Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia

Divulgo espetacular iniciativa ocorrida ano passado na Índia, no estado de Uttar Pradesh (o mais populoso daquele país), para plantar mais árvores em um só dia, como esforço coletivo para ampliar sua área de florestas e contribuir, efetivamente, para o meio ambiente. O resultado alcançado, ao que parece, foi a quebra de recorde no Guinness World Records. Mas é claro que todos agradecemos por essa meritória ação!

Confiram na matéria a seguir, publicada no último dia 17 pelo site Catraca Livre. Vamos esperar que esse fato inspire outros povos e comunidades pelos vários cantos do mundo.

“Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia

por Rede Catraca
Postado em 17/07/2016 às 13:27
Se você ler o Guinness World Records, vai encontrar a mais variada gama de recordes que são quebrados no mundo. Poucos são tão nobres, no entanto, quanto o recorde que o estado indiano Uttar Pradesh almeja quebrar: plantar mais árvores por dia. É isso mesmo: a Índia se envolveu em uma maratona de plantio de árvores que durou 24 horas recentemente.
DivulgaçãoAlém de quebrar o recorde de mais árvores plantadas em um só dia, indianos esperam ajudar o país em seus esforços para aumentar a área de florestas

O recorde anterior foi de 847.275 árvores plantadas em um dia Paquistão em 2013. Para superar a marca, mais de 800 mil pessoas arregaçaram as mangas e partiram para a ação na terra. É como se toda a população do estado do Acre ou da cidade de Campo Grande (MS) se juntasse para plantar mudas. Uttar Pradesh é o estado mais populoso da Índia e, ainda, o mais populoso do mundo, com 200 milhões de habitantes estimados em 2010.

Em 2015, Uttar Pradesh entrou no Guinness World Records por uma causa parecida: a maior distribuição de mudas ao doar mais de um milhão de árvores, que foram plantadas em 10 locais do estado.

Entre os participantes, estudantes, servidores públicos, donas de casa e voluntários de ONGs, que plantaram as mudas de árvores nas encostas de rodovias, ferrovias e em áreas florestais. De acordo com o guarda florestal Sanjeev Saran, os locais de plantio serão monitorados por meio de fotografias aéreas, tiradas em intervalos regulares, para verificar quantas plantas prosperaram. Segundo ele, apenas 60% das mudas costuma sobreviver, enquanto as outras sucumbem a doenças ou falta de água.

Além de quebrar o recorde de mais árvores plantadas em um só dia, as pessoas esperam ajudar a Índia em seus esforços para aumentar a área de florestas. Até 2030, o país pretender ter uma cobertura florestal de 95 milhões de hectares. Este compromisso foi assumido durante a COP21, em Paris, no ano passado. Apenas para o plantio de árvores, a Índia separou US$ 6,2 bilhões em incentivos para seus estados.

Enquanto isso, auditores do Guinness World Records ainda circulam pelo estado para checar os números e confirmar – ou não – a quebra do recorde de plantio de árvores. Será que a Índia vai conseguir? Esperamos que sim!

Foto: Petr Kratochvil / Domínio Público
Por Marina Maciel
Publiado emhttps://catracalivre.com.br/geral/sustentavel/indicacao/india-quebra-recorde-e-planta-50-milhoes-de-arvores-em-um-dia/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Índia quebra recorde e planta 50 milhões de árvores em um dia

  1. Sandra Fayad disse:

    Vamos copiar, gente! O Cerrado necessita disso. Mas evite plantar árvores a menos de 15 metros de casas, calçadas, redes (elétricas, esgoto, telefonia), barrancos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s