Anúncios

“13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente”

www.filosofiaesoterica.com

Volto hoje ao tema Inteligência Emocional (IE). Falar sobre algum aspecto da chamada IE, como todos já observaram, tem sido recorrente aqui no blog. Isso se justifica, em grande medida, pelo fato de que a IE está no contexto do tão importante fator para o aperfeiçoamento do ser humano, o Autoconhecimento.

Com efeito, pode-se facilmente concluir que uma pessoa com bom nível de IE tem se dedicado ao conhecimento sobre si mesmo, cada vez mais, a se descobrir – tanto aspectos positivos quanto negativos. Em consequência, essa pessoa demonstra, naturalmente, equilíbrio emocional nas situações adversas e estressantes, mostra-se mais respeitosa e atenciosa com os outros etc. Aliás, nos processos de coaching, para desenvolvimento pessoal ou profissional, a abordagem sobre autoconhecimento e espiritualidade caminha de mãos dadas com os pressupostos da inteligência emocional.

Nesta oportunidade, divulgo artigo muito inteligente, ilustrativo, escrito de forma leve e moderna, com o título 13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente,  publicado no blog Pitacos e Achados.

O texto lhe oferecerá, por certo, bons insights. Leiam a seguir: 

“13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente

shutterstock_263028320

Olá pessoal!!

Perceberam o quanto gosto do assunto, não é mesmo?!  Então vamos lá! Parece fácil, mas não é tão simples assim, e, se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, confira a seguir algumas características presentes em quem tem um bom nível de inteligência emocional.

Ah! Inteligência emocional é a capacidade que algumas pessoas têm, mas que todas deveriam ter, de interpretar os acontecimentos da vida e tomar atitudes saudáveis diante deles.

 1 – Elas têm um bom vocabulário emocional

Todas as pessoas sentem emoções, mas poucas sabem reconhecer exatamente que tipo de emoção estão sentindo. Quem tem uma boa inteligência emocional não costuma falar apenas que está se sentindo bem ou mal, mas nomeia sentimentos como ansiedade, irritação, frustração, desânimo e por aí vai.

Shutterstock

2 – Demonstram curiosidade pelas outras pessoas

Quanto mais você se importa com as outras pessoas e demonstra empatia, mais emocionalmente inteligente você é.

Shutterstock

3 – Não se assustam com mudanças

São pessoas flexíveis e que se adaptam constantemente às novidades. Elas sabem que o medo da mudança é paralisante e geralmente nos impede de ter sucesso.

Shutterstock

4 – Reconhecem suas fraquezas e seus pontos fortes

Autoconhecimento é uma coisa que essas pessoas dominam bem. Como estão sempre em busca de aperfeiçoamento, conseguem administrar bem as próprias qualidades e também os defeitos.

Shutterstock

5 – São boas em julgar caráter

Conseguem interpretar ações, gestos e olhares das outras pessoas e não são enganadas com facilidade.

Shutterstock

6 – Se ofendem com pouca frequência

Como se conhecem bem, não se ofendem com o que outra pessoa possa dizer sobre elas. São pessoas confiantes e de mente aberta.

Shutterstock

7 – Sabem dizer não

Não são pessoas muito impulsivas e costumam colocar a saúde mental como prioridade, por isso sabem dizer não. Aliás, quem não consegue dizer não é geralmente quem mais sofre com stress, burnout e depressão.

Shutterstock

8 – Aprendem com os erros

Elas também erram, é claro, mas não ficam remoendo aquilo que não saiu como o planejado e, inclusive, aproveitam o erro para aprender com ele.

Shutterstock

9 – São solícitas e não esperam retorno

Pessoas emocionalmente inteligentes costumam dar pequenos mimos, bilhetinhos e demonstrar que se importam com os outros. Como não esperam nada em troca, acabam construindo bons relacionamentos.

Shutterstock

10 – Não guardam rancor

Elas sabem que emoções negativas, quando acumuladas, só nos fazem mal. Quando alguém pisa na bola, conversam e geralmente perdoam – dependendo da gravidade do problema, é claro. Agora jogar na cara da amiga aquela briga de dez anos atrás? Jamais.

Shutterstock

11 – Não esperam a perfeição

Nada é perfeito, então não adianta teimar. Fazer o seu melhor, sim. Querer ser perfeito, não.

Shutterstock

12 – Elas ficam sozinhas de vez em quando

Elas trabalham, lidam com amigos e familiares, cumprem tarefas domésticas e, frequentemente, gostam de ficar sozinhas, desconectadas das outras pessoas e do mundo. Dessa forma, ficam menos estressadas, meditam e exercitam a criatividade.

Shutterstock

13 – Elas não dão importância à opinião de qualquer um

Guiar escolhas com base no medo do que pessoas que nem são próximas da sua vida podem dizer é, racionalmente pensando, bem esquisito. Ainda assim, muita gente faz isso – não os emocionalmente inteligentes, é claro. Eles sabem que a vida é curta demais para se preocupar com a opinião daquele cara mala do escritório sobre a foto que você postou no Instagram.

Shutterstock

 Você se considera uma pessoa emocionalmente inteligente? Comente!

Fontes(s): Motoo/Travis Bradberr 

Publicado em – http://pitacoseachados.com/2016/02/22/13-qualidades-de-quem-e-emocionalmente-inteligente/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

7 respostas para “13 qualidades de quem é emocionalmente inteligente”

  1. Rita Santana disse:

    Parabéns Clovis!
    O AUTOCONHECIMENTO É FUNDAMENTAL PARA DIRECIONAR AS ESCOLHAS DE MANEIRA ADEQUADA E PROGREDIR EM TODAS AS ÁR EAS EM NOSSAS VIDAS.
    GRANDE BJ.

  2. Bastante interessante! Acho que tenho muitos, mas não todos.

  3. Acho que o processo do autoconhecimento se processa ao longo dos anos. Por mais que saibamos a nosso respeito, sempre nos surpreendemos com algo novo. Mas faz parte do crescimento.

  4. Sempre Alerta disse:

    Maravilhoso, adorei e sei que preciso melhorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: