Dicas preciosas para você aprimorar sua comunicação com o público!

Imagem – www.sbcoaching.com.br

Saber se comunicar e falar em público é habilidade crucial para você ter sucesso!

Para você se posicionar como profissional de valor, fazer-se compreender pelas outras pessoas, ser admirado e respeitado, a capacidade de comunicação é requisito essencial. Quem domina essa habilidade – que pode seguramente ser desenvolvida/aprimorada a qualquer tempo e por qualquer pessoa – leva certamente vantagem sobre aqueles que têm medo ou dificuldade de falar em público, que se bloqueiam e, pior ainda, que na hora de dar seu recado demonstram insegurança e despreparo.

Pela minha vivência ao longo da carreira, como ex-executivo em diversas organizações e também como Coach, asseguro que saber se comunicar em todos os sentidos (saber se expressar / verbalizar o que precisa ser dito) e, mais especificamente, saber passar para a plateia seu recado com inteligência, com lógica, de forma estruturada e impactante faz grande diferença, até porque essa é característica naturalmente esperada de todos os que precisam se apresentar em público. E nomeadamente para os líderes em geral, que precisam exercer a arte de influenciar os outros, essa habilidade é primordial.

A propósito de requisitos para se preparar um bom discurso e uma apresentação de excelência, fiz indicação aqui no blog, em setembro de 2015, do livro TED – falar, convencer, emocionar, do prestigiado Coach de Comunicação Carmine Gallo, pela Editora Saraiva, uma das obras recentes de maior sucesso nessa área, pelo rico conteúdo, belas sacadas e dicas de grande valor prático. Quer dar uma conferida, veja o post – https://obemviver.blog.br/2015/09/22/bom-senso-de-humor-abre-portas-mentes-e-coracoes/.

www.livrariacultura.com.br

Recomendo também o livro Os Segredos das Apresentações Poderosas, de Roberto Shinyashiki, Editora Gente. De forma agradável, com estruturação inteligente e bem ilustrado, o livro mostra um conjunto de técnicas, orientações e insights para que você possa preparar uma boa apresentação e, consequentemente, melhorar a sua performance como comunicador.

www.americanas.com.br

Para concluir, transcrevo a clara e precisa dica do respeitável professor e consultor brasileiro Vicente Falconi, trazida em recente comentário na sua coluna Gestão À Vista, publicada na Revista EXAME (edição de 8/6/2016 – página 60):

“…Não vivemos sem comunicação, e aqueles que se comunicam melhor levam muita vantagem na vida.”

“De tanto apanhar nesse tema acabei deparando com um livro chamado The Pyramid Principle, da especialista americana Barbara Minto. Ali aprendi, entre outros aspectos, que quando for fazer uma apresentação, a primeira coisa é mostrar o resultado final. Isso para mim, hoje, é o óbvio. Mas não era assim no passado.”

“Geralmente contamos toda uma ‘ladainha’ de coisas que foram feitas para depois, lá no final, quando todos já estão dormindo ou saíram da sala, contar o resultado. Qual é a importância de mostrar o resultado antes? Só assim é possível despertar na plateia o interesse e a pergunta: ‘Mas como ele conseguiu isso?’ Aí você responde: ‘Conseguimos esse resultado da seguinte maneira’, e faz sua apresentação. “…

… Uma boa comunicação pode ser vital para sua carreira. Pode ser a diferença entre o tudo e o nada.”

Aproveite essas reflexões e subsídios para ter sempre presente a necessidade de continuado aprimoramento das suas competências de comunicação e expressão, que serão fundamentais para o seu reconhecimento profissional e contribuirão, em alguma medida, para o seu sucesso nos desafios que venha a abraçar.

Canais para interação e contato:
Sitehttp://www.clovisdattoli.com.br 
Facebook – Master Coach e Palestrante Clovis Dattoli
E-mail – jcdattoli@dattoli.com.br.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Livros e leitura, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dicas preciosas para você aprimorar sua comunicação com o público!

  1. Lucia Laborda disse:

    Tai uma coisa que nunca soube e sempre fiquei muito inibida; apresentação em público. Mas admiro que o sabe fazer. Quanto aos livros, é sempre bom uma indicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s