Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 1

Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 1

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Com esta publicação, dou início a uma série de textos semanais com dicas de atitudes (e competências) que lhe ajudarão a ter performance diferenciada, se destacar e ser admirado, aumentando consideravelmente suas chances de sucesso na carreira.

Por que vou escrever sobre isso?

De uma maneira geral, os pontos que comentarei – e da forma como o farei – não são explorados e ensinados nas escolas profissionalizantes e nas faculdades. Além do que, na correria das atividades diárias, e considerando que a atuação dos líderes (gestores) dificilmente se volta para esse tipo de orientação, o profissional não se dá conta, ou não é despertado, para as suas atitudes cotidianas, deixa de receber informações tempestivas a respeito de como está sendo visto (feedback) e com isso vai incorporando limitações e comportamentos equivocados que, não raro, dificultam ou comprometem a evolução na carreira.

Assim, o meu propósito com a produção dessa série de dicas é exatamente destacar comportamentos positivos que, se adotados, trarão significativo diferencial para a sua carreira, com base nas minhas observações e constatações resultantes de uma vivência de quatro décadas em ambientes organizacionais e, ainda, da minha atuação como coach.

Espero que, se não todos, pelo menos algum dos aspectos comentados possa contribuir para o seu desenvolvimento e progresso profissional. Em que pese esses tipos de dicas e aconselhamentos serem mais diretamente endereçados a quem está no início de carreira, qualquer profissional, até mesmo os mais experientes, poderão se beneficiar ao refletir e fazer sua autoavaliação comportamental. Esta série de dicas, portanto, é destinada para você. Acompanhe os textos que serão postados durante as próximas semanas, a partir de hoje.

Agora, vamos às dicas:

Não fuja dos problemas

Quando surgir um problema, algo inesperado na sua organização, apresente-se (ofereça-se) para participar da solução, se você sentir que tem algo a acrescentar, ainda que seja mais pelo lado psicológico, do apoio moral, do incentivo. Demonstre sempre prontidão e vontade para enfrentar desafios, além do seu espírito colaborativo. Ao invés de se esconder, como muita gente faz, vá pra cima, seja proativo. Jogue no time dos solucionadores, dos resolvedores de problemas, sempre partindo da sua própria iniciativa. E se o problema estiver em outras áreas ou instâncias, diga ao chefe que quer encarar o desafio e que se empenhará com todo o seu talento e disposição. Contudo, fale dessa forma apenas se for verdadeiro.

O resultado disso? Você fará parte do seleto time dos que atuam, demonstram comprometimento e se interessam verdadeiramente pela organização para a qual trabalham. Os altos escalões saberão – muito rapidamente – que podem contar com você e, assim, as suas chances de obter promoção, participar de bons treinamentos, de grupos de trabalho relevantes etc. aumentam significativamente. E isso tende a acontecer porque você se posicionou, foi protagonista, foi ativo e mostrou desprendimento, disposição e boa vontade. É a quase infalível “lei da reciprocidade” atuando.

Não tenha dúvida de que comportamentos como esses fazem toda a diferença. E agindo assim você estará fazendo, naturalmente, um bom marketing pessoal, indispensável para aumentar a sua visibilidade e formação da imagem que pretende ver percebida.

Busque incansavelmente seu desenvolvimento

Não perca oportunidade de aprimorar/adquirir novas competências, por meio da participação em eventos de capacitação em geral, de intercâmbios, aprendendo melhores práticas junto a outras áreas e organizações etc. Esteja sempre atento e lute por isso, por se tratar de ação que proporciona, comprovadamente, motivação pessoal e que assegura condições de empregabilidade ao longo do tempo, sendo crucial para a sua progressão na carreira. Ou seja, você tem tudo a ganhar com essa estratégia comportamental!

Há vários motivos para você agir com esse foco:

1) A organização entenderá que você é uma pessoa interessada em se desenvolver, que quer estar permanentemente atualizado, que gosta de aprender coisas novas e que tem a mente aberta;

2) Além de o aprendizado e o aperfeiçoamento constantes serem importantes para a melhoria das atividades práticas que você executa, conferindo-lhe cada vez maior prontidão, você estará capitalizando a sua carreira e reforçando o seu currículo, como dito acima. Nesse caso, os benefícios vão do curto ao longo prazos e estarão internalizados com você, reforçando o seu capital pessoal, com potencial de ser aproveitado também no exercício de outras atividades, em outras organizações etc.

3) Subliminarmente, mas não menos importante, você estará se habilitando naturalmente para assumir novos desafios, pois em processos de promoção esse aspecto do currículo (treinamento/capacitação) e a demonstração de permanente interesse em desenvolver suas competências são fatores que têm peso muito forte – sendo muitas vezes decisivos.

Como síntese, não perca de vista que, no âmbito do trabalho e em condições de normalidade, o que é válido para todos os setores de atividades, incluindo o governamental, os postos de maior destaque na hierarquia são ocupados pelas pessoas mais comprometidas, mais preparadas e que demonstram vivo interesse pela aquisição de novos conhecimentos e habilidades.

• Como participar adequadamente de reuniões de trabalho

Mostrar-se despreparado para participar de reuniões de trabalho, seja quanto ao conteúdo do que será apreciado, seja ainda no que respeita a aspectos como comportamentos e postura, é coisa comumente verificada nos ambientes organizacionais em geral. Isso acarreta uma série de perdas: de tempo, de energia, de melhores soluções. O oposto disso, portanto, elogiável, é a pessoa saber como participar de uma reunião e, na hora “h” mostrar-se preparada. Veja, a propósito, minhas dicas para que você esteja atento e possa aprimorar suas habilidades para esses momentos, por vezes decisivos, que podem efetivamente fazer muita diferença na sua carreira, podendo fortalecer, ou comprometer, a sua imagem:

1) Ao ser convidado para participar de uma reunião de trabalho, procure sempre se preparar com antecedência, lendo a pauta (agenda) da reunião, seja esclarecendo previamente alguma dúvida com quem convocou a reunião, seja fazendo o seu “dever de casa”, de maneira que você tenha participação eficaz. Demonstrar que está preparado para a reunião já é motivo de admiração pelos demais, ainda que eles não mencionem isso;

2) Assegure-se de que estará vestido de forma compatível com o ambiente e com os participantes. Nesse particular, muita gente já pagou “micos” homéricos, sofreu críticas (explícitas ou veladas) e acabou tendo sua imagem arranhada simplesmente porque não se apresentou adequadamente para uma reunião importante;

3) Seja pontual. Chegar atrasado é constrangedor e causa má impressão. Se a reunião envolver pessoas de outras organizações, ou a participação de estrangeiros, a importância dada à pontualidade é ainda mais significativa;

4) Se você tem alguma exposição a fazer, leve a sua anotação/apresentação cuidadosamente preparada, zelando em especial pela clareza e objetividade da argumentação. E esteja certo de que tem domínio do assunto, de que está preparado para esclarecer os questionamentos que possam surgir durante a reunião.

Atenção: Se o assunto a ser tratado não for do seu pleno domínio, aqui vai uma dica adicional, para evitar erros que muitos já cometeram, por orgulho ou por descaso: Combine com o coordenador da reunião, previamente, para levar um especialista na matéria a ser apreciada, para que possa dar maiores detalhes e esclarecer as dúvidas mais específicas. Com a minha experiência do mundo corporativo, posso assegurar que isso não é demérito. Nenhuma pessoa, especialmente se for ocupante de cargo mais elevado, com a responsabilidade de dirigir ou liderar áreas e processos distintos, pode dominar todos os assuntos com riqueza de detalhes. É para isso que existem os assessores, os especialistas e os técnicos. Não hesite em acioná-los sempre que a circunstância exigir, com o cuidado de que esses acionamentos não ocorram generalizada e habitualmente, para evitar demonstração de falta de domínio da área e tema sob a sua responsabilidade.

Por hoje é só. Até a próxima semana.

Torço pelo seu sucesso!

Dattoli perfil social Clovis Dattoli

√ É Coach Executivo e de Negócios, Coach de Vida e Palestrante.

http://www.clovisdattoli.com.br  –  jcdattoli@dattoli.com.br

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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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5 respostas para Dicas de atitudes para você se destacar e ter sucesso no trabalho – Parte 1

  1. Marly Vasconcellos disse:

    bom dia Clóvis, bastante pertinentes as dicas. Vou iniciar a trabalhar com um grupo de profissionais focando em melhoria continua na profissão. Perfeito.

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