O que você sabe sobre frutas desidratadas? – Leia estas deliciosas informações!

Reproduzo rica e útil matéria, publicada no blog PITACOS E ACHADOS, sobre frutas desidratadas, suas propriedades, características e diferenças para as frutas frescas.

Assim como aconteceu comigo, você ficará mais informado, saberá coisas surpreendentes, verá boas dicas e, ao terminar de ler, passará a encarar as frutas desidratadas com outros olhos, pois além do sabor agradável elas são boas para a saúde!

Leia a seguir:

“Benefícios das frutas desidratadas

Olá pessoal!!

As frutas secas, ou desidratadas como muitos conhecem, são muito populares em épocas de Natal e Ano Novo, mas podem ser encontradas o ano todo em mercados que costumam oferecê-las.

Na verdade, esses alimentos tão saborosos, são também muito ricos nutricionalmente. A grande diferença das frutas desidratadas, quando comparadas às frutas frescas é o fato destas  passarem pelo processo para eliminar a água, ou seja, reduz a poder de hidratação, mas preservam-se as fibras, vitaminas e minerais.

É importante saber que existe diferença entre fruta desidratada (ou fruta seca) e fruta cristalizada, pois essa última tem adição de açúcar, diferente das desidratadas, que apenas concentram o açúcar da própria fruta, sendo mais saudáveis.

As frutas desidratadas podem ser adicionadas em preparações salgadas, como arroz a grega ou em pratos doces, como sobremesas em geral e ainda excelentes para os lanches intermediários às refeições principais, inclusive associadas às oleaginosas. A vantagem delas é o fato de estarem prontas para consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento (descascar, picar…), facilitando assim o consumo, no dia-a-dia.

A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, mas por se tratar de um alimento natural e muito saudável, podem ser consumidas por crianças, adultos e idosos.

Para aquelas pessoas que tem por hábito consumir doce após as refeições, as frutas desidratadas são boas opções de sobremesa, facilitando a absorção de alguns minerais e a manutenção do peso saudável, evitando assim o consumo de açúcar em excesso.

Frutas desidratadas e altos níveis de fibra

Frutas desidratadas geralmente contém mais fibra do que o mesmo tamanho de porção das frescas. As fibras ajudam a manter o seu sistema digestivo funcionando sem problemas, ajudando também a dar a sensação de satisfação ao comer. Damascos secos, por exemplo, contêm 6,5 gramas de fibras por xícara, enquanto damascos frescos contêm apenas 3,1 gramas. Uma xícara de passas contém 5,4 gramas de fibra contra apenas 1,4 gramas de uvas sem sementes. Fibra não só ajuda o seu sistema digestivo, mas também ajuda a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

Densidade dos nutrientes em frutas desidratadas

Como a maior parte da água é extraída dos frutos secos, os seus nutrientes são condensados num pequeno volume. Frutas secas como damascos, passas, ameixas e figos contêm grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, niacina, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

Gorduras e calorias das frutas desidratadas

Frutos secos contém pouca ou nenhuma gordura. Eles também contêm mais calorias significativas por porção, tornando-os uma fonte natural de energia para os atletas. Eles também são um bom complemento para as pessoas que buscam ganhar peso saudavelmente. Se você está acompanhando o seu peso, você pode querer limitar a ingestão de frutas desidratadas devido ao teor de calorias.

desidratada

Confira os benefícios das 5 frutas desidratadas mais saudáveis:

Figo – É muito nutritivo e pode contribuir para o emagrecimento, já que traz saciedade rapidamente. O fruto é diurético, tem caráter alcalino, que pode neutralizar a acidez no estômago, quando um algo muito ácido é ingerido causando desconforto. Além de tudo, é um laxante natural e um poderoso expectorante.

Goji Berry – Uma nova moda é consumir essa fruta de cultivo milenar chamada goji bery. O fruto tem uma alta quantidade de vitamina C, o que previne o organismo de resfriados e gripes.  É ótimo para quem quer malhar porque a fruta enrijece os músculos e melhora a qualidade da pele, combatendo os sinais de expressão e as características de envelhecimento.

Ameixa – As propriedades antioxidantes da ameixa desidratada são superiores às propriedades da fruta fresca. Ela também reduz o mau colesterol, diminui o risco no de desenvolver osteoporose, combate a flacidez da pele, além de ajudar a prevenir o câncer de cólon.

Tâmara – É uma fruta rica em ferro e pode prevenir alguns problemas hepáticos e anemias. Ela pode regular a pressão arterial e o fluxo de sangue no corpo. É preciso tomar cuidado para não abusar porque na sua composição contêm muitos açucares complexos e podem desacelerar o metabolismo. Por outro lado, isso é ótimo para esportistas que fazem esforço físico prolongado.

Uva passa – A uva passa protege os dentes de cáries, apesar de ser bem adocicada. Ela também é uma forte aliada para combater anemia, por ser um dos alimentos desidratados muito ricos em ferro. E para completar, a fruta ajuda a tratar infecções no corpo e pode prevenir as distúrbios visuais.

A variedade delas é muito grande, procure a que satisfaça o seu paladar e confira os benefícios das frutas desidratadas, consumindo-as frequentemente!

Pitaco: Algumas frutas desidratadas até recebem adição de açúcar para aumentar a validade do produto, então, é fundamental ler o rótulo.

Aproveite os benefícios das frutas desidratadas, elas contribuem para a sua saúde e tem um sabor irresistível! ”

Publicado em – http://pitacoseachados.com/2015/12/15/beneficios-das-frutas-desidratadas/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s