Como evitar o amarelamento dos dentes?

Replico matéria interessante e informativa para você ficar por dentro dos fatores que podem provocar o amarelamento dos dentes. No geral, não resta dúvida de que a aparência dos dentes pode funcionar como um bom “cartão de visitas” da pessoa, podendo até mesmo influenciar na autoestima de muita gente e, por isso mesmo, não deve ser simplesmente negligenciada!

A meu ver, esta publicação do blog Pitacos e Achados congrega informações esclarecedoras sobre alguns aspectos envolvendo o assunto e, melhor ainda, traz alguns alertas, podendo ser útil para qualquer pessoa. Confiram a seguir:

“Como evitar o amarelamento dos dentes?

Publicado em

Olá pessoal!!

Nem todas as pessoas conseguem ter os dentes naturalmente brancos. Mas ter o sorriso claro se transformou em uma demanda estética e, para muitos, uma necessidade psicológica. Muitos culpam o cigarro, o café ou até comidas com corantes fortes pelo amarelamento dos dentes. Para saber as reais causas, o site da BBC Mundo consultou um especialista para saber quais as causas e as possíveis soluções para o problema.

1- Causas genéticas: O presidente do Conselho Geral de Colégios de Odontologia da Espanha, Oscar Castro Reino, disse à BBC Mundo que ‘a cor dos dentes depende de cada pessoa’. ‘Há um condicionamento genético importante que define a coloração dos dentes desde quando nascemos’, completou.

Segundo Castro, também existem doenças congênitas “como a dentinogênese ou amelogênese imperfeita, que provocam problemas no esmalte ou na dentina, fazendo que estes adquiram uma cor amarelada ou até marrom”.

Além disso, “as alterações endócrinas de hormônios da tireoide também influem na cor dos dentes e podem provocar manchas e alterar sua cor”.

2- Seu dentes são o que você come: Alguns alimentos e bebidas têm pigmentos que podem passar pelos poros de nosso dentes ou, como os dentistas os chamam, os canalículos dentinários, da dentina.

Os mais conhecidos são o café e o chá preto. Outros são menos óbvios: Castro cita também o chá verde, cuja pigmentação pode amarelar os dentes, o vinho tinto e os refrigerantes.

O mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno (um pigmento natural antioxidante), como tomate e cenoura.

3. Medicamentos e tratamentos: “Alguns tipos de antibióticos, como a tetraciclina, podem provocar uma alteração durante a formação do dente, fazendo com que este se desenvolva com uma cor parda estriada”, disse Castro.

Outros produtos que fazem com que os dentes fiquem amarelados, segundo o especialista, são os enxaguantes bucais. Dentes com obturações de prata também podem ter sua cor alterada, já que a obturação tem pigmentos que, segundo Castro, podem ser assimilados pelo dente e transformar sua cor.

4. O passar do tempo (e a falta de cuidados): Outro fator é o tempo. À medida que envelhecemos, os dentes vão amarelando. “É normal que, com a idade, os dentes amarelem, pois desde que nascemos até nossa morte os submetemos a uma série de condições que provocam mudanças neles”, disse Castro.

Mas também é fundamental a forma como cuidamos de nossos dentes. E, acima de tudo, como os higienizamos. “A higiene dental influi muito”, explicou Castro.

dentes amarelos 1

Prevenção
Não podemos evitar a passagem do tempo, mas podemos ter cuidado com a limpeza dos nossos dentes e também evitar o consumo excessivo de certos alimentos e bebidas. E, claro, manter distância do cigarro.

Mas se o que a pessoa quer é uma solução para o problema já existente, é melhor procurar um profissional.

“Muitos tratamentos caseiros de branqueamento não têm capacidade terapêutica, como alguns anunciados na televisão e que prometem um branqueamento em até oito tons – o que é impossível”, disse Castro. “É publicidade enganosa.”

“O ideal é ao dentista e ver o que se pode fazer para branqueá-los e, acima de tudo, descartar patologias prévias”, afirmou. E, em relação a remédios caseiros (bicarbonato com limão é um deles), Castro alerta que é preciso ter cuidado.

“É um ácido que causa erosão e cujo efeito seria o mesmo que esfregar uma lixa no dente.” Para o especialista, as pastas de dente branqueadoras também podem não cumprir o que prometem. Ele diz que elas “jogam com o truque das cores (o oposto do amarelo é o violeta); as partículas violetas que impregnam o dente provocam a sensação de falso branqueamento”.

(com informações do site BBC)

Publicado em:

Como evitar o amarelamento dos dentes?

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s