Como conquistar a confiança das pessoas?

www.frasesparaface.com.br

No mundo das relações humanas, o fator CONFIANÇA é preponderante para determinar se a relação será positiva e duradoura.

Com efeito, divulgo artigo da amiga Caroline Calaça, Business & Executive Coach, da Ferramentas Coaching e da Development International-Brasil, trazendo boas dicas para que você possa reforçar seus atributos e ganhar a confiança das pessoas.

Como poderão constatar, o texto é direcionado para os líderes, mas essas qualidades se aplicam a todas as pessoas e para todo tipo de interação, inclusive as familiares. Afinal, quando a pessoa inspira confiança as boas relações interpessoais ficam mais facilitadas e, naturalmente, as chances de êxito se ampliam.

Vejam a seguir:

“Como conquistar a confiança das pessoas?

confiança

Confiança é um atributo intangível que, como a reputação, é difícil construir e basta um deslize para se perder e, uma vez perdida, é muito difícil ser reconstruída.

Mas o que fazer para ser um líder confiável? Antes de mais nada, para ser um líder confiável é preciso ser uma pessoa confiável, pois o líder que você é se apoia na pessoa que você é! E pessoas confiáveis tem um padrão mínimo de comportamento que concorre para que elas sejam percebidas como dignas de crédito e confiança.

Mas o que estas pessoas fazem para serem vistas assim?

1.      Falam sobre si mesmas, compartilhando seus valores e aspirações: quando você expõe seus pontos de vista e fala de suas buscas e de sua vida, você cria proximidade e dá as pessoas chance de se identificarem com você.

2.      São um exemplo de tudo aquilo que elas defendem e pregam: ao agir de forma coerente com o discurso, você se torna uma referência de pessoa que acredita e faz aquilo que diz e que é digna de ser seguida.

3.      Honram suas promessas: sua palavra é checada pelas pessoas a sua volta o tempo e somente é validada por seus atos e quando eles revelam o cumprimento de uma promessa, se tornam provas vivas de sua lealdade.

4.      Agem regidas sob um conjunto de valores que elas comunicam e preservam: quando você comunica às pessoas o que está disposto a fazer para chegar a um resultado bem como aquilo que jamais faria, porque fere seus princípios, para chegar a um resultado e age de acordo com estes valores, você ganha o respeito e a admiração delas.

5.      Comunicam de forma respeitosa e clara: ao se dirigir aos outros e ao dar feedback lidam com dados e fatos e não emitem opiniões que podem entendidas como um juízo de valor sobre a intenção do outro.

6.      São transparentes sem serem desagradáveis: falar a verdade não é usar de franqueza que fere o outro! Para dizer a verdade é fundamental avaliar a oportunidade e impacto do que vamos dizer na dignidade do outro, para que possamos ser transparentes e preservar o relacionamento.

7.      Agem de forma genuína: são verdadeiros consigo e com os outros e jamais manipulam ou usam as pessoas como se elas fossem parte de um tabuleiro de xadrez.

Finalmente, a pessoa confiável não é aquela que não erra e sim aquela que erra e admite seu erro e sua condição de falibilidade, mas que reitera seu desejo de preservar o relacionamento para seguir em  frente.

Diante destes atributos, como você avalia sua satisfação com seus resultados? O que você já faz bem e o que representa uma oportunidade para você se tornar uma pessoa melhor e mais confiável?

Caroline Calaça-Business & Executive Coach. 

Fonte – http://ferramentascoaching.com.br/como-conquistar-a-confianca-das-pessoas-1/.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Como conquistar a confiança das pessoas?

  1. De fato, um conjunto de fatores que levam as pessoas a confiarem em outrem. Embora que saibamos, existam as que conseguem passar uma imagem, quando na verdade, não são aquilo. E exatamente por isso, muitos golpes são aplicados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s