QUIABO – Uma das maravilhas da natureza para a nossa saúde. Vejam porquê!

 nutricaoesaudeblog.wordpress.com

Ao tomar conhecimento das propriedades e dos benefícios do consumo regular do quiabo, o que já faz um bom tempo, procurei incorporar à minha dieta, com maior frequência, a utilização desse vegetal. Imaginem o  que é ter, em um só produto, vitaminas A, B, C, K, magnésio, manganês, beta-caroteno, ferro, cálcio, outros minerais, importante quantidade de fibra e muito mais?

Com efeito, replico boa matéria divulgada no site Tudo Por Email, tendo por fonte reportagens internacionais, cujos links estarão disponíveis ao final do texto, falando, com riqueza de detalhes, das propriedades e dos benefícios desse vegetal para a saúde. Apenas a título de exemplo, são citados benefícios como vigor físico, redução de glicemia, do colesterol ruim, de pressão alta, de constipação intestinal, redução de peso, melhoria de problemas respiratórios, prevenção de câncer de cólon e… (a lista é longa)! 

Cabe notar que, em inglês, o quiabo é chamado de “okra”.

Bem, leiam, com atenção, a mencionada matéria, que a seguir transcrevo, e tirem o melhor proveito desse abençoado vegetal:

“Os Benefícios do Quiabo Para a Saúde

Você gosta de quiabo? Este vegetal que chegou ao Brasil trazido pelos escravos vindos da África ganhou espaço na culinária brasileira, mas não são todos que o apreciam. Prepará-lo também pode ser um desafio pois, quando o cozinhamos, as fibras do quiabo soltam uma substância que popularmente é chamada de “baba”, e por isso muitas pessoas sequer o experimentam. Apesar disso, o quiabo é um vegetal amplamente consumido, e a culinária brasileira tem diversas receitas feitas com ele, como o tradicional Frango com Quiabo, muito apreciado em Minas Gerais, e o popular Acarajé baiano.

O que muitos ainda não sabem é que este vegetal é excelente para a saúde! Separamos aqui alguns do benefícios que o quiabo pode lhe trazer. Se você ainda resiste a ele, considere a hipótese de inclui-lo em sua dieta pelo menos uma vez por semana. Veja abaixo o quanto este vegetal pode te fazer bem.

os benefícios do quiabo para a saúde

1. Tem efeito antiestresse

Um estudo científico comprovou que as sementes do quiabo podem ajudar a aliviar o estresse, pois as sementes são ricas em substâncias antioxidantes.

2. Diminui o colesterol ruim

A Associação Americana do Coração, nos Estados Unidos, publicou um estudo no qual mostra que o consumo de quiabo diminuiu o nível do colesterol LDL no organismo, o chamado colesterol ruim. Isso acontece por causa das diversas propriedades antioxidantes e do alto volume de fibras do vegetal.

3. Diminui a fadiga

A fadiga é um problema de saúde que, por mais que muitos tentem achar a causa, muitas vezes não conseguem. A solução pode estar na boa alimentação. Um estudo científico feito com o quiabo comprovou que o consumo do vegetal, acompanhado de exercícios regulares, ajuda a combater esta desconfortável sensação de cansaço. Além disso, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

4. Faz bem para os rins

Um estudo publicado em outubro de 2005 pelo Jilin Medical Journal, da Universidade Jilin, na China, mostrou que o consumo regular de quiabo pode prevenir doenças nos rins. O estudo mostrou que pessoas que consumiam o vegetal diariamente diminuíram em até 50% o risco de problemas renais.

5. Faz bem para o cólon e sistema digestivo

Alimentos ricos em fibras são fundamentais para as mulheres, pois ajuda a manter o cólon saudável. Além disso, a fibra do quiabo faz uma grande limpeza no sistema gastrointestinal, permitindo que o cólon trabalhe melhor. E tem mais: a alta quantidade de vitamina A contribui para manter saudáveis as membranas mucosas do trato digestivo, diminuindo problemas como constipação intestinal, gases e inchaço abdominal. E para usufruir totalmente deste benefício, o ideal é consumi-lo com a “baba”, onde estão grande parte dos minerais e vitaminas.

6. Combate problemas respiratórios

O quiabo é riquíssimo em vitamina C que, junto com suas outras boas propriedades, ajuda no tratamento de doenças respiratórias, principalmente asma. Um estudo realizado na Itália comprovou que, por causa da grande quantidade de vitamina C, o quiabo pode colaborar consideravelmente no tratamento de asma em crianças.

7. Faz bem para a pele

Além de melhorar a respiração, a vitamina C é excelente para a saúde da pele, tornando-a mais firme e saudável. Esta vitamina age no crescimento e reparação dos tecidos da pele, e contribuiu na formação de colágeno e pigmentação. Por isso, o consumo de quiabo é fundamental se você quer ter uma pele bonita. Uma dica: Ferva um pouco de quiabo até ficarem macios. Depois de esfriar, macere-os e aplique a mistura no rosto, deixando agir por cinco minutos, e lave em seguida. Você sentirá a diferença.

8. Bom alimento durante a gravidez

Muitas mulheres sofrem com a alteração dos hormônios durante a gravidez, e algumas deles podem ter problemas de pressão alta e aumento de açúcar no sangue, mesmo que façam dietas adequadas. O consumo de quiabo é ótimo durante a gestação, pois o vegetal regula o açúcar no organismo e controla a pressão. Além disso, é repleto de vitaminas e minerais que beneficiam tanto a mãe quanto o bebê.

9. Ajuda a perder peso

Alimentos com alta quantidade de fibras são excelentes para quem está em dieta de perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade a ajuda o organismo a funcionar muito melhor. O quiabo é uma ótima opção para quem quer perder peso, por causa da grande quantidade de fibras. Uma dica para quem quer consumi-lo para emagrecer é cozinhá-lo no vapor, para que possa manter ao máximo todas as suas boas propriedades.

10. Para o tratamento de diabetes

Esta talvez seja a mais importante vantagem do quiabo para a saúde. Diversos estudos científicos já comprovaram que o consumo regular de quiabo por diabéticos diminuiu, de forma significativa, o nível de açúcar no sangue. Outra vantagem é que o vegetal atua na pressão sanguínea, regularizando-a, o que é ótimo para diabéticos que sofrem com pressão alta, um dos problemas causados pela doença.

 Créditos das informações: healthline.com | naturalfoodbenefits.com | naturalsociety.com 

Publicado em – http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=5011

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para QUIABO – Uma das maravilhas da natureza para a nossa saúde. Vejam porquê!

  1. Independente de tudo, eu gosto muito! Belas informações! Merece ir a mesa muitas vezes. Sem contar que é fácil e rápido de preparar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s