5 atitudes que levam ao sucesso segundo Bill Gates

pt.wix.com

Trouxe para hoje alguns aconselhamentos, a respeito de atitudes fundamentais para se ter sucesso na vida, na visão do notável empreendedor Bill Gates, que foram selecionadas pela revista INC e divulgadas em matéria publicada pela Época Negócios.

Não tenho dúvida de que se trata de comportamentos para o dia a dia que fazem grande diferença, portanto poderosos, e mostram-se aplicáveis a qualquer pessoa que almeje chegar a resultados maiores – ou melhores – em qualquer circunstância, a alcançar objetivos, a fazer a diferença, a implantar mudanças e deixar a sua marca pessoal e/ou profissional.

E você pode conhecer com maior profundidade as ideias que Bill Gates já registrou em livros, dois dos quais referidos na matéria: The Speed of Thought (A Empresa na Velocidade do Pensamento) e  The Road Ahead (A Estrada do Futuro).

Leia o texto a seguir transcrito:

“Bill Gates garante: 5 atitudes que te levam ao sucesso

Quando o homem mais rico do mundo fala em carreira, é inteligente escutá-lo

Bill Gates (Foto: Ramin Talaie/Getty Images)Bill Gates (Foto: Ramin Talaie/Getty Images)

Se você está à procura de um modelo de sucesso para sua vida, você dificilmente poderia pensar em um melhor do que o criado por Bill Gates. A empresa que fundou, Microsoft, não apenas criou toda uma indústria como, através dela, ele conseguiu realizar um sonho: levar um computador pessoal ao maior número de pessoas possível. Se hoje ele acumula uma fortuna da ordem de US$ 80 bilhões, ele também não economiza em filantropia e novos projetos.

Mas o que levou Gates ao sucesso? Ele certamente estava no lugar certo na hora certa com o conceito certo para um produto. Mas ao longo dos anos, ele próprio chamou a atenção para algumas das atitudes que ele acredita que o ajudaram nessa trajetória. A revista INC selecionou alguns desses conselhos.  Confira abaixo:

1. Saiba como dizer não: esse conselho Bill Gates ganhou de Warren Buffett e é algo extremamente útil a qualquer um, independente da riqueza ou sucesso. É preciso ter em mente que sempre haverá inesgotáveis oportunidades, coisas para fazer, causas para se preocupar e assim por diante. Neste mundo ocupado, sabendo como e quando dizer não para o desenvolvimento de novos projetos, convites sociais e pessoais, e outros pedidos que usam seu tempo, você verá que esta é a maior habilidade que você precisa. Permitirá a você descobrir o que é realmente importante e, assim, o que exige-se sua atenção.

2. Esteja aberto à críticas 
Bill Gates já escreveu lá no seu livro The Speed of Thought (A Empresa na Velocidade do Pensamento): “Aceite as notícias ruins para aprender onde você deve focar em melhorar”. Embora nunca seja agradável ouvir alguém dizer-lhe como você errou, sem esse tipo de feedback, seu processo de aprendizagem poderá ser muito mais lento.  Claro que, algumas críticas não são úteis e é aí que entra o seu julgamento para notar a diferença. Isso tendo em mente que da próxima vez que alguém lhe criticar, não pense que essa pessoa quer te destruir. Pare, respira e reflita.

3. O otimismo tem valor
É difícil sim ser otimista em um mundo no qual tantas coisas parecem estar indo no caminho errado. Mas, sem otimismo, ninguém abre uma nova empresa, investe em uma nova ideia e tenta buscar um novo produto ou nicho de mercadio. Gates sempre apreciou o valor que o otimismo tem e, nesse sentido, seu trabalho também tem um direcionamento para resolver algumas das questões mais desanimadoras, como tráfico sexual, pobreza e fome. “O otimismo é muitas vezes descartado como falsa esperança”, disse ele em um discurso de formatura de Stanford em 2013. “Mas há também falsa falta de esperança.”

4. Esteja disposto a falhar
“O sucesso é um péssimo professor. Ele seduz as pessoas inteligentes a pensar que elas não podem perder”, escreveu em seu livro The Road Ahead (A Estrada do Futuro). Segundo Gates, é importante ter em mente que você pode criar um produto hoje que pode se tornar absolutamente obsoleto amanhã já. Você pode encontrar mais sucessos do que fracassos agradáveis, mas são as falhas que vão te ensinar mais e dar as melhores oportunidades para crescer. Tenha em mente na próxima vez que você cair e der com a cara no chão.

5. Desenvola a habilidade de focar um objetivo e mantenha-se progredindo nesta direção 
Em uma carta anual da Fundação Bill e Melinda Gates, Gates tirou algumas lições da história da máquina a vapor. “Você pode conseguir um progresso incrível se você definir uma meta clara e encontrar uma medida que irá impulsionar o progresso em direção a esse objetivo”, escreveu ele. Lembrou, contudo, que encontrar o objetivo correto e a métrica certa para acompanhar seu progresso é algo surpreendentemente difícil. Então, novamente, se fosse fácil, todo mundo estaria fazendo isso. Não custa tentar. 

Publicado emhttp://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2016/03/bill-gates-garante-5-atitudes-que-te-levam-ao-sucesso.html
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

4 respostas para 5 atitudes que levam ao sucesso segundo Bill Gates

  1. Pingback: 5 atitudes que levam ao sucesso segundo Bill Gates — O Bem Viver – Angel

  2. Biaah Teodoro disse:

    Muito bom, adorei. Vou me focar nestas atitudes. Falar não eu aprendi cedo, assim como estar aberta para criticas.

    beijos

    • JCDattoli disse:

      Legal, Biaah. Tenho visto, durante sessões de coaching, que pequenas mudanças de comportamento, nessa linha, podem fazer grande e inacreditáveis diferenças.
      Bom ter você por aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s