A Flor de Lótus: sua história, sua beleza, seus encantos!

pt.slideshare.net

A flor de lótus é fonte de beleza, de inúmeros significados e, principalmente, de inspiração para todos aqueles que buscam a verdadeira evolução e expansão da sua consciência, desde séculos e séculos atrás. E isso não é por acaso!

Para que conheçam um pouco mais sobre essa exuberante criação da natureza, sua história, simbolismos etc., replico a excelente publicação a seguir, divulgada no site Tudo Por Email. Além das informações, o conjunto de fotos/imagens ilustra brilhantemente a matéria. Vale muito a pena!

“A História da Bela e Mágica Flor de Lótus

“A flor de lótus floresce mais linda da lama mais profunda.”
Provérbio budista

A flor de lótus é uma das mais lindas e notáveis criações na natureza. Sua beleza vem de sua pureza, pois essa magnífica flor surge do fundo sujo e lamacento de uma lagoa, crescendo com resistência e mostrando toda a sua intocável beleza em meio a um ambiente natural hostil.

a beleza da flor de lótus   Fonte da imagem: Jennifer | flickr.com

Este feito notável fez com que a flor de lótus fosse considerada uma das maiores representações da perfeição em várias religiões e culturas da Ásia, especialmente no budismo e hinduísmo. Ela simboliza o ser humano que consegue sair da escuridão do mundo e encontrar uma nova maneira de pensar e de viver.

a beleza da flor de lótus

As características notáveis da flor de lótus têm sido reconhecidas há muito tempo na história da humanidade, com um papel de grande importância em antigas religiões.

A Flor de Lótus Representada em Antigas Religiões

Na tradição budista, a flor que surge no meio da lama e sujeira representa o ato de ascender à luz acima de todos os desejos e apegos. Segundo o budismo, este é o caminho para atingir a iluminação espiritual. Embora a flor tenha suas raízes na lama, ela cresce direcionada para a luz. Acredita-se que ela representa a aspiração de crescer, mudar e mover-se em direção à luz. A flor de lótus, portanto, simboliza a jornada da escuridão (representada na lama) para o conhecimento e a sabedoria, representadas pela luz.

a beleza da flor de lótus

Já na tradição hindu, o local onde nasce a flor de lótus (águas turvas e escuras) representam uma pessoa sábia e conectada à espiritualidade, que cumpre o seu dever na vida sem desejos materiais ou emocionais. A habilidade de se desligar desses desejos capacita o indivíduo a permanecer forte e inalterado, indiferente a todos os prazeres mundanos e frívolos, atingindo, assim, a perfeição espiritual. No meio da flor, o botão de lótus é comparado a um coração e alma dobrados, que têm a capacidade de florescer e despertar para a verdade divina.

a beleza da flor de lótus Fonte da imagem: Fiona Henderson | flickr.com

Na cultura do Egito Antigo, a lótus, chamada de Seshen, representa o Sol e o renascimento, já que a flor se fecha com o pôr do sol. Também está associada à morte. No famoso Livro dos Mortos egípcio, está descrito que uma pessoa que morre é transformada em flor de lótus com a ajuda de feitiços e encantos, simbolizado a ressurreição e o renascimento.

a beleza da flor de lótusFonte da imagem: Peter Massas | flickr.com
“Crescendo do barro e florescendo em direção ao céu,
a flor de lótus simboliza pureza, despertar espiritual, renascimento e fortuna.”

O Significado das Cores

A Flor de Lótus tem cinco cores diferentes, e cada uma delas tem uma interpretação espiritual.

Flor de Lótus Branca

a beleza da flor de lótus         Fonte da imagem: Takashi.M | flickr.com

Esta flor encantadora é uma das mais reverenciadas em todo o mundo, e todos referem-se a ela como “o ventre do mundo”. Representa a pureza da mente, a calma e a serenidade da natureza humana e a perfeição espiritual.

Flor de Lótus Rosa

a beleza da flor de lótus

A delicada lótus cor de rosa está associada a diversas divindades em diferentes culturas, e representa também o símbolo de Buda na Terra. Acredita-se que ela denota a mente de uma pessoa – quando está fechada, representa a fase de transição que ocorre no caminho em direção à espiritualidade, enquanto a flor já aberta com todo o seu esplendor representa a iluminação. Isso explica o porquê de muitos deuses e deusas hindus, assim como Buda, serem usualmente retratados sentados sobre uma lótus rosa.

Flor de Lótus Vermelha

a beleza da flor de lótus    Fonte da imagem: 8screensavers.com

A lótus vermelha representa o coração e simboliza amor altruísta, paixão, compaixão e bondade. Uma lótus vermelha toda aberta simboliza um coração muito grande e generoso.

Flor de Lótus Azul

a beleza da flor de lótus     Fonte da imagem: wyteone | flickr.com

Esta linda lótus representa sabedoria e conhecimento, e também a vitória acima de tudo. Tem um significado muito especial e sagrado na cultura do Egito Antigo, e é bastante difícil encontrá-la. A lótus azul descreve uma pessoa que tem total controle sobre sua mente e espírito, possibilitando-a passar por cima de aspirações e desejos materiais na vida.

Flor de Lótus Roxa
a beleza da flor de lótus

A mística lótus roxa está associada ao esoterismo, e é retratada tanto aberta como ainda em forma de botão ou broto. Suas oito pétalas representam oito nobres caminhos – um dos principais ensinamentos de Buda. Acredita-se que seguir este caminho é a chave para o despertar próprio.

“Assim como a flor de lótus, nós também temos a capacidade de nos levantarmos da lama, florescer da escuridão e irradiar para o mundo.”

Bônus: O vídeo abaixo mostra a flor de lótus florescendo com toda sua glória – é maravilhoso!

Fonte: César B.

Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6782

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Fotos e imagens, Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para A Flor de Lótus: sua história, sua beleza, seus encantos!

  1. Ela é linda, delicada, maravilhosa! Não saberia escolher dentre as cores. O vídeo é emocionante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s