Sobre Shackleton e a sua inspiradora história de liderança!

mundocrux.com.br

Depois de um certo tempo, volto a falar aqui sobre LIDERANÇA, no seu sentido mais amplo possível, sempre enfatizando alguém que se destacou como líder e que sirva de exemplo e inspiração ao longo da história.

Nesse contexto, faço referência a um dos líderes mais admirados de todos os tempos, Ernest Henry Shackleton, ou simplesmente Shackleton (1874 – 1922), navegador e explorador britânico que liderou três expedições à Antártida.

www.skoob.com.br

Segundo as diversas fontes de pesquisa na Internet, existem alguns livros falando das aventuras de Shackleton, além de um filme, “A Lendária Expedição Antártica de Shackleton”. Mas, nesta oportunidade, faço referência ao famoso livro “SHACKLETON – Uma Lição de Coragem” (imagem acima), com uma inteligente interpretação a respeito da saga desse memorável navegador. Nesses registros, o que mais me impressiona – e talvez aos leitores em geral – é a sua demonstrada capacidade de liderar, sobretudo nas circunstâncias adversas que precisou enfrentar.

Eis um breve comentário sobre o livro, em apresentação feita no site da Editora Saraiva:

“Shackleton já foi chamado de ´o maior líder que jamais surgiu nesta terra´. Este livro revela com riqueza de detalhes a grandeza do homem que conseguiu transformar sua malsucedida expedição à Antártida numa história de resistência heroica. Ao conduzir todos os seus tripulantes em segurança para casa, depois de quase dois anos isolados no gelo, Shackleton se tornou um exemplo de liderança. Usando sua lendária aventura como ponto de partida, as autoras Margot Morrell e Stephanie Capparell analisam as estratégias do explorador e suas vitoriosas características de comando – autoridade, integridade, humor e compaixão. Sua história é um relato inspirador sobre como ajudar cada pessoa a alcançar o melhor de si mesma e realizar o que se pensava impossível.”

Trazendo para o propósito desta postagem, observem alguns pensamentos e insights que destaco das minhas inúmeras anotações feitas durante a leitura, que bem ilustram, a meu ver, a grandeza desse líder singular:

“O otimismo é a verdadeira coragem moral”;

“É muito bom ser líder, mas paga-se um preço por isto. E o preço mais alto é a solidão.”

“Muita vezes me admirei ao ver como é tênue a linha que separa o sucesso do fracasso.”

Da seção DESENVOLVENDO TALENTOS INDIVIDUAIS À MANEIRA DE SHAKLETON:

“Assegure-se de que cada empregado tenha um trabalho importante e desafiante para fazer. Até os de mais baixo escalão devem sentir que estão contribuindo com algo de valor que é apreciado pela empresa.”

“Combine a pessoa com a função. Observe os tipos de pessoas que trabalham para você e quais os cargos que melhor se adaptam às suas personalidades. tanto quanto à experiência que possuem.”

“Dê feedback constante sobre o desempenho. A maioria dos empregados acha que quase não recebe palavras de elogio e estímulo.”

“Empenhe-se em manter relacionamentos de trabalho que tenham um componente humano além do aspecto profissional. Seja qual for o tamanho de sua empresa, procure conhecer o maior número possível de empregados. Memorize os interesses deles de modo que possa conversar sobre outros assuntos diferentes do trabalho.”

E vejam dois depoimentos de membros da tripulação do Endurance, de Shackleton, entre tantos:

“Seus métodos de disciplina eram muito justos. Não acreditava em disciplina desnecessária.” (William Bakewell, marinheiro);

“Acho que não pode haver a menor dúvida de que devemos nossas vidas à sua liderança e à sua capacidade de formar um grupo leal e coeso com elementos tão diversos.” (Reginald W. James, físico).

Para não cansá-los, vou parar por aqui, ao menos por hoje. Certamente que há muito mais a destacar dessa rica e sempre atual publicação, brilhantemente organizada pelas autoras Margot Morrell e Stephanie Capparell.

Fica a certeza de que o destemido explorador Ernest Shackleton, que viveu há mais de cem anos, nos legou uma bela história de empreendedorismo e de coragem, realçada pelo seu exemplo de liderança eficaz e marcantemente humanista, razão pela qual tem servido de referência e inspiração para muitos ao longo desse tempo!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Sobre Shackleton e a sua inspiradora história de liderança!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom este post. A gente fica com vontade de ler o livro para saber mais sobre a vida de Shackleton.

    • JCDattoli disse:

      Verdade, Zé Rosa. E o filme a que me referi no post, com duração de cerca de 40 minutos, é também muito interessante e traz uma boa narrativa da saga de Shackleton e seus companheiros de expedição!
      Obrigado por comentar!

  2. Eu conhecia muito pouco sobre a história, mas, deu pra perceber que é maravilhosa! Creio que qualquer história, começa pelo otimismo, com uma boa dose de coragem para enfrentar riscos e perseverança.

  3. Sandra Fayad disse:

    Essa parece ser uma obra interessante mesmo. Gostei do release e dos seus comentários a respeito, que não são cansativos, viu?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s