Ser simpático ao outro faz toda a diferença também para você (oito dicas)!

Quando encontramos, ou conhecemos, uma pessoa que nos parece agradável imediatamente nos sentimos bem. Certo? Mas por que isso acontece? O que faz uma pessoa ser simpática?

Considerando que em qualquer etapa da vida precisamos nos relacionar frequentemente com outras pessoas, que ninguém faz sucesso sozinho, que o relacionamento interpessoal é um dos fatores que contribuem para a nossa realização e felicidade, que tal atentar para alguns pequenos detalhes na sua comunicação, na sua postura, na sua forma de dar atenção ao outro?

A esse respeito, vejam algumas dicas no texto a seguir, “Como fazer as pessoas gostarem de você de uma vez por todas“, publicado no blog Mundo Interpessoal: 

“Como fazer as pessoas gostarem de você de uma vez por todas

Sabe quando você conheceu fulano e logo de cara pensou: “Nossa, como fulano é gente fina, gostei desse cara”. Pois é, existem pessoas assim em nossas vidas; acessíveis, simpáticas, e completamente desarmadas.

Geralmente essas pessoas são bons amigos e se tornam rapidamente confidentes. Ser simpático não é sobre vaidade ou popularidade, é sobre ser capaz de se conectar com as pessoas – quase que instantaneamente. Como isso iria beneficiá-lo na vida? O que me diz sobre passar em uma entrevista de emprego? Fechar um negócio com um cliente? O primeiro encontro? Conhecer os pais do seu amor pela primeira vez?

Essas são algumas situações em que ser simpático é uma vantagem enorme; abaixo você pode conferir algumas maneiras que você pode fazer para se tornar instantaneamente uma pessoa mais agradável 🙂

1 – Aceite as pessoas como elas são.

Os simpáticos estão longe de ser críticos, essa é uma das razões pela qual eles são simpáticos. Aceite as pessoas como elas são. Fisicamente, espiritualmente e emocionalmente. Parte de ser simpático é ser capaz de se identificar com as pessoas, não importa o que, e aceitá-las de muitas e muitas formas.

2 – Dê total atenção.

Essa é a chave do segredo, as pessoas tem o desejo de se sentir importantes, dê isso a elas. Os simpáticos não tem conversas de canto dos olhos enquanto mexe no celular, não, eles te olham nos olhos e fazem você se sentir como se fosse a pessoa mais importante do mundo. Isso é especialmente importante quando se fala de novas amizades. Conhecer alguém e tratar como se fosse uma bola murcha, não dando a devida atenção, pode causar irremediavelmente uma má primeira impressão.

3 – Tenha confiança em si mesmo.

Se as pessoas sentir fraqueza, elas imediatamente te mantem um degrau abaixo, em contrapartida se elas sentirem firmeza. É importante dizer que existe uma linha muito tênue entre arrogância e confiança. É uma linha que se cruzada, é quase impossível voltar atras. Saber que você é grande, é uma coisa, dizer a todos que você é grande é ooooutra coisa completamente diferente.

4 – Use o senso de humor.

Ter um senso de humor pode parecer uma característica genética; algumas pessoas tem, outras não. Não importa qual seja o seu caso, rir e relaxar pode te levar por um longo caminho. Se alguém contar uma piada, ria com a pessoa, não brinque dizendo: “era para rir?”, apontando os aspectos óbvios da piada. Apenas dê risada e siga a vibe. Mesmo quando algo não for engraçado, não indique isso, apenas siga em frente. Ter um senso de humor não significa só ser engraçado, significa também ver o humor nas outras pessoas e aprecia-las.

5 – Ouça.

Saber ouvir é o caminho numero um para valoriza-se perante aos outros. Como eu disse no tópico 2, as pessoas tem o desejo de se sentir importantes, dê isso a elas. Dessa forma, preste atenção no que o seu interlocutor está dizendo, em vez de ficar viajando nos seus próprios pensamentos durante uma conversa.

6 – Faça as pessoas se sentirem bem consigo mesmas.

Para ser simpático, você precisa fazer as pessoas se sentirem bem consigo mesmas. Por exemplo: se alguém chega até você com um problema, não fique irritado com o problema, tenha empatia e ajude a corrigir o erro. Seja cortês e lisonjeiro. Não estou dizendo para você ser o tempo todo politicamente correto, mas é fazendo pequenas coisas como elogiar uma roupa, um corte de cabelo, um perfume que você se torna imediatamente simpático.

7 – Seja sensível (até certo ponto).

Pessoas simpáticas não se coíbem de contato. É com um aperto de mão firme, um tapinha nas costas, encostar rapidamente na mão da pessoa ao conversar, que pouco a pouco se quebra as barreiras entre as pessoas. Agora, eu não estou te dando uma desculpa para assustar alguém ou ser grosseiro. Essa é outra linha tênue que uma vez ultrapassada fica muito difícil voltar atras. Mas não tenha medo de dar um tapinha no braço de alguém quando contar algo engraçado, ou colocar a mão no ombro de alguém para chamar atenção. São pequenas sutilezas que deixam as pessoas à vontade.

8 – Não force a atenção das pessoas.

Aqui está o segredo da simpatia: deixe que o centro das atenções caia sobre você naturalmente. Como seu disse anteriormente, simpatia não é sobre vaidade ou popularidade. Se você é simpático, as pessoas naturalmente vão querer estar perto de você. Quanto mais alto você tentar cantar seus louvores, mais ninguém vai te ouvir. Permita que as pessoas formem suas próprias opiniões sobre você com base em suas ações e eu garanto que elas vão te achar uma pessoa mais acessível.

Fonte – http://www.mundointerpessoal.com/2015/09/como-fazer-as-pessoas-gostarem-de-voce.html#.ViS57tKrRnI
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Ser simpático ao outro faz toda a diferença também para você (oito dicas)!

  1. Arnaldo disse:

    Gostei. Parabéns. Senti falta, nas dicas, porém de: . gostar de si mesmo Ser simpático com os outros passa por  simpático conosco primeiro. Amar aos outros como a ti mesmo. Você sabe, nós e os outros somos UM. Integrados! No mais, perfeito. Abraços

    • JCDattoli disse:

      Legal, amigo Arnaldo. Obrigado pelo registro!
      Essa condição, por você mencionada, é básica. A rigor, deveria ser a número um. Contudo, por ser aparentemente elementar, o autor deve ter decido pelas outras características. Mas, sem dúvida, gostar de si mesmo faz com que a demonstração de simpatia para com o outro seja bem mais verdadeira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s