Excelente livro traz respostas importantes sobre a FELICIDADE – Recomendo!

Quem não quer viver feliz? Aliás, na essência, essa é a razão de fundo que motivou a criação deste blog, com o título O Bem Viver. E é por isso que vez por outra o tema felicidade está por aqui. Hoje, claro, não será diferente!

Registro minha satisfação com a leitura do livro FELICIDADE CONSTRUÍDA, de Paul Dolan, Editora OBJETIVA, 244 páginas, cujo título original é Hapiness by Design: Change What You Do, Not How You Think, que me foi indicado por uma amiga e colaboradora do blog, a quem agradeço.

Paul Dolan, ph.D, é economista, pesquisador e professor inglês, e nessa publicação dá um belo passeio sobre as condicionantes e variáveis que levam à felicidade. Ele é considerado, no Reino Unido, “o guru da felicidade”.

Esse importante livro resulta de inúmeras pesquisas da ciência comportamental e das próprias experiências pessoais do autor, que defende argumentação bastante consistente, com a qual concordo plenamente, de que a verdadeira sensação de felicidade se dá quando estão presentes, ao mesmo tempo, dois fatores: o prazer e o propósito! Ou seja, para ele, a pessoa está feliz (experimenta sensações reais de felicidade) quando tem ou faz coisas e atividades que deem prazer e sejam significativas.

Você verá, ao longo da leitura, abordagens muito interessantes sobre esse amplo tema e terá inúmeras dicas que, segundo Paul Dolan, contribuirão para o seu sentimento de felicidade no dia a dia.

No prefácio, parte final (pg. 10), o escritor e pesquisador Daniel Kahneman assinala:

…“Ele acredita que você pode tornar sua vida prazerosa e significativa a partir de escolhas deliberadas sobre o ambiente que cria para si e sobre os aspectos da vida a que dá atenção. Além disso, oferece uma série de conselhos sensatos sobre como fazer essas escolhas e leva-las até o fim. O resto, diz ele, é por sua conta.”

O parágrafo a seguir transcrito, com o título Felicidade pela ação (pg. 184), expressa, a meu ver, uma boa síntese das ideias apresentadas nessa valiosa obra:

“Não deveria ser grande surpresa para ninguém o fato de que somos mais felizes quando prestamos atenção a boas experiências e a pessoas com quem gostamos de estar. O problema é que agimos como se isso não fosse nada óbvio. Podemos fazer coisas simples, mas eficazes, para reorientar a atenção para o objetivo de ser mais feliz. Compre mais experiências e menos coisas, alterne ente atividades de prazer e de propósito, e ouça música. Comprometa-se a passar um tempinho a mais por dia falando com pessoas de quem gosta. E tente passar um tempinho a menos todo dia grudado no computador ou no telefone. As distrações o desgastam e o fazem se sentir cansado e menos feliz; portanto, mantenha o foco em uma coisa de cada vez – e pare de checar esses malditos e-mails e posts no Facebook o tempo todo.”

Eis aí um excelente livro, atual, sem dúvida impactante, que poderá lhe trazer preciosos insights e ajudá-lo de alguma maneira a ser mais feliz. Recomendo a leitura!

Se quiser saber mais um pouco a respeito dessa publicação e do seu autor, indico matéria que foi divulgada pela Revista Veja, com o título “Prazer mais propósito, a equação da felicidade” (link – http://veja.abril.com.br/noticia/economia/prazer-mais-proposito-a-equacao-da-felicidade).

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s