Informação importante para a saúde: Por que você deve trocar a escova de dentes a cada 3 meses?

Divulgo texto muito interessante, esclarecer e sem dúvida útil sobre saúde. Você ficará sabendo sobre a importância da escova de dentes que utilizamos e porquê devemos fazer a troca da escova com regularidade (é recomendável a substituição a cada três meses).

Confiram a publicação abaixo, do site Tudo Por Email, tendo por fonte o site http://www.prevention.com, cujos links podem ser acessados ao final:

“Por Que Você Deve Trocar a Sua Escova de Dentes

Cuidar da saúde da boca e dos dentes é fundamental, ou melhor: obrigatório. Com que frequência você costuma ir ao dentista? Por acaso utiliza uma boa pasta de dentes e usa enxaguante bucal? Isso sem falar no uso do fio dental, que muitos deixam de lado.

Mas vamos falar agora de um acessório que todo mundo usa mas parece não dar muita importância: a escova de dentes. Com que frequência você troca a sua escova? Dentistas recomendam que seja substituída a cada três meses. E após ler este artigo, você vai querer trocar a sua escova imediatamente!

Por que devemos trocar a escova regularmente?

As cerdas da escova se desgastam rapidamente com o uso frequente da escova. Basta fazer um cálculo simples: você a utiliza ao menos três vezes ao dia – de manhã, depois do desjejum, depois do almoço e antes de dormir, certo? Você pode até alegar que escolheu uma marca mais resistente e pagou mais por isso, mas essa regra vale para todas as escovas, desde a mais simples até as super sofisticadas. Veja agora alguns motivos que o farão correr até a farmácia e comprar uma escova novinha!

Dentes amarelos

O que você não sabe a respeito das escovas é que, por mais que a mantenha limpa, algumas bactérias muito resistentes vão permanecer ali, principalmente na base onde estão as cerdas. Ou seja: você está reintroduzindo velhas bactérias na sua boca! Saiba que esse é dos motivos que deixa os seus dentes amarelados.

Formação de placa

A formação de placa é a maior vilã de uma boca saudável, e pode acelerar a formação de placa. Quando as cerdas da escova não estão fortes o suficiente, a escovação não é tão efetiva pois faz uma limpeza superficial, mesmo que você utilize uma boa pasta e enxaguantes depois de escovar.

Doenças bucais

Uma escovação malfeita pode desencadear outras doenças bucais. Por ser uma região muito úmida, a boca exige cuidados especiais o tempo todo pois é uma das áreas onde há uma enorme quantidade de bactérias, e algumas delas ficam até mais resistentes com a acidez da saliva. Por isso, se você está usando uma escova antiga, saiba que pode até fortalecer bactérias, pois a limpeza não é tão efetiva. Podem ocorrer problemas como afta e inflamação nas gengivas.

Pode fazer mal ao coração

Por essa você não esperava, mas é verdade. Quando nossa boca não é higienizada adequadamente, são muito maiores os riscos de adquirir endocardite. Trata-se de uma infecção no endocárdio, o revestimento interno do coração, e esta doença pode surgir quando uma bactéria ou um germe muito resistente se espalha pelo sistema sanguíneo e chega até o endocárdio. A doença pode destruir as válvulas do coração e trazer sérios problemas.

Normalmente essas bactérias que causam a endocardite ficam na boca. Uma escova antiga e já desgastada, além de não limpar efetivamente, carrega uma série de bactérias que podem colocar sua vida em risco.

E quando devo trocar a minha escova?

  • Você pode perceber durante a escovação. Se as cerdas dobram demais enquanto você passa a escova pelos dentes, deve substitui-la por uma nova.
  • Verifique as cerdas. Não deixe que elas fiquem totalmente dobradas, com aquele aspecto de velha. Quando as pontas começarem a dobrar, jogue-a fora e compre uma novinha em folha.
  • Preste atenção na cabeça da escova, onde ficam as cerdas. Se ali permanecerem restos de pasta de dente, saiba que isso é um prato cheio para proliferação de bactérias. Caso isso aconteça, mesmo que a sua escova tenha pouco tempo de uso, substitua por uma nova.

Fonte: prevention.com

Publicado emhttp://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=6251
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Informação importante para a saúde: Por que você deve trocar a escova de dentes a cada 3 meses?

  1. Informações preciosas! Eu pelo menos, desconhecia a relação das escovas de dentes, com problemas cardíacos. Uma abençoada semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s