Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 2

everydaypowerblog.com – Image free

Volto com a série Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho, que iniciei na semana passada (https://obemviver.blog.br/2016/07/21/dicas-de-atitudes-para-voce-se-destacar-e-ter-sucesso-no-trabalho-parte-1/).

Para esta semana, mais duas dicas inspiradas em aspectos reais do mundo corporativo que observei, ou melhor, que vivenciei, na expectativa de que possam lhe ser úteis de alguma maneira.

Boa leitura e bom proveito!

  • Faça mais do que o solicitado (surpreenda, transcenda)

Sempre que lhe for dirigida alguma demanda, isto é, lhe seja solicitada alguma ação ou providência pela empresa, por meio dos ocupantes de escalões superiores, aproveite a oportunidade para “encantar o cliente”. Procure sempre fazer mais do que o esperado pelo demandante, seja em termos de qualidade do produto/serviço, seja também em relação ao tempo de resposta.

Essa forma de agir acabará se transformando em um tipo de “marketing pessoal” poderoso, sobretudo se for verdadeiro.

Por que isso acontece? As pessoas comuns, acomodadas, desmotivadas e que normalmente apresentam desempenho previsível e limitado fazem menos ou, no máximo, desempenham seu papel na medida exata do que foi solicitado. São aquelas que estão ali apenas para cumprir com suas obrigações. Mas, se você enxerga além, quer ser visto de maneira diferenciada, tem propósito de vida e ambição superiores, exceda, encante com resultados inesperados e extraordinários. Aliás, pessoas com essa mentalidade avançada procuram sempre por algo a mais, oferecem espontaneamente sugestões e demonstram protagonismo. Definitivamente não estão ali simplesmente para passar o tempo, para auferir seu salário no fim do mês. Ao contrário, querem muito mais. Estão ali para fazer a diferença e ajudar na construção de algo maior.

Cabe enfatizar que estou falando de tarefas e ambientes organizacionais sadios, que operam sob a regência da legitimidade, da legalidade e da ética.

Bem, demonstrando atitudes como essas, com regularidade e naturalidade, a sua trajetória profissional tem tudo para ser exitosa, com o surgimento de crescentes possibilidades e benefícios reais para você, entre os quais destaco:

  1. Bem-estar e satisfação individual por ter realizado o seu melhor e entregue um bom trabalho;
  2. Real perspectiva de passar a compor, formal ou informalmente, o rol de colaboradores que demonstram interesse e desempenho superior;
  3. Crescentes respeito e autoridade no ambiente organizacional, em consequência da sua habitual capacidade de entrega e competência;
  4. Aumento substancial das chances de ser convidado para novos desafios, para participar de eventos de capacitação mais concorridos, para realizar trabalhos cada vez mais especiais, podendo culminar com promoções de cargo e remuneração.

Fechando o raciocínio, atente para este pressuposto: Reciprocidade e recompensa podem até demorar, mas um dia virão!

 

  • Procure ter um colega que atue como seu mentor ou conselheiro

Entre as pessoas que você respeita e admira no seu ambiente de trabalho, identifique e escolha aquela que, a seu juízo, seja mais confiável e possa funcionar para você (informalmente) como um confidente, mentor ou conselheiro.

Essa é uma estratégia que muita gente não dá importância, talvez até com o equivocado receio de perder sua individualidade e autonomia, mas que considero das mais acertadas.

Por que essa figura é importante? Porque, ao longo da nossa vida, e no ambiente profissional ainda mais, somos frequentemente tomados por dúvidas, angústias, tristezas, medos e outros sentimentos. Em tais circunstâncias, a probabilidade de tomarmos decisões equivocadas aumenta consideravelmente. Esse conselheiro, então, com a sua visão “externa” e menos contaminada, está habilitado a ouvir o que temos a dizer, a nos indicar outros caminhos não pensados (alternativas), de maneira que nossa decisão restará mais confortável e com maiores chances de acerto. Ele também poderá funcionar como um revisor para textos importantes que você precise encaminhar para outras instâncias.  Esteja certo de que, com o apoio desse seu “guru”, você se sentirá psicologicamente muito mais fortalecido para tocar as questões práticas do dia a dia e para tomar decisões mais acertadas.

É recomendável que a escolha do seu conselheiro ou mentor recaia sobre alguém que preencha os seguintes requisitos:

  1. Seja alguém com mais experiência (vivência) do que você;
  2. Tenha boa reputação e, de preferência, ocupe posição mais elevada do que a sua;
  3. Tenha comportamento estável, mesmo nas situações de maior estresse, demonstre empatia e inspire confiança; e
  4. Fundamentalmente, demonstre gostar de você e se interesse verdadeiramente pelo seu sucesso.

Assinalo que, ao longo da minha carreira, sempre escolhi – e encontrei – alguém para desempenhar generosamente esses papéis, aos quais recorria para que opinassem sobre possíveis decisões que eu tinha em mente e, talvez ainda com maior frequência, para revisar textos de teor relevante que eu necessitava encaminhar ou divulgar. Sempre acreditei naquele jargão popular de que “duas cabeças pensam sempre melhor do que uma”.

Fica aqui o meu estímulo para que você busque, no seu ambiente de atuação profissional, alguém que se disponha a atuar como seu conselheiro/mentor, sem prejuízo, claro, de contar também com a ajuda de profissionais externos especializados, se entender necessário, na certeza de que você será grandemente beneficiado por isso. Acredite!

Por hoje é só. Até a próxima semana.

Torço pelo seu sucesso!

Dattoli perfil social Clovis Dattoli

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante.

http://www.clovisdattoli.com.br  –  jcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 2

  1. Pingback: Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 3 | O Bem Viver

  2. Pingback: Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 4 | O Bem Viver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s