Saiba porquê a Vitamina D é tão importante para a nossa saúde!

 www10.uniovi.es

Replico matéria muito interessante, com informações esclarecedoras – e úteis – a respeito de déficit de Vitamina D, publicada no blog PITACOS E ACHADOS. E falo que a matéria é útil, pois, segundo estatísticas recentes, um percentual considerável da população brasileira – e mundial – apresenta falta da chamada Vitamina D (na verdade um hormônio), substância muito importante para a nossa saúde. E isso é motivado por uma série de fatores. 

Com efeito, fiquei sabendo que mais da metade dos moradores do Distrito Federal, por exemplo, apresenta tal deficiência.

Recomendo a leitura da publicação, a seguir transcrita:

“Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol

Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol6

Olá pessoal!!

Com a chegada do verão, muito se fala nos perigos do sol e da necessidade de usar filtro solar durante todo o dia, mesmo que o tempo esteja nublado, mas pouco se fala dos perigos de não tomar sol. Embora os protetores sejam ótimos para a pele, o uso exagerado desses produtos pode trazer riscos à saúde dos ossos. Isso porque eles diminuem em 90% a absorção da vitamina D, que é produzida pelo organismo por meio da exposição ao sol. Os raios ultravioletas do tipo B (UVB), emitidos pela luz solar, são capazes de ativar a síntese desta substância.

“A vitamina D é o mais potente hormônio que o corpo produz e o sol tem importância vital para a sua absorção, pois é o responsável por gerar de 80% a 90% da vitamina que o corpo recebe. Por isso os riscos de passar o filtro solar em todas as partes do corpo. Precisamos da vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio, principalmente as mulheres que têm maior incidência de osteopenia, já na meia idade, podendo agravar-se para a osteosporose”, relata o químico José Celso Guimarães, diretor técnico da Phosther Algamar.

A deficiência de vitamina D também influencia o aparecimento de síndromes do sistema imunológico, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, além de estar relacionada a processos inflamatórios, aumento da pressão arterial, obesidade e diabetes.

Responsável por regular a absorção de cálcio e fósforo, a vitamina D – que na verdade é um hormônio esteroide lipossolúvel – controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. Também ajuda a manter o bom funcionamento do cérebro e do tecido ósseo, fortificando ossos, dentes e músculos.

Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos do cálcio proveniente da alimentação. A osteoporose, um dos males típicos da terceira idade, é uma das principais doenças que podem ser prevenidas por meio da vitamina D. Com a insuficiência dessa substância, o corpo não absorve o cálcio de maneira adequada, deixando assim os ossos fracos e vulneráveis.

“À medida que a pessoa envelhece, sua capacidade de produzir vitamina D diminui. Um idoso precisa ficar quatro vezes mais tempo no sol para obter a mesma concentração de vitamina D que um jovem de 20 anos. Com isso, há prejuízos na fixação de cálcio, aumentando os riscos de perda de massa óssea”, relata o geriatra Jorge Jamili, consultor da Phosther Algamar e especialista em medicina preventiva. “Deve-se tomar banho de sol por 15 a 20 minutos todos os dias, sem usar filtro solar nos braços e pernas, pois a quantidade de vitamina D que é absorvida é proporcional à extensão de pele que está exposta. Além disso, quanto mais idade, mais tempo de exposição é necessário. Por isso, muitas vezes, é preciso fazer uso de suplementação mineral para se chegar aos níveis recomendados de cálcio, principalmente a partir da meia idade”, completa.

Depois de tomar sua dose diária de sol, de preferência até as 10h, o ideal é mesmo proteger a pele dos raios solares usando protetores no restante do dia.

Uma alternativa para compensar essa queda na produção e absorção de minerais é fazer a suplementação com multiminerais à base de algas marinhas, que é uma fonte natural de cálcio, além de magnésio e zinco, que são essenciais às atividades bioquímicas da vitamina D.

“Nos multiminerais provenientes de algas todos os minerais agem de forma sinérgica, sem competição entre eles, uma vez que os elementos não atuam de forma isolada no organismo. Além disso, esse tipo de suplemento possui altíssimo grau de absorção (90%) e biodisponibilidade (capacidade de integração dos minerais ao sistema do corpo) no organismo humano, reduzindo ainda os riscos de problemas cardíacos ao não produzir resíduos ou depósitos nas artérias, como ocorre com suplementos de cálcio de má qualidade”, explica o José Celso.

Fonte: Bonde

Especialistas alertam para os perigos de não tomar sol1

Pitacos

  • Tomar sol com moderação não faz mal. A orientação para ter boas quantidades deste nutriente é expor no mínimo pernas e braços ao sol sem proteção solar por cerca de 15 a 20 minutos.
  • É preciso evitar a exposição solar entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde.
  • Dose e sabedoria… Todo muito precisa tomar sol, mas exagerar na dose pode fazer muito mal. O sol pode ter efeito benéfico para os ossos como fonte de vitamina D, e ao mesmo tempo, ser um vilão tendo relação direta com a ocorrência de câncer de pele.
  • É importante que a necessidade do indivíduo seja analisada por um profissional da saúde a fim de saber se apenas o sol é o suficiente ou se é preciso uma alimentação rica na substância.
  • Os suplementos só podem ser tomados após a constatação de deficiência de vitamina D e a orientação médica para o consumo dessas doses extras. É preciso muito cuidado com o excesso desta vitamina.
  • É importante destacar que o excesso de vitamina D só ocorre por meio da suplementação.
  • As janelas impedem a absorção. Isto ocorre porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros.
Publicado em – http://pitacoseachados.com/2015/11/26/especialistas-alertam-para-os-perigos-de-nao-tomar-sol/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Saiba porquê a Vitamina D é tão importante para a nossa saúde!

  1. Excelente matéria! Costumamos pecar pelo excesso; ou pra mais, ou pra menos. Bom fim de semana!

  2. Doria disse:

    Bom esse blog, o post foi legal. Gente, você já comprou aquele novo colchão o famoso colchão inteligente pra me contar se é legal? Ouvi um neuro la na Globo falando que é feito com as medidas da gente. http://ocolchaomagnetico.com.br Ouvi dizer que ajuda até insonia.

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Doria, por nos acompanhar e pelo comentário!
      Olhando o link, na verdade trata-se de um colchão que é mais moderno do que os ditos magnéticos. Fiquei bastante curioso, mas não tenho mais informações. Ficarei atento!
      Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s