Os cinco princípios para ativar o poder das palavras

Divulgo mais um texto interessante (e útil) das excelentes coaches Caroline Calaça e Cássia Morato, da Development International-Brasil e do Ferramentas Coaching, desta vez tratando de aspectos muito importantes a respeito da nossa forma de comunicar, de como utilizamos o poder das palavras, tendo em conta que esse é um fator crucial para as nossas interações sociais e relacionamentos interpessoais de qualquer natureza.

Confiram a seguir:

“Os cinco princípios para ativar o poder das palavras

dialogo1

Muitas vezes ouvimos de nossos clientes queixas relativas à baixa qualidade da comunicação no ambiente organizacional e percebemos que é muito comum as pessoas abrirem mão de explorar o poder das palavras para terem mais qualidade de vida e melhores resultados.

Usamos as palavras todos os dias, de maneira oral e escrita. Mantemos conversas, escrevemos e-mails, negociamos, debatemos, perguntamos, respondemos… No entanto, muitas vezes falamos sem plena consciência do efeito que as palavras têm em nós e nos outros. Diante disso, é oportuno conhecermos os cinco princípios para ativar o poder das palavras, desenvolvidos por Verônica e Florência Andrés, duas experientes coaches argentinas:

1.      Criar confiança com palavras íntegras

Trata-se de fazer com que nossas palavras estejam alinhadas com nossos pensamentos e com nossas intenções, e dizer só aquilo em que realmente acreditamos e eliminar as mentiras, pois a mentira corrói nossa autoestima e a imagem que os outros fazem de nós.

2.      Dar e receber opiniões com sabedoria

Acostumados a confundir fatos com juízos, costumamos expressar nossas opiniões como se fossem descrições da realidade, dando por certo que os outros veem o mesmo que nós e esquecendo a possibilidade de que tenham opinião diferente.

Também devemos ter cuidado com nossas palavras ao emitir juízos. Diferente de um fato, uma opinião não pode ser verdadeira ou falsa, e sim fundada ou infundada. E, de acordo com a intenção com que é dita, também pode ser construtiva ou destrutiva. Expressar opiniões como fatos, além disso, costuma gerar no outro uma reação defensiva, que pode acabar em uma discussão para ver quem tem razão. Para evitar isso, basta acrescentar, antes de emitir qualquer opinião: “Eu acho que…”; “Eu penso que…”; “Na minha opinião…”. Esse modo de se expressar harmoniza o diálogo. Quando falar, faça que suas palavras sejam melhores que o silêncio (provérbio indiano).

3.      Evitar as conclusões precipitadas

Muitas vezes os pensamentos montam armadilhas para nós. Uma delas é a “leitura da mente”, essa tendência a acreditar que sabemos o que as outras pessoas pensam e sentem. São suposições que tomamos como verdades e que tingem nossas percepções e nossas ações. Não fazer suposições também implica falar com clareza, sem rodeios,  não dar por óbvio que os outros entenderam aquilo que dissemos, pois falar e ouvir são dois fenômenos completamente diferentes.

4.      Entregar o melhor de si mesmo com alegria e flexibilidade

Nós nos tornamos rígidos quando nos agarramos a nossas opiniões, tentando ter razão. Mostramo-nos duros quando vemos os erros como sinais de fracasso. Tornamo-nos intolerantes quando confundimos a excelência com a perfeição. Podemos ser excelentes com a palavra, dar o melhor de nós cada vez que expressarmos uma opinião e nos perguntarmos, antes de falar, se aquilo que vamos dizer é algo bom, necessário, e se é verdadeiro.

5.      Ativar o poder do reconhecimento

O reconhecimento é algo de que todos os seres humanos necessitam. É uma maneira de nos ajudarmos a recordar quem somos e uma das melhoras formas de construir nossa confiança. É também uma forma de estreitar vínculos com as pessoas que nos cercam – em nosso ambiente de trabalho, em nossa família, em nosso círculo de amizades. Quando o reconhecimento é verdadeiro, pode ter efeitos surpreendentes e transformar a vida de quem o dá e de quem recebe.

Cada vez que vamos proferir uma opinião ou nos posicionar diante de outros, acessamos a oportunidade de exercer influência, contribuir com os outros e de ganhar o respeito de quem nos ouve. A melhor forma de aprimorar o uso da palavra é refletir, destes cinco princípios, o que eu já faço bem e o que eu preciso fazer diferente para obter melhores resultados?

Por – Caroline Calaça e Cássia Morato- Executive & Business Coaches.

Fontehttp://ferramentascoaching.com.br/os-cinco-principios-para-ativar-o-poder-das-palavras/.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s