Vivenciando uma mudança: Marcas e significados!

www.overdestiny.com

Vivenciando uma mudança: Marcas e significados!

JC Dattoli – postado em 20 de janeiro de 2016.

Todos têm muito claro o que significa um processo de mudança de residência, talvez dos mais impactantes na vida das pessoas: Desde os incômodos, ao natural estresse e à trabalheira que requer tempo e dedicação, à sensação de perdas, de deixar para trás coisas, vizinhos e amigos… E é exatamente assim que me encontro no dia de hoje, no meio de uma mudança de local em que residi com a família por 15 anos.

Convenhamos que deixar um local depois de tanto tempo torna a mudança ainda mais difícil e dolorida, pois, naturalmente, somos tomados por algum sentimento de perda, seja em relação ao local, seja no que diz respeito às próprias coisas que formam o ambiente ao qual nos acostumamos nesses anos, mas, principalmente, pelo sentimento de nos desligarmos das pessoas com as quais interagimos no dia a dia, sobretudo daquelas que se tornaram amigas!

Contudo – e apesar de tudo -, posso dizer que tenho curtido este momento, ao rever muita coisa acumulada e que já estava esquecida, como documentos e fotos que registram diferentes fases da vida pessoal, familiar e profissional e, ainda, pela oportunidade mais do que própria para praticar o desapego. O resultado foi um volume significativo de livros, coletâneas, roupas e outros objetos que passamos adiante e que seguramente encontrarão melhor utilidade do que se permanecessem guardados conosco. Esse desapegar, asseguro, proporciona uma sensação muito gratificante!

E para coroar o lado bom deste processo de mudança, recebi do amigo e vizinho Luiz Valério, em resposta a mensagem de despedida que dirigi aos moradores do edifício, o belo Soneto da Amizade, que ele generosamente escreveu na manhã de hoje como registro da nossa convivência amiga.

Assim, com o intuito maior de homenagear esse amigo e poeta, transcrevo o soneto a seguir, convencido de que, por mais ameaçadora que possa parecer uma mudança – dessa ou de qualquer natureza – cabe-nos tirar o melhor proveito da circunstância, pois a vida é fluxo e há muita coisa boa adiante (ou do outro lado). Basta estarmos com a mente e o coração abertos!

“Soneto da Amizade

Antes das palavras,

Depois do pensamento,

A ideia de fazer amigos

Vive em constante movimento.

 

Um dia, o tempo se fez presente

E o presente virou eterno;

A amizade habitou a mente

E da amizade fez-se o belo.

 

De repente, vem a voz da partida

E a voz se faz bela e ofegante

Mas triste voz de despedida.

 

Diz-me que não ficarás tão distante

E se disseres sim, equidistantes

A amizade mora em mágica medida.

 

Seja feliz hoje e sempre.

Luiz Valério”

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Poesia. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Vivenciando uma mudança: Marcas e significados!

  1. Luiz Ribeiro disse:

    Parabéns ao Luiz Valério… Tenho medo de mudar. Valeu, JC Dattoli

  2. Walter Gomes de Oliveira disse:

    Mudança é tudo aquilo que aqui já foi comentado, mas, por outro lado, é também um importante momento para reflexões, acredito.

  3. A mudança, como tudo na vida traz o lado bom, o ruim e a expectativa do que virá. Mas, com o tempo virão as saudades, a noção do que nos trouxe de bom e o que não saiu a contento.
    Ah!… O soneto, maravilhoso! Que Deus abençoe a nova morada e que seja iluminada, cheia de amor…

  4. Ah! Esqueci de dizer: Deus ilumine essa nova residência! Que seja abençoada, iluminada e cheia de amor!

  5. Marcello SLR disse:

    Muito bom! Tenho certeza que Deus continuará iluminando seus passos qualquer que seja sua morada ou o caminho que decida seguir! Forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s