Inspiração – 20 conselhos de empreendedores de sucesso para adotar para a vida

 www.iexe.com.br

Você já é um empreendedor, ou deseja empreender algum negócio?

A publicação que selecionei para hoje, divulgada no UOL-e-commerce/Impulso Digital, traz conselhos de pessoas que obtiveram êxito nos seus empreendimentos e que, portanto, podem ser valiosos para você!

Chamo a sua atenção para o significado de “ser empreendedor”. No meu entender, todo aquele que toca uma iniciativa (ou projeto) com vistas a causar algum impacto nos outros, ser apreciado, valorizado e, em consequência, obter posicionamento, fazer a sua “marca” e ser “comprado”, seja qual for o ramo de atividade e o porte do negócio, é um empreendedor.

Empreendedorismo, assim colocado, dá ensejo a um mundo de possibilidades. Aliás, estou certo de que muita gente não percebe suas atitudes como um empreendedor. O ponto de partida para assim se caracterizar é acreditar em si, na sua capacidade, talento e disposição; e, claro, seguir rumo a um objetivo. Na essência, é incorporar o espírito do “você s/a”.

E isso pode abir a percepção de muitas pessoas. Para ilustrar esse raciocínio, afora os empreendedores naturalmente reconhecidos por exercerem atividades vinculadas a negócios tradicionais, como comércio, indústria, agricultura…, um músico que procura ocupar seu espaço atuando autonomamente na atividade musical, é um empreendedor. O profissional liberal, que vende seus serviços intelectuais, também o é. Até mesmo o aposentado que resolve resgatar um sonho e se lançar como artesão, ou como marceneiro, está empreendendo. O que quero dizer é que o conceito de empreendedorismo é muitíssimo amplo.

Assim contextualizado, fica evidente que as reflexões e dicas a seguir podem trazer preciosos insights para você, para os seus planos de negócios, de carreira, do pós-carreira, de vida…

Confiram:

“20 conselhos de empreendedores de sucesso para adotar para a vida

Que pequeno empreendedor não gostaria de ter em seu conselho alguns dos empresários mais bem-sucedidos do país? Afinal, ter uma grande rede de lojas de sucesso, ser conhecido como referência em empreendedorismo e ter uma marca reconhecida no Brasil e no mundo não é tarefa fácil, e quem conseguiu atingir esses objetivos, com certeza, tem boas lições para dar, não é mesmo

Separamos 20 conselhos de alguns dos empresários mais conhecidos para inspirar você:

1.    “Você pode falhar fazendo o que não gosta, então falhe com o que você gosta. Vale mais a pena!” – Roberta Antunes, cofundadora do Hotel Urbano.

2.    “É importante separar o sonho da ilusão.” – Abilio Diniz, presidente do Conselho Administrativo da BRF.

3.    “Não tem essa coisa de que empresa familiar não dá certo, o que não dá certo é empresa familiar que não tem profissional.” – Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

4.    “Se você não for teimoso, vai desistir muito cedo. E se você não for flexível, vai bater a cabeça contra a parede e não vai ver uma solução diferente para um problema que está tentando resolver.” – Jeff Bezos, CEO da Amazon.

5.    “Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo.” – Marcio Kumruian, fundador da Netshoes.

6.    “Empreender, por si só, já é um risco. No Rio, é quase uma irresponsabilidade, mas para mim é algo supersedutor.” – Cello Macedo, fundador da Devassa.

7.    “A pior coisa é não fazer. Abra as portas, certas ou erradas!” – Jorge Moll, fundador da Rede D’Or.

8.    “A vida teria sido mais tranquila se eu tivesse me preparado para escalar. Crescer é bonito, mas é difícil.” – Gilberto Mautner, criador da Locaweb.

9.    “A gente nunca chega lá. Se eu achar isso, será o começo do fim.” – Alexandre Tadeu da Costa, fundador da Cacau Show.

10.  “Aprendi com 18 anos que eu tinha muito mais controle da minha vida. Aprendi que a gente pode criar a nossa própria sorte.” – Bel Pesce, fundadora da FazINOVA.

11.  “Inovação é falar menos o que tem de ser feito e criar mais um ambiente onde tudo pode ser feito.” – Roberta Antunes, cofundadora do Hotel Urbano.

12.  “Passei minha vida tentando ver como fazer para vender mais barato. As pessoas têm outro conceito de como fazer para ter mais lucro. Eu nunca pensei em lucro e sempre tive lucro.” – Alberto Saraiva, fundador do Habib’s.

13.  “Ter sucesso profissional só é possível com gente remando junto com você.” – Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

14.  “Tem de ter coragem e criatividade para superar as barreiras. E sorte. Tente ficar no lugar onde o raio vai cair.” – Cello Macedo, fundador da Devassa.

15.  “Se só trabalhar em coisas que gosta e pelas quais é apaixonado, você não precisa ter um superplano para saber como as coisas vão se desenrolar.” – Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

16.  “Autoconhecimento e análise do cenário são importantes para quem quer construir novas metas na carreira.” – Abilio Diniz, presidente do Conselho Administrativo da BRF.

17.  “Você não precisa ser um gênio, um visionário ou até mesmo formado na universidade. Para ser bem-sucedido você precisa apenas de uma estrutura e um sonho.” – Michael Dell, fundador da Dell.

18.  “Naturalmente, qualquer empreendedor tem problemas todos os dias. Mas o empreendedor não pode ser um cara que só enxerga problemas, tem de enxergar oportunidades.” – João Appolinário, fundador da Polishop.

19.  “A essência da estratégia é a diferenciação.” – Sandro Magaldi, CEO do MeuSucesso.com.

20.  “Prevenir é melhor que remediar. Planejar é melhor que improvisar. Estruturar é melhor que consertar. Educar é melhor que punir.” – Leandro Vieira, fundador do Administradores.com.

Fonte – http://ecommerce.uol.com.br/impulso-digital/temas/tecnologia-e-design/20-conselhos-de-empreendedores-de-sucesso-para-adotar-para-a-vida.html#rmcl
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Inspiração – 20 conselhos de empreendedores de sucesso para adotar para a vida

  1. Belas dicas para quem pretende ser empreendedor. Aliás, tem alguns conselhos que valem mesmo não tendo pretensões de o ser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s