Praticar a empatia nos aproxima do mundo das outras pessoas

“A empatia requer que você tire um tempo para se aquietar e olhar o que acontece ao seu redor.”

Com a maior popularização da chamada Inteligência Emocional, diversas habilidades e atitudes no trato com outras pessoas passaram a ser crescentemente valorizadas, sobretudo nos ambientes sociais e nas relações do trabalho. Dessas, destaco hoje a EMPATIA, qualidade humana das mais nobres e que já motivou algumas publicações aqui no blog.

Assim, divulgo mais um texto interessante e esclarecedor sobre o tema, que vi publicado no site A Mente É Maravilhosa, a seguir transcrito:

Praticar a empatia nos aproxima do mundo das outras pessoas

“Praticar a empatia nos aproxima do mundo das outras pessoas

Com certeza você tem muitas metas materiais e emocionais que deseja alcançar, mas enquanto você está no processo, será que você pratica a empatia? Às vezes vivemos o nosso dia a dia tão focados nas nossas necessidades que sequer paramos para ver as dos outros. Não está errado fixar toda a sua atenção nas suas metas, sempre que você não se esqueça daqueles que o rodeiam.

A empatia é uma habilidade que permite calçar os sapatos dos outros. Você pode dizer que para você não é importante ou não interessa ver a vida através dos olhos daqueles que convivem com você, e embora seja verdade que você possa ter metas e ideias diferentes, isso não significa que você deve se esquecer deles.

Além disso, ser empático lhe dá a possibilidade de se fazer entender melhor e compreender com maior profundidade o mundo que o rodeia.

Ouvir é a base da empatia

Já que a empatia se baseia em se colocar no lugar do outro, a primeira coisa que você precisa é conhecer o seu ponto de vista. Um dos grandes problemas que temos é que quando conversamos, costumamos ir criando respostas prematuras nas nossas cabeças. Então, chega a hora em que nem sequer deixamos que o outro termine de falar porque já “adivinhamos” o que ele dirá e damos a nossa opinião.

A empatia requer mais paciência. Você deve respeitar o tempo para ouvir a outra pessoa. Ouvi-la de verdade em tudo o que disser e prestando muita atenção. Logo, quando for a sua vez de falar, respeite o seu tempo para pensar bem antes de falar. É um exercício que um leva certo tempo porque não estamos acostumados, mas quando você o tiver dominado, terá dado um grande passo.

crianças-em-arvore

Pare, observe e pergunte

Como é fácil tirar conclusões precipitadas sobre qualquer coisa! Fazemos isto o tempo todo e sem parar para questionar nada. A este hábito, some o fato de que estamos mais tempo focados no telefone ou nas redes sociais e você perceberá que vivemos em um mundo pouco empático. Por que você não para um momento para ver o que existe ao seu redor? Você já olhou para as pessoas que o rodeiam? Você tem ideia do que elas sentem, sonham ou desejam?

A empatia requer que você tire um tempo para se aquietar e olhar o que acontece ao seu redor. Observe as pessoas que passam ao seu lado e com as quais você convive. O que dizem as suas atitudes? Pergunte-se o que elas estão fazendo e analise-as. Isto permitirá que você entenda os outros sem necessidade de que lhe digam abertamente o que está passando pelas suas cabeças.

Veja as situações de outro ponto de vista

Quando você tem uma discussão ou simplesmente não concorda com outra pessoa, o mais comum é você se apegar ao seu ponto de vista. A próxima vez que isto acontecer, ponha-se no lugar do outro. Não será fácil nas primeiras vezes, mas a prática ajudará você a superar o desafio. Pergunte-se: Quais são os motivos da outra pessoa? O que você acha que ela sentiu ou está sentindo? Em quais medos ou dúvidas se baseia a forma de agir da outra pessoa?

Pouco a pouco você verá que estas perguntas vão ajudá-lo a entender as situações que você vive. É mais fácil andar pela vida achando que o seu ponto de vista é o correto ou o melhor, mas nos esquecemos de que do outro lado também estão pensando a mesma coisa. A empatia permitirá ver que você não tem inimigos reais, mas apenas ideias opostas que podem conviver com algum esforço e disciplina.

mulheres-no-campo

A importância de ver um mundo maior

A empatia lhe dará a capacidade de ver um mundo mais completo e complexo. Talvez agora isto lhe pareça pouco útil, mas acontece que vivemos rodeados de gente. Todas as suas metas, sonhos e medos estão baseados na convivência com os outros. Por isso, aprender a ver o mundo a partir da perspectiva daqueles que o rodeiam não apenas fará você mais sábio como lhe permitirá chegar mais rápido aos seus objetivos.

Quando você for capaz de entender aqueles que o rodeiam , você poderá ajudá-los e eles o ajudarão a conseguir o que você deseja. Ao mesmo tempo, você pode ser o fator de mudança nas suas vidas. O fato é que andar pela vida remando sozinho em busca dos seus sonhos é complicado, mas ir acompanhado tornará o caminho mais fácil.

Por: Anne Teixeira

Publicado emhttp://amenteemaravilhosa.com.br/praticar-empatia-aproxima-pessoas/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s