Refletindo sobre FELICIDADE: A “bola” está com você!

 meninasimprovaveis.blogspot.com

Refletindo mais uma vez sobre FELICIDADE, quanto mais o tempo passa, mais experiência e leitura se acumulam, fico cada vez mais convencido de que a felicidade, no sentido verdadeiro e consistente, não depende significativamente de fatores externos. Na essência, a sensação de felicidade depende de nós mesmos, do nosso estado de espírito!

De acordo com investigações sobre felicidade feitas por Martin Seligman, psicólogo norte-americano e um dos maiores expoentes da Psicologia Positiva, “50% da felicidade dependem do nosso mindset, 40% dependem do nosso controle voluntário e apenas 10% das circunstâncias”.

Aliás, uma grande contribuição a esse respeito nos deu o líder espiritual OSHO, ao dizer que:

“Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, você aprendeu o segredo de ser feliz.”

Mais recentemente, o livro O jeito HARVARD de ser feliz, de Shawn Achor, trouxe avanços significativos no estudo do tema felicidade. E uma das suas sacadas é bem instigante, pois altera a ordem do pensamento dominante: “Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso.”

Portanto, não tenho dúvida de que o segredo para se viver mais feliz está no investimento que fazemos em nós mesmos, no nosso desenvolvimento pessoal, na nossa evolução individual, para que incorporemos atitudes positivas no nosso jeito de viver a vida. E para tanto, um bom caminho é investir em três palavras começadas por “auto”: autoconhecimento, autoconsciência e auto-estima.

Reflitam e… sejam felizes!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Refletindo sobre FELICIDADE: A “bola” está com você!

  1. Para mim, a felicidade está dentro de cada um. O problema é que as pessoas sempre vão buscá-la em outrem. E continuam a busca dessa tal felicidade, quando ela pode estar em coisas bem simples, em simplesmente, ser, como bem foi dito acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s