“Como se proteger da negatividade”

Divulgo artigo interessante, “Como se proteger da negatividade”, publicado no blog A mente é maravilhosa. Você vai observar que a autora, após comentar sobre influências negativas e sobre o efeito dos nossos próprios pensamentos negativos, apresenta várias dicas de atitudes de proteção contra a negatividade. São atitudes até simples mas que podem funcionar efetivamente!

Recomendo a leitura, a seguir:

Negatividade

Como se proteger da negatividade

Dizem que ninguém nasce sabendo, mas quando acontecem fatos realmente muito tristes na nossa vida, percebemos que vivemos até agora nos preocupando com coisas que não têm importância nenhuma.

Muitas vezes nós somos muito negativos, e outras tantas somos contagiados pela negatividade alheia.

Como podemos nos proteger dessa negatividade absurda que às vezes nos domina sem que percebamos?

Vivemos rodeados pela negatividade?

Sim, vivemos rodeados pela negatividade. Os colegas de trabalho, os familiares, os conhecidos, as notícias na televisão, etc, espalham a sua negatividade de várias formas.

Às vezes porque são muito pessimistas e veem tudo escuro, porque são invejosos, porque o telejornal diário está repleto de crimes, tragédias, catástrofes ambientais, etc.

Dependendo da sua vulnerabilidade, a cada dia sem que você perceba a negatividade vai tomando conta  de você.

proteger-se-da-negatividade

Acabamos nos transformando em pessoas negativas, sem alegria, sem motivação, vendo a vida em branco e preto e nos esquecendo de que o arco-íris também faz parte da vida e é multicolorido.

Se fizermos a nossa parte, podemos nos proteger da negatividade que acontece à nossa volta. Em última análise, somos responsáveis pela nossa vida e pela nossa felicidade.

“As emoções negativas absorvem toda a atenção do indivíduo, dificultando qualquer tentativa de atender a qualquer outra coisa”.
-Daniel Goleman-

Como proteger-se da negatividade?

Crie a sua felicidade

O que lhe faz feliz? Descubra e aproveite!

O sorriso de uma criança, tomar um café enquanto observa a chuva lá fora, ouvir uma música no último volume, rir de uma piada… Corra atrás da sua felicidade!

Deixe de lado por um momento o telejornal e as pessoas negativas; cerque-se somente

de coisas boas.

“Vou pegar toda essa negatividade  e usá-la como combustível”.
-Bradley Cooper-

Tenha pensamentos positivos

É inevitável que os pensamentos negativos nos afetem, mas não podemos nos deixar levar por eles. Perceba que pensar negativamente o atrapalha e diga “basta”.

Algum familiar querido faleceu recentemente? Cerque-se de outros entes queridos como, por exemplo, as crianças da casa que irradiam felicidade.

O seu parceiro lhe deixou? No início pode parecer difícil, mas existem muitas pessoas interessantes no mundo. Abra-se e “dê a volta por cima”.

Aceite seus erros e seus fracassos sem punição

Todos nós cometemos erros, fracassamos, mas é preciso seguir em frente. Não desista; cada erro é uma oportunidade de aprendizado e mudança.

Quando perceber que os pensamentos negativos não podem dominá-lo, se sentirá mais forte e satisfeito consigo mesmo. Dizem que a sabedoria consiste em errar e corrigir os erros.

proteger-se-da-negatividade

Seja seguro de si mesmo

Aprenda a ser o seu melhor amigo, a ter certeza do que você quer, a perceber como você é e não se deixar influenciar pelas opiniões alheias.

Você sempre desejou que alguém lhe dissesse que tem personalidade? Talvez “ter personalidade” signifique ser seguro de si e não se preocupar com o que os outros dizem.

Relaxe! Você nunca vai gostar de todo mundo e nem terá a aprovação de todos. Quando se conscientizar disso, se sentirá muito melhor e será mais feliz.

Relaxe

Muitas vezes estamos tão estressados pelo trabalho e obrigações diárias que tudo se transforma em negatividade. Tome um tempo para relaxar, para não fazer nada, para se divertir sozinho ou acompanhado.

Um pouco de ar fresco, de esportes, de música e verá as coisas de outra forma. Essas atividades liberam as endorfinas que são responsáveis pela nossa felicidade.

Lembre-se, não se deixe levar pela negatividade. A vida só se vive uma vez.

Por que não tentar ser feliz?

Por:Tamara De Lempicka

Fonte – http://amenteemaravilhosa.com/como-proteger-da-negatividade/  
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “Como se proteger da negatividade”

  1. Sandra Fayad disse:

    Veio em boa hora. Há pessoas que fazem de tudo para nos arrastar para baixo. Hoje foi um dia desses. Em frente! Atrás vem gente! Valeu o post.

  2. Belo post! Deixei de assistir jornal, porque só fala tragédia, em todos os sentidos. Parece que sou indiferente a tudo? Jamais, me dói tanto, certas coisas, que nada posso fazer, que melhor, não saber,. Assisto e vou onde posso e onde sei que vou gostar. Procuro sorrir diante dos meus tropeços, apenas, assimilo as lições. No mais é viver um dia após o outro, sem criar expectativas.

    • JCDattoli disse:

      É isso mesmo, Lúcia. Há uma tremenda inversão de valores e o que vende é notícia sensacionalista, miséria, coisa negativa. Infelizmente, a maioria da população gosta desse estilo, senão os órgãos de divulgação tomariam rumo diferente. Diante disso, as pessoas mais conscientes vão adotando práticas minimizadoras, como a que você adota.
      Abração e obrigado pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s