20 Dicas Para Acabar Com Estresse e Ansiedade

Replico hoje excelente matéria, publicada no site Tudo Por Email, com um dos melhores conjuntos de orientações (dicas) que já vi para lidar com situações de estresse e ansiedade.

Não tenho dúvida de que essas dicas interessantes podem ser úteis para muita gente. Com efeito, quem acompanha o blog vai perceber que alguns itens da lista têm sido explorados e analisados mais detidamente por aqui, com certa frequência, a exemplo dos benefícios obtidos com a prática da meditação, de atividades físicas, pelo contato com a música e com animais de estimação.

Leiam a seguir:

“20 Dicas Para Acabar Com Estresse e Ansiedade

O estresse e a ansiedade são doenças relacionadas principalmente ao ritmo de vida intenso que temos hoje em dia, e isso é ainda mais recorrente para quem mora em grandes cidades. Além de afetar nossa felicidade e bem-estar, ainda causam uma série de distúrbios e problemas no funcionamento do nosso organismo, o que pode desencadear outras doenças no futuro.

Por isso, é essencial ficarmos atentos a isso e não deixar que influencie as nossas vidas. Antes de deixar que isso aconteça e recorrer a remédios ansiolíticos, selecionamos aqui 20 formas de acabar com o estresse e a ansiedade que você pode aplicar no seu dia a dia. Confira e viva bem consigo mesmo.

20 formas de acabar com estresse e ansiedade

1. Respire fundo: Pode parecer simplório demais, mas a respiração profunda reduz a quantidade de cortisol no organismo, hormônio responsável pelo estresse e ansiedade. Então, quando sentir que está acelerado ou ansioso demais, pare e respire fundo algumas vezes. Faça isso no decorrer do dia.

2. Beba chá: Estudos comprovaram que o chá controla o cortisol no organismo, principalmente após alguma situação de estresse. Mas atenção: evite os chás com cafeína, como mate ou chá-preto. Opte por camomila, erva-cidreira ou melissa.

3. Deixe a imaginação fluir: Feche seus olhos. Tente eliminar qualquer ruído ao redor. Se quiser, coloque alguma música bem calma e agradável. Faça uso deste ambiente tranquilo e deixe a sua imaginação ir longe. Imagine-se em um local tranquilo. Pode ser uma praia, montanha, um parque ou qualquer outro lugar no qual sinta-se em paz. Se isso não funcionar, faça uso da sua memória e lembre de bons momentos da sua vida.

4. Exercícios: Além dos benefícios para o seu corpo, a atividade física também trabalha a mente. Você se sente mais calmo, sereno, e os níveis de ansiedade diminuem drasticamente, e até desaparecem. Portanto, mexa-se. Não precisa ir à academia, pois são diversas as opções.

5. Relacione-se: Pesquisas comprovaram que ter relações, principalmente mais íntimas, reduz os sintomas de estresse e ansiedade de forma significativa. Nosso corpo sente que está fazendo um bom trabalho (procriando). Os músculos ficam menos tensos, e você sente uma sensação geral de relaxamento.

6. Música: Estudos mostraram que ouvir música pode diminuir o estresse, pois ativamos mecanismos bioquímicos no cérebro responsáveis pelo controle de estresse que sentimos.

20 formas de acabar com estresse e ansiedade

7. Ioga: De todas as atividades físicas, a ioga é sem dúvida uma das melhores. A combinação de técnicas de respiração e movimentos físicos faz da ioga um exercito contra o estresse e a ansiedade, e até mesmo depressão. Veja aqui alguns dos benefícios que a ioga pode trazer para a sua vida.

8. Caminhadas: Uma boa caminhada, principalmente à noite, pode diminuir os níveis de estresse. São diversos os tipos de exercícios que você pode praticar, dos mais simples aos mais intensos, que podem ajudar a curar o estresse. A caminhada no entanto, é ótima como atividade física e ainda ajuda a mente a fluir e acabar com pensamentos negativos.

9. Converse com alguém que você ama: Algumas pessoas precisam falar, desabafar, enfim, o chamado “ombro amigo”. Pode ser um alguém da sua família, o cônjuge, o vizinho querido ou o melhor amigo.

10. Dê um tempo a si mesmo: Em uma situação de forte estresse, tente parar por um tempo para não transformar tudo em uma grande avalanche e ficar ainda mais estressado e irritado. É preciso parar para deixar a mente fluir um pouco. Lembre-se que você não é uma máquina. Todos nós precisamos de um tempo.

11. Acenda velas perfumadas: Estudos mostraram que a aromaterapia é bastante efetiva para combater o estresse, principalmente aromas como a lavanda, que ainda auxilia no tratamento de depressão. Saiba mais sobre os benefícios da aromaterapia.

12. Uma longa e agradável massagem: Não há nada mais reconfortante do que uma deliciosa massagem para suavizar os músculos e deixar ir embora todo o estresse do dia ou da semana. Estudos mostraram que uma sessão de massagem de 40 minutos pode diminuir de fato os níveis de estresse, assim com melhorar a autoestima. Peça para o seu parceiro fazer uma massagem, ou procure um massagista profissional qualificado.

20 formas de acabar com estresse e ansiedade

13. Tenha um animal de estimação: Dados estatísticos mostram que pessoas que têm animais de estimação são menos estressadas. Acredita-se que os animais nos ajudam a nos desconectar por alguns momentos do nosso mundo, e faz com que esqueçamos os nosso problemas e responsabilidades por um tempo. Além disso, um ambiente com um cão ou gato fica muito mais alegre.

14. Escreva um diário: Pode parecer algo relacionado à adolescência, mas escrever um diário é ótimo para a mente, aliviando o estresse e a ansiedade, pois faz a mente fluir. Reserve um tempo do seu dia ou da semana, pegue a caneta e escreva. Faça um diário de memórias, sobre o seu dia, os últimos anos, enfim, o momento é seu. Se não quiser escrever à mão, escreva no computador.

15. Tire um cochilo: Uma cochilada, principalmente em torno do meio-dia, não é coisa de preguiçoso. Ajuda a diminuir o nível de cortisol no organismo e diminuir os níveis de estresse.

16. Medite: A meditação é uma prática maravilhosa que pode fazer milagres na sua saúde. Seu cérebro relaxa, dissolve o excesso de pensamento e, com o passar do tempo, diminui estresse, ansiedade e evita o surgimento de doenças psíquicas. Veja aqui os benefícios de praticar meditação.

17. Masque chicletes: Mascar chicletes tem um efeito similar ao de tomar chá no cérebro. Além de diminuir ansiedade e estresse, ajuda a mantê-lo mais focado. Esta dica é ótima para quem tem o hábito de forçar os maxilares em situações de nervoso.

18. Ria: Dizem que rir é o melhor remédio, e é mesmo! Quando você ri e dá gargalhadas, libera endorfina no organismo, o hormônio relacionado ao bem-estar. Por isso, assista a algum filme de comédia, ria com amigos e familiares, ou divirta-se lendo as piadas do nosso site!

19. Dê um tempo só para si: Fique sozinho por um tempo. Podemos até dizer para se isolar. Isso ajuda a diminuir o excesso de pensamentos e deixar fluir as ideias. Às vezes pode não ser a melhor forma de acabar com estresse, mas de lidar com ele e saber como agir.

20. Acredite em si mesmo: Um dos fatores fundamentais para viver bem é nunca abrir mão da autoestima. Saiba que você é uma pessoa que tem a força e o poder de superar todos os desafios. Por isso, siga em frente, não deixe a ansiedade tomar conta de você para transformar esses desafios em obstáculos intransponíveis. A sua força é insuperável.

Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6654
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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para 20 Dicas Para Acabar Com Estresse e Ansiedade

  1. Cleide disse:

    Adorei as suas dicas, vou experimentar a colocar em prática. Obrigada

  2. Sofia disse:

    Excelentes dicas, Com coisas tão simples realmente pudemos melhorar a ansiedade Obrigada

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