será positivo em termos de instrução, de cultura e até mesmo de cidadania. É alentador!

Confiram a matéria a seguir, divulgada no portal da Revista Galileu:

“Quanto mais você lê, mais você vive, sugere pesquisa

05/08/2016 – 15H08/ ATUALIZADO 15H0808 / POR BRUNO VAIANO*

 (Foto: Ferdinand Svehla/Creative Commons)
F0TO: FERDINAND SVEHLA/CREATIVE COMMONS) WAY TO GO!

edição brasileira do clássico A Montanha Mágica, do alemão Thomas Mann, tem 1045 páginas. Se deu dor nas costas só de pensar em levar o catatau por aí no ônibus, saiba que, no final, o peso do conhecimento compensa. Ler te dá, em média, dois anos de vida a mais que quem passa reto pelas prateleiras, é o que revela um estudo feito por Avni Bavishi, Martin D. Slade e Becca R. Levy, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

No estudo, os pesquisadores explicam que o fenômeno acontece independente de qualquer variável. Questões de gênero, renda, educação e saúde foram todas levadas em consideração, e nenhuma alterou o resultado final. Há um detalhe, porém: só livros exerceram a influência benéfica sobre o organismo. Jornais e revistas não são tão eficientes.

Ninguém sabe, ainda, o motivo de isso acontecer. Foi analisada uma amostra de representatividade nacional com 3635 participantes. Os hábitos de leitura estavam em uma base de dados maior com informações completas sobre a saúde e rotina dos participantes. O tempo dedicado aos livros é proporcional à longevidade: ler no mínimo meia hora por dia deu aos participantes 17% menos chances de morrer nos primeiros doze anos de acompanhamentocientífico, passar mais tempo do que isso nas páginas garantiu 23% de vantagem.

Uma ótima explicação para o título de “imortal” conferido aos membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) e para o fato de que o maior crítico literário do Brasil, Antônio Cândido, aos 98 anos, ainda comparece à Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

*Com supervisão de Isabela Moreira

Publicado em – http://revistagalileu.globo.com/blogs/noticia/2016/08/quanto-mais-voce-le-mais-voce-vive-sugere-pesquisa.html
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Saúde. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Quanto mais você lê, mais você vive, sugere pesquisa

  1. Sandra Fayad disse:

    Convivi recentemente, durante uma semana, com um grupo de 18 pessoas das classes A/B ( classificação por poder aquisitivo), com o mesmo propósito ( melhorar a condição física). Levei 3 livros para minha leitura e um exemplar de cada um dos meus livros, para disponibilizar aos participantes do Grupo, deixando-os sobre uma mesa durante toda a minha permanência. Somente uma pessoa (SC) os manuseou e leu um dos meus livros, e um casal de italianos fez questão que autografasse o livro Los Viajes de Oliva para sua filha. As demais pessoas nem se interessaram e também não foram vistas lendo qualquer outra publicação.
    A pesquisa mostra que mais importante do que ler é LER LIVROS. Neste contexto, precisamos melhorar muito no Brasil. A reportagem oferece um bom argumento para isto.

    • JOSÉ CLOVIS B. DATTOLI disse:

      Isso mesmo, Sandra. Essa é uma transformação cultural que precisamos assistir e empreender em nosso país. Mas, seguramente, a matéria representa um bom reforço!
      Obrigado por comentar e por compartilhar!

  2. Um problema que vejo como comprometedor e nocivo à leitura dos livros, em especial dos bons livros que enriquecem a literatura brasileira, se dá pelo fenômeno da inversão dos valores culturais, como se tem a comprová-lo, dentre outras evidências, a preferência da leitura das revistas fúteis, que compõem as Bancas de Revistas país afora, em detrimento da leitura de obras que enriquecem tanto o saber, quanto nossa saúde, pela influência benéfica sobre o organismo.

    • JCDattoli disse:

      É uma longa jornada, meu caro Landim. Por isso não perco a oportunidade de divulgar matérias que incentivem o hábito da boa leitura. E você tem tido papel de destaque, como escritor e articulista.
      Abração.

  3. JOSÉ CLOVIS B. DATTOLI disse:

    Obrigado, grande Zé, pelo registro!
    Abraço.

  4. Pingback: Quanto mais você lê, mais você vive, sugere pesquisa | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s