7 fatores que contribuem para a FELICIDADE e para o SUCESSO!

“A felicidade é o centro, e o sucesso gira em torno dela”. (Shawn Achor).

Sempre houve um pensamento dominante de que o sucesso traz felicidade! Acontece que os estudiosos da felicidade, aproveitando o movimento de ampliação do entendimento – e prática – da chamada Psicologia Positiva, vêm demonstrando que a ordem mais adequada é inversa: a felicidade é preditora do sucesso!

Não tenho dúvida de que adotar atitudes pra cima, otimistas, que levem a pessoa a sentir-se mais constantemente feliz, atrai muito mais coisas positivas, abre portas mais facilmente e, com isso, as chances de êxito aumentam sobremaneira.

Eu já havia destacado esse enfoque mais contemporâneo aqui no blog, na postagem “https://obemviver.blog.br/2015/12/10/refletindo-sobre-felicidade-a-bola-esta-com-voce/”, de 10 de dezembro de 2015, em que destaquei a grande sacada do pesquisador Shawn Achor, em seu livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, de que “Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso”.

Hoje, em reforço a essa lógica, e para demonstrar como práticas cotidianas, ainda que simples, podem contribuir decisivamente para a sua sensação de felicidade, selecionei o artigo que transcrevo abaixo, publicado no site Tudo Por Email, trazendo por referência outro livro de Achor, “The Happiness Advantage”.

Vale a pena atentar para estes fatores (dicas):

“7 Passos Para Ter Sucesso Na Vida!

Você pode achar que só será feliz quando atingir o sucesso absoluto em tudo aquilo que deseja, mas a ciência prova justamente o contrário: você sim terá sucesso quando for feliz. Estudiosos e pesquisadores da psicologia positiva têm comprovado cada vez mais que uma atitude positiva e feliz faz com que as pessoas atinjam seus objetivos e, consequentemente, a tão almejada felicidade.

O escritor americano Shawn Achor descreveu em seu livro The Happiness Advantage (em português, A Vantagem da Felicidade): “Quando estamos felizes e nossa mente e humor estão positivos, consequentemente seremos mais bem-sucedidos. A felicidade é o centro, e o sucesso gira em torno dela”.

Portanto, se você está passando por um dia difícil ou por uma fase complicada na sua vida, preste atenção nas sete dicas abaixo. Pode ser complicado no início, mas tudo que você tem a fazer é começar a treinar a si mesmo. Confira.

1. Ser grato

Em um estudo realizados pelos pesquisadores americanos Robert Emmons, da Universidade da Califórnia, e Michael McCullough, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, foi feito um teste no qual parte dos participantes escreveram um tipo de relatório semanal no qual descrevessem cinco coisas que os fizeram felizes durante o dia. Depois de dois meses, as pessoas que mantiveram o relatório sentiram-se melhor física e mentalmente comparado a outro grupo que não fez o mesmo procedimento.

Agradecer regularmente a tudo que você tem o fará mais feliz e satisfeito e te dará ânimo para seguir em frente e conquistar seus objetivos. Você pode cultivar a gratidão todos os dias e por meio de pequenas atitudes, como comprar um presente para alguém que você gosta, ou simplesmente escrever um cartão. Isso o fará feliz e à outra pessoa também.

2. Foco na sua respiração

Um estudo recente comprovou que a prática de 25 minutos de meditação durante três dias seguidos reduziu o nível de estresse dos participantes de forma significativa. Os efeitos da meditação são ainda mais impressionantes: um estudo da conceituada Universidade de Harvard comprovou que a prática de meditação em oito semanas modificou diversos componentes químicos do cérebro associados à compaixão e autoconsciência.

Você pode meditar até mesmo durante o trabalho, em um dia cheio. Dê a si uma pausa de 10 minutos. Observe a sua respiração. Quando os pensamentos vierem à sua cabeça, deixe-os passar como se fossem nuvens no céu. Pode ser difícil no começo, mas irá melhorar com a prática, pois trata-se de um processo. A meditação tornará sua mente mais leve, com mais espaço para os prazeres da vida. Apenas permita-se. E se você quer saber mais sobre os benefícios da meditação para a sua vida, clique aqui.

3. Pensar nas suas férias

Se está tendo um dia estressante, aqui vai uma dica que pode melhorar o seu humor de imediato: estudos comprovaram que as férias em si não trazem tanta felicidade quanto planejá-las e esperar por elas. Essa antecipação traz uma felicidade espontânea e instantânea. Outra boa dica para o seu bem-estar e felicidade: ao invés de gastar dinheiro comprando coisas, gaste-o com experiências que vai levar para a vida, como uma grande viagem.

4. Visualizar algo incrível

Admiração. Este sentimento, esta sensação maravilhosa que temos ao admirarmos alguma coisa muito bonita, que nos enche os olhos e alma. É uma emoção ainda pouco estudada, mas pesquisadores descobriram que podemos ativá-la ao mudarmos a forma como vemos as coisas ao nosso redor. Nesta pesquisa foi comprovado que, ao provocarmos essa sensação de admiração, mudamos nossa percepção em relação ao tempo, como se tivéssemos mais tempo em nossos dias e nossas vidas. E para isso você não precisa pegar o seu carro e viajar até uma paisagem. Dê um tempo a si mesmo e procure na internet algum lugar que você ama, pode ser uma paisagem, uma bela cidade ou algum lugar que já esteve ou gostaria de estar. Analise este local, veja outras imagens, imagine-se lá. Você vai sentir uma sensação de bem-estar, acredite.

5. Desconectar-se

Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, demonstrou que o uso excessivo de redes sociais, especialmente o Facebook, nos tornam insatisfeitos com nossas vidas. Outro estudo da Universidade do Missouri mostrou que o Facebook pode trazer sentimentos negativos, como inveja.

Você não precisa banir esta rede social da sua vida, mas passar horas navegando na linha do tempo olhando as fotos das outras pessoas não te fará bem. Isso não significa que você é uma pessoa invejosa, pelo contrário, pode até vibrar com as conquistas das outras pessoas, mas o importante é focar em si mesmo. Desligue o celular e o computador, saia das redes sociais e socialize de verdade: vá encontrar seus amigos pessoalmente e compartilhar coisas boas da vida. Isso já foi comprovado que melhora o seu bem-estar, proporcionando felicidade.

6. Praticar exercícios

Todos nós sabemos que a prática de exercícios físicos é essencial para nos mantermos saudáveis no âmbito físico e mental. Mas isso não significa que você tenha que passar horas na academia. Há diversas atividades mais simples e muito saudáveis: caminhada, corrida, ioga, natação e bicicleta são alguns exemplos. Mexa-se e viva com saúde. O caminho para a felicidade será mais fácil.

7. Criar um hábito

Se quiser usufruir de tudo que foi listado acima e finalmente conseguir a tão almejada felicidade, então coloque-as em prática a partir do próximo mês. Pode ser a partir de hoje, não importa. Basta apenas 21 dias para formar um hábito. Portanto, seja firme e forte e a caminhada para a felicidade terá começado.
Fonte: virgin.com

Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6468
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s