Leia este artigo sobre PSICOPATIA – Muito interessante!

www.consultoriodamente.com

A propósito do trágico assassinato de uma estudante por seu próprio colega de universidade, em Brasília, ocorrido na semana passada, divulgo interessante, oportuno e esclarecedor artigo sobre PSICOPATIA, o chamado Transtorno de Personalidade Antissocial,  escrito pelo médico Jorge Salim Rizk e publicado no Facebook.

Você ficará informado sobre a quantidade de pessoas que apresentam, em algum grau, esse tipo de transtorno (psicopatia), no Brasil e no mundo, as principais características desse transtorno e como você poderá identificar um psicopata.

Recomendo a leitura, a seguir:

“PSICOPATIA e TRAGÉDIA na UnB

Ontem, tragicamente, tivemos em nossa cidade mais uma vítima de um provável psicopata.
Em princípio, ninguém tem obrigação de saber que está lidando com um deles.
Por isso traço aqui breves linhas com o intuito de prestar esclarecimentos, para que nossa boa fé e boa índole não estejam desacompanhadas de TOTAL desconhecimento de que aproximadamente 6 milhões de psicopatas estão entre nós (só no Brasil).
……………………………………………………
🔹Estima-se que até 4% da população mundial apresente o chamado ‘transtorno de personalidade antissocial” , que pode não se manifestar de forma violenta. 🔹Mas não se engane por isso, pois o fato de não cometer ato violento não implica no fato de que um psicopata não deixará um rastro de destruição por onde passar, mesmo no GRAU mais LEVE de psicopatia.
🔹Entre a população carcerária esse índice pode chegar a mais de 20%. 🔹Quando tiver que decidir em quem confiar, tenha em mente que a combinação de ações maldosas com frequentes jogos de sedução praticamente equivalem a um aviso de uma pessoa portadora deste transtorno, que pode ocorrer em graus variados.
…………………………………………………….
COMO RECONHECER UM PSICOPATA?
🔹Eles possuem um padrão perversivo de desrespeito e violação aos direitos dos outros, que ocorre desde a adolescência, devendo preencher PELO MENOS TRÊS dos seguintes nove critérios:
1. Fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos éticos e legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de reprovação social ou detenção (crimes);
2. Impulsividade predominante ou incapacidade em seguir planos traçados para o futuro;
3. Irritabilidade e agressividade, indicadas por histórico constante de lutas corporais ou agressões verbais violentas;
4. Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia;
5. Irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras;
6. Ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter manipulado, ferido, maltratado ou roubado outra pessoa;
7. Tendência para enganar, indicada por mentir compulsivamente, distorcer fatos ou ludibriar os outros para obter credibilidade, vantagens pessoais ou prazer;
8. Em alguns casos, incapacidade de conviver com animais domésticos ou ter apreço pelos sentimentos dos mesmos em geral;
9. Dissociabilidade familiar, marcada pelo desrespeito ou desapreço.
🔹Existem evidências de Transtorno de Conduta com início antes dos 15 anos de idade.
Tenham um bom dia e, por favor, atenção!  “

Fonte.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações, Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Leia este artigo sobre PSICOPATIA – Muito interessante!

  1. Acho esse assunto de extrema importância, com esse número crescente de pessoas com esse transtorno. Dificilmente, quem desconhece o assunto, identifica, porque pode ser confundido com uma pessoa rebelde, criado com muitas vontades, sem limites. Muitas vezes os próprios pais, não conseguem identificar, ou não aceitam, e acabam, em algumas vezes, se tornando vitimas.
    Porém, creio que paralelamente a se conhecer os sintomas e comportamentos, deveriam também, pesquisar mais, os motivos que desencadeiam as psicopatias. Talvez, fosse mais fácil, prevenir, que remediar, por ser difícil tratar, quem não admite precisar do tratamento e até isso, pode ser um fato que venha a disparar esse gatilho.

  2. JCDattoli disse:

    Legal, Lúcia, o seu comentário. Obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s