Anúncios

O que fazer para se exercitar mesmo sem tempo

Volto hoje ao tema saúde e qualidade de vida. A propósito, você é daquelas pessoas que são – ou estão – sedentárias, sem praticar atividades físicas, por não dispor de tempo na sua rotina diária?

Então leia as dicas importantes e úteis, publicadas no site “Cuidados pela Vida”, a seguir:

“O que fazer para se exercitar mesmo sem tempoO que fazer para se exercitar mesmo sem tempo

Uma das maiores causas do sedentarismo é a falta de tempo para se exercitar, mas é possível manter o corpo ativo mesmo sem frequentar a academia. O que se pode fazer para se exercitar mesmo sem tempo é:

1. Evitar usar o elevador e usar as escadas para subir e para descer – Quando for necessário subir muitos andares, o que se pode fazer é subir alguns andares de elevador e deixar os últimos 3 andares para subir de escada. Este hábito ajuda a fortalecer as pernas e a melhorar a circulação sanguínea.

2. Evitar usar o controle remoto da televisão ou outro dispositivo como este – O hábito de levantar do sofá ou da cama para mudar o canal da TV mobiliza as articulações e espanta a preguiça.

3. Caminhar sempre que possível – Quando for à padaria ou a algum local que esteja a menos de 3 quarteirões de casa ou do trabalho, evite usar o carro ou outros transportes públicos, dando preferência a andar a pé ou de bicicleta. Se seu trabalho for muito longe, experimente estacionar algumas quadras antes e vá a pé até chegar ao seu posto de trabalho.

4. Aproveitar os feriados e finais de semana – Nos dias mais livres da semana, pode-se andar de bicicleta, caminhar, andar de patins ou fazer exercícios em casa, durante pelo menos meia hora.

5. Começar o dia com alguns alongamentos – Assim que acordar, experimente se espreguiçar alongando todos os músculos, especialmente das costas, braços e pernas. Os alongamentos promovem o relaxamento e ajudam a aumentar a mobilidade e a flexibilidade.

6. Separar dois dias da semana para ‘malhar’ por meia hora – Meia hora de exercícios pode ajudar a melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório. Além disso, pode queimar algumas gordurinhas colaborando para perder barriga e a afinar a cintura.

7. Fazer exercícios enquanto assiste TV – Uma boa dica para quem gosta de ver TV é ter uma bicicleta ergométrica na sala e aproveitar o programa que mais gosta para se exercitar. Quem não tem este equipamento pode fazer exercícios para braços, pernas e abdominais.

8. Brincar com as crianças – Brincar de correr, nadar, pular corda ou andar de bicicleta com as crianças ajuda a queimar calorias e a manter-se ativo, sendo proveitoso para os dois.

Seguir estas dicas ajuda a combater o sedentarismo e a prevenir a atrofia muscular, aumento da pressão arterial, do colesterol e o acúmulo de gordura no interior das artérias, que poderia levar ao infarto. Além disso, quando estas práticas se tornam um hábito há melhora da circulação sanguínea e mais disposição para fazer as atividades diárias, favorecendo a sensação de bem-estar.

As informações são do portal Tua Saúde e a imagem do website Shutterstock.

Fonte – http://cuidadospelavida.com.br/calculadora-de-qualidade-de-vida/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

3 respostas para O que fazer para se exercitar mesmo sem tempo

  1. Geralmente aproveito algumas oportunidades e vou ao mercado caminhando. Evito pegar elevador e vicio meus netos a dormirem nos braços e passeando pela casa. Mas exercitar mesmo é diariamente, arrumando a casa e correndo para ter tempo pra tudo.

  2. Sandra Fayad disse:

    Se adotamos o hábito de caminhar diariamente, alongar, praticar outras atividades, isto acaba se incorporando à nossa vida de tal forma que um dia SEM faz muita falt. Eu experimento essa sensação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: