Anúncios

Aplicativo ajuda cidadãos a defender seus direitos – Excelente iniciativa!

 www.prpa.mpf.mp.br

Vi divulgado no site Catraca Livre uma ideia muito bacana, já implementada no RJ, para conscientizar e facilita a vida do cidadão na defesa dos seus direitos. Chamada de Carteirada do Bem, trata-se de um aplicativo, acessível por qualquer dispositivo de comunicação eletrônica. É prático, serve como uma prova do seu direito, a qualquer momento e em qualquer tipo de estabelecimento, e as pessoas podem compartilhar com os seus contatos. A Internet está aí para isso mesmo.

Tomara que esse tipo de iniciativa se multiplique pelos estados e municípios brasileiros e, melhor ainda, que seja bem divulgada e passe a fazer parte dos hábitos da população. É questão de cidadania e de educação também.

Assim, estaremos, todos, muito mais confortáveis na hora de exigir nossos direitos!

Vejam a matéria abaixo: 

“Carteirada do Bem: aplicativo ajuda cidadãos a defender seus direitos

EM 15 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 17:44

Um copo d’água não se nega a ninguém, não é? E, no Rio, é lei. Restaurantes são obrigados a fornecer água filtrada para os clientes, sob pena de pagarem multa de até 500 reais. Você sabia? E também são proibidos de cobrar por aquele couvert deixado displicentemente na mesa sem que você tenha pedido por ele.

Se você não sabia de nada disso, ou sabia, mas não tinha como provar, agora isso vai mudar. É que a Assembleia Legislativa do Rio lançou o aplicativo “Carteirada do Bem”. A ideia é exatamente essa: dar carteirada, mas de uma forma positiva, cobrando direitos que são seus. Para isso, basta um smartphone na mão.

Divulgação

O caso do copo da água e do couvert são só exemplos de leis que muitos nem conhecem. A Alerj selecionou algumas dessas leis que fazem parte do dia a dia do cidadão e as dividiu em cinco categorias: lazer, compras, serviços, transportes e saúde. O aplicativo traz um resumo da lei, as penalidades previstas e oferece a possibilidade de denunciar seu descumprimento ao Procon e ao Alô Alerj. E você ainda pode compartilhar a sua experiência nas redes sociais.

Carteirada do Bem é gratuito e está acessível via Google Play, Apple Store, Windows Store e pelo site www.carteiradadobem.com.br.

Fonte – https://catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/carteirada-do-bem-aplicativo-ajuda-cidadaos-a-defender-seus-direitos/

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Aplicativo ajuda cidadãos a defender seus direitos – Excelente iniciativa!

  1. Gostei da ideia! Pelo que conheço do nosso país, deve ter inúmeros acessos por dia. Aqui é o País que as Leis não são cumpridas. Tomara que dê certo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: