Pesquisas comprovam que relação avôs e netos é mesmo importante!

Eu sempre acreditei que a amizade e convivência entre avôs e netos era necessária e importante. Seja porque sempre ouvi afirmações sobre isso ditas por muita gente, seja, fundamentalmente, por simples questão de lógica e de bom-senso.

A propósito, confesso minha certa frustração por não ter tido a sorte de desfrutar da presença e amizade mais intensas dos meus avôs, até porque os paternos eu sequer conheci (morreram muito novos), enquanto que os maternos, por residirem em localidade distante, raramente os encontrava.

Bem, e é sobre essa relação que trago interessante matéria do site Tudo Por Email. Com o título “A Importância da Relação Entre Avôs e Netos, a publicação apresenta boa abordagem sobre o tema e destaca alguns resultados de pesquisas (científicas) que demonstram, entre outras coisas, os benefícios dessa relação para o desempenho, a personalidade, a saúde…dos netos.

Leiam a seguir:

“A Importância da Relação Entre Avôs e Netos

Eu sempre tive uma forte ligação com os meus netos, mas eu ainda não havia descoberto o quanto essa ligação é valiosa – especialmente para eles – até descobrir, por meio de pesquisas, os efeitos positivos e maravilhosos da relação entre os avôs e netos.

Prova Científica

a importância dos avôs

Enquanto o amor dos pais pelos filhos é um sentimento que não pode ser ocultado, o amor dos avôs é tão forte quanto, embora diferente. Por exemplo, os avôs não têm aquela imensa responsabilidade e pressão pela qual passam os pais, embora a ligação com os netos seja também muito próxima e forte. Veja mais sobre o significado desta tão importante relação:

Pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, estudaram o papel dos avôs no desenvolvimento das crianças. O estudo foi realizado com 408 alunos da quinta série do Ensino Fundamental, e as elas foi feitas uma série de perguntas sobre a relação que eles tinham com os avôs. Algumas das perguntas eram se eles recebiam conselhos dos avôs quando precisavam deles, e se sentiam-se à vontade para dividir problemas com eles. As mesmas perguntas foram feitas um ano após as primeiras sessões de perguntas e respostas.

Uma das conclusões do estudo é que a relação emocional entre netos e avôs têm um significativo impacto na vida acadêmica e psicológica da criança, assim como o desenvolvimento social delas. Crianças que participaram da pesquisa cujos avôs eram altamente envolvidos em suas vidas eram as mais sociáveis e engajadas na escola, e mostravam mais compaixão e ternura comparada a crianças que não tinha proximidade com seus avôs.

Outra conclusão dos pesquisadores é que as crianças com avôs mais afetivos são mais autoconfiantes, o que representa um impacto muito positivo no longo prazo em suas vidas.

Já os dados demográficos tiveram pouca representação no estudo. A relação boa, forte e amorosa entre avôs e netos não mudava mesmo que a criança viva com a família completa (pai e mãe) ou somente um deles, assim como morar ou não na mesma casa com os avôs também não interferia no sentimento entre eles.

Além disso, os pesquisadores tinham dados suficientes para comprovar e concluir que a relação dos netos com os avôs é até mais importante comparada com os pais. Eles afirmaram que crianças com contato frequente com os avôs tinham mais capacidade de pensar de forma mais independente.

Avôs Como Protetores – Um Ótimo Exemplo

a importância dos avôs

Um exemplo em particular que mostra a força dessa relação é quando o neto está exposto a uma situação difícil ou de risco, como passar por grandes necessidades financeiras ou algum acontecimento familiar bastante traumático.

Um artigo publicado em 2007 pelo Family, Youth and Community Sciences Institute da Universidade da Flórida explorou o impacto da relação entre avôs e netos quando a mãe enfrenta um período de depressão, a chamada depressão materna.

Nesse caso, o comportamento das mães depressivas fazia com que isso inibisse o desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente na adolescência. Além disso, adolescentes e crianças menores em idade escolar tinham mais tendência a ter depressão na vida adulta.

Outro estudo realizado com este mesmo assunto, conduzido pelos pesquisadores americanos Merril Silverstein e Sarah A. Ruiz nos Estados Unidos em 2006, mostrou que crianças que tinham uma forte relação com seus avôs tinham menores probabilidades de serem adultos depressivos, mesmo que a mãe tivesse a doença, pois recebiam todo o amor e apoio dos avôs. Esta é uma prova de que os efeitos positivos dessa relação pode ajudar e muito as crianças em fases difíceis de suas vidas.

Não Esqueça: O Valor dos Avôs Para as Crianças é Inestimável

a importância dos avôs

Os avôs são responsáveis por promover e desenvolver na criança o senso de proteção e segurança, uma conexão com sua herança familiar, cultural e seus antepassados, além de fortalecer o vontade de companhia e sociabilidade. Por isso, se você é avô ou avó, nunca subestime o impacto que o seu papel tem na vida de seus netos, além de estimar a sua habilidade de moldar e melhorar o futuro dos pequenos, e assim transformá-los em grandes adultos.
Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6628

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Pesquisas comprovam que relação avôs e netos é mesmo importante!

  1. Aroldo Santos disse:

    Realmente a convivência de avós e netos é uma coisa maravilhosa. No nosso caso, só nos traz alegrias e felicidades. Prabéns pela publicação. Abraços, Aroldo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s