“A felicidade é uma questão de escolha” – O pensamento de um atleta!

frasesefrases10.blogspot.com

Estamos às vésperas dos Jogos Olímpicos 2016, cujas competições esportivas acontecerão aqui no Brasil a partir do próximo dia 5 de agosto. E pegando o mote, selecionei para hoje um texto escrito pelo nadador e medalhista paralímpico Daniel Dias, em que fala sobre vontade, fé, determinação e, em suma, de escolhas para ser feliz!

É muito interessante conhecer o ponto de vista e a motivação que levam determinada pessoa a alcançar sucesso, mais ainda quando esse alguém precisa conviver com algum tipo de deficiência/limitação física, posto que, nessas circunstâncias, a força da superação é ainda mais significativa.

Leiam o texto publicado no boletim LinkedIn Pulse, a seguir transcrito:

A felicidade é uma questão de escolha

Maior medalhista olímpico do Brasil

“A felicidade é uma questão de escolha

18 de jul de 2016

Minha carreira como nadador começou em 2004, no sofá de casa. Isso mesmo. No sofá. Eu estava assistindo ao Jornal Nacional e uma matéria foi ao ar contando mais uma conquista do Clodoaldo Silva nas Paralimpíadas. Me deu o estalo: “eu posso praticar um esporte”.

Eu nunca fui de ficar parado, mas meu contato com as atividades físicas estava limitado à escola. Brincava na Educação Física e no futebol depois das aulas. Adorava um vôlei, um basquete. O que dava pra eu fazer, eu fazia.

A consequência disso eram as próteses que eu tanto quebrava.

Minha mãe ficava muito brava, porque a gente, que morava em Camanducaia, tinha que viajar até São Paulo para arrumar as peças. Ia para a escola e minha mãe pedia: ‘Não joga bola hoje’. Eu, claro, não aguentava.

Mas foi só vendo o Clodoaldo na televisão que eu percebi que poderia me tornar um competidor, um profissional. Eu tinha 16 anos. As pessoas falam que eu comecei tarde na natação. Para mim, tarde seria nunca. Além disso, sempre fiz as coisas no meu relógio.

Na vida eu aprendi isso: tudo tem o seu tempo. Por exemplo: eu só comecei a andar com três anos, quando comecei a usar próteses…

Deixa eu me alongar um pouco nisso. Minhas principais conquistas são 15 medalhas em Paralimpíadas (Pequim e Londres) – sendo 10 de ouro. Sou o único brasileiro a conquistar por 3 vezes o troféu Laureus, considerado o Oscar do esporte. Já participei e consegui medalhas em  Parapanamericanos e Mundiais de Natação. Mas o meu maior troféu no esporte e na vida, foi a minha primeira prótese.

Quando eu olho para esta prótese, penso que foi ali que comecei a gostar de esporte. Foi quando comecei a sentir vontade de praticar esportes. E a vontade é quase tudo que precisamos.

Fé e determinação geralmente nos fazem chegar onde queremos.

Sempre me aceitei como sou. Sempre fui feliz assim. Tudo é uma questão de escolha. Eu escolhi ser feliz.

Publicado emhttps://www.linkedin.com/pulse/felicidade-%C3%A9-uma-quest%C3%A3o-de-escolha-daniel-dias
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para “A felicidade é uma questão de escolha” – O pensamento de um atleta!

  1. Mais um exemplo de superação movida pela confiança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s