SABER ESCUTAR o outro: Veja como isso é importante!

SABER ESCUTAR o outro: Veja como isso é importante!

(J. Clovis Dattoli)*

 br.pinterest.com

Com a experiência de vida já acumulada até aqui, aprendi que, em qualquer tipo de relacionamento interpessoal, seja amoroso, familiar, social ou profissional, o que queremos verdadeiramente do outro é a sua atenção!

Dar atenção, demonstrar respeito e, em suma, saber escutar o outro tem decisiva influência na qualidade dos relacionamentos humanos. O problema é que, com o nível de correria, com o aumento do estresse e da ansiedade proporcionado pelo estilo de vida que predomina no mundo de hoje, e com o hábito que as pessoas vêm incorporando, cada vez mais, de querer executar múltiplas tarefas a paciência para prestar efetiva atenção ao outro acaba ficando comprometida, o que é lamentável.

A propósito, você tem atentado para esse detalhe nos seus relacionamentos interpessoais?

E sendo mais direto: Você sabe ouvir o outro?

Recorro aqui aos preceitos da Inteligência Emocional (IE). Como sabemos, a empatia é um dos fatores que compõem a IE, no âmbito da denominada consciência social. Com efeito, empatia é a capacidade de perceber os sentimentos, as crenças e as emoções dos demais, com demonstração de real interesse, buscando também entender seus pontos de vista.

Naturalmente, quem é empático é visto com simpatia pelo outro. É percebido como uma pessoa agradável que se interessa e se preocupa com o outro. Logo, para ser empático você precisa ser atencioso, observar e escutar a outra pessoa. Nesse contexto, como você já percebeu, saber escutar se caracteriza como uma variável muito importante no exercício da empatia!

Também denominada de escuta ativa, ou escuta atenta, a habilidade de saber escutar é vital para fomentar relacionamentos positivos, respeitosos e saudáveis, o que é válido para qualquer circunstância, razão pela qual devemos desenvolvê-la continuamente.  

Em termos profissionais, em especial para quem exerce a liderança, tendo a responsabilidade de conduzir e inspirar pessoas, a habilidade de dar atenção pela escuta verdadeira ganha substancial valor. E isso se justifica porque, na atualidade, passada a predominância do estilo autoritário de liderar, saber escutar e demonstrar empatia pelas pessoas são virtudes complementares altamente requisitadas para os líderes de hoje. O profissional com esse perfil tem mais admiradores, o que contribui sobremaneira para o seu sucesso.

Aliás, como diz um ditado popular, “a sabedoria não está no falar… e sim em saber ouvir”.

Portanto, faça a sua auto-avaliação e responda, para você mesmo: Eu sei ouvir o outro?

Para fechar, vejam um exemplo oposto, de alguém que não sabe ouvir, retratado em um pequeno trecho do filme Erin Brockovich, com Julia Roberts (vídeo disponível no YouTube – duração de 3:11), a seguir:

 

Dattoli *J. Clovis Dattoli – É Palestrante e Coach. Exerceu destacados cargos como executivo e como conselheiro em importantes organizações públicas e privadas. http://www.clovisdattoli.com.br– jcdattoli@dattoli.com.br.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SABER ESCUTAR o outro: Veja como isso é importante!

  1. Excelente vídeo, belo exemplo! Excelente matéria. Muitas pessoas de fato, são assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s