8 comportamentos de pessoas inteligentes

É sempre bom atentarmos para os nossos comportamentos e as posturas que adotamos. Não resta dúvida de que a forma como agimos – com os outros e conosco mesmos – pode ajudar, pode facilitar para o alcance do que queremos, ou simplesmente pode ser inviabilizadora de muitas ideias e intenções. Curioso é que isso pode ser um pequeno detalhe, que a pessoa não se dá conta, mas que faz grande diferença!

Eu mesmo conheço várias pessoas que têm bagagem intelectual, raciocínio rápido e prático, bem situadas no campo da inteligência racional (lógica) que, entretanto, não conseguem realizar o que gostariam, desagradam a muita gente e, consequentemente, não chegam a sucesso. Será que o motivo desse resultado insatisfatório (frustração) não está no campo das atitudes que adotam, das crenças e pensamentos limitantes que alimentam em suas mentes?

E para refletir melhor a esse respeito, replico, abaixo, interessante artigo sobre algumas atitudes bastante práticas que são adotadas por pessoas inteligentes, publicado no blog Pitacos e Achados, em 18 de abril de 2016. Como ficará evidente, o conceito de inteligência aí adotado é amplo e moderno, não se limitando apenas aos atributos da chamada inteligência lógica e racional. Ao contrário, requer maior dominância dos fatores que compõem a inteligência emocional.

Leiam a seguir:

“8 comportamentos de pessoas inteligentes

Happy-group-of-friends-talking

Olá pessoal!!

Você é o que você faz. Não adianta saber de todos os números e condições se você não consegue tomar boas decisões que gerarão as melhores consequências para o seu negócio. Pode parecer básico, mas muitas vezes o que impede os empreendedores de alcançar o sucesso é o comportamento deles.

O especialista Steve Tobak fez uma lista para o site da revista “Entrepreneur” de quais são os comportamentos e posições de pessoas inteligentes. Saiba quais são eles:

1 – Elas tomam decisões inteligentes
Essas são pessoas que sabem que seus atos têm consequências. Elas também sabem o impacto que essas consequências têm em seus negócios. Para fazer boas escolhas, é necessário foco e disciplina.

2 – Elas aprendem com seus erros
Errar é a melhor forma de aprendizado. Ficando cara a cara com a realidade, o empreendedor pode ter uma percepção melhor de suas próprias falhas e encontrar maneiras para acertar da próxima vez.

3 – Elas não sabem todas as respostas
Pessoas inteligentes não precisam agir como se soubessem de tudo. Elas são espertas o suficiente para reconhecer o quanto não sabem.

4 – Elas estão cercadas de outras pessoas inteligentes
Uma pessoa pode até ser inteligente, mas os melhores trabalhos são sempre feitos em equipe. Steve Jobs, por exemplo, recrutava cerca de oito pessoas talentosas para participar de sua equipe de liderança e os ensinava a fazer o mesmo com seus próprios times.

5 – Elas conseguem se adaptar
Saber se adaptar ao ambiente e as pessoas ao redor é uma característica importante em qualquer tipo de carreira. Quem consegue usar os recursos que tem para atingir bons resultados se destacará.

6 – Elas são razoáveis
Tem muita gente que não abre mão de um posicionamento, mesmo que todas as evidências e argumentos provem que ele está errado. Quem não deixar o orgulho e a teimosia de lado para dar mais espaço ao pensamento lógico dificilmente conseguirá ter uma boa convivência no ambiente de trabalho.

7 – Elas não seguem modismos
Deixe os modismos e os pseudoconhecimentos de lado e crie seu próprio caminho. Pense fora da caixa.

8 – Elas reconhecem suas limitações
Não há problema algum em ter ambição. Mas é necessário reconhecer seus próprios limites também. Não corra riscos à toa: saiba o quanto você é capaz de aguentar.

Pitacos: E digo mais. Elas não negligenciam seu tempo “off-line”, pois sabem que é fundamental para enfrentar a rotina e ter boa saúde. Elas também sabem que a perfeição não existe e não perdem tempo procurando por ela. Sabem também que buscar a perfeição que não existe, lhes deixará sempre com a sensação de fracasso e tira seu ânimo para avançar. Ah! Não dão algo esperando outro em troca. Seus relacionamentos são firmes, porque se preocupam com os outros.

Reveja sua postura e caminhe em direção ao sucesso.

Fonte: revistapegn

Publicado em – https://pitacoseachados.com/2016/04/18/8-comportamentos-de-pessoas-inteligentes/.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Liderança, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para 8 comportamentos de pessoas inteligentes

  1. Lucia Laborda disse:

    Belo post! Realmente são comportamentos que deveriam ser seguidos.

  2. Sandra Fayad disse:

    Acho que mereço nota 7, sem direito a reclamação. Obrigada pelas dicas. Vou tentar melhorar minha performance.

    • JCDattoli disse:

      Valeu, Sandra. Você sempre mostrando o seu poder de autocrítica que, com certeza, é mais do que rigoroso. E por outro lado, é claro que sempre existe espaço para avançarmos no aprimoramento das nossas competências.
      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s