A arte de sonhar e a arte de escutar – Lições de Vida – Rubem Alves!

 thesecret.tv.br

Neste começo de semana, volto a buscar inspiração no memorável escritor Rubem Alves (1933 – 2014), para refletir sobre duas importantes habilidades que devem merecer a nossa atenção: “a arte de sonhar” e “a arte de escutar”! 

Sobre sonhos, tenho aprendido, com o passar do tempo, que os grandes empreendimentos e as realizações mais espetaculares que alguém realiza resulta de um sonho que foi colocado em prática, que se tornou realidade. Sonhos funcionam como impulsionadores para novas realizações e sucesso. Consideremos sonho como uma vontade, uma ideia ou uma meta significativa e verdadeira que mexe com a emoção e atiça o desejo da pessoa de forma intensa. Claro que, em relação ao sonho, muita coisa prática (efetiva) precisa ser feita, como dedicação, determinação, foco, método etc. Mas tudo nasce de um sonho que foi desejado intensamente e inspirou aquela pessoa a entrar em ação.

A esse respeito, vejam o que diz Rubem Alves:

“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho.Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa. Contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”

Um outro aspecto que facilita significativamente o bem viver consiste na habilidade da escuta. Por exemplo, os estudos da chamada inteligência emocional mostram que escutar verdadeiramente o outro é uma prática, ou virtude, que contribui para as boas relações, para angariar a simpatia e confiança do interlocutor. Saber dar atenção é habilidade que facilita a realização pessoal e profissional.

Nesse particular, Rubem Alves vai além e fala da arte da escuta com singular propriedade. Vejam que lição preciosa:

“O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranqüila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.”

Eu, do meu lado, tenho procurado desenvolver tais habilidades, e a prática da meditação tem sido valiosa. E vocês?

Desejo-lhes uma excelente semana! 

(As citações de Rubem Alves foram publicadas em – http://www.refletirpararefletir.com.br/rubens-alves-licao-de-vida).
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para A arte de sonhar e a arte de escutar – Lições de Vida – Rubem Alves!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom o post. Rubem Alves era gênio. Abs. José Rosa

  2. Creio que o mal da humanidade é exatamente o não escutar. Isso se percebe muito nos consultórios. Porque inúmeras pessoas carecem apenas, de alguém que lhes dê a devida atenção. De fato, existem muitos cursos para aprender a falar, mas nenhum ensina a ouvir, com a devida atenção. Estamos sempre apressados, para pararmos um pouco e ouvir qualquer coisa. A comunicação de perde, ou se confunde, por falta dessa escuta.
    Eu, tenho aprendido a escutar, exercitando essa prática, desde o início do curso. Mas, uma escuta com percepção aguçada não só para a palavra, mas para olhares, comportamentos, gestos, escritas, etc.
    Bela abordagem desse tema tão importante.
    Tenha uma semana abençoada e com muitas realizações!

  3. Sandra Fayad disse:

    Meu amigo Dáttoli sempre trazendo bons temas para melhorar nossa performance pessoal e social. Excelentes conselhos! De minha parte, vou nesta. Se conseguir, serei bem melhor. Obrigada, amigo!

    • JCDattoli disse:

      Olá, amiga Sandra. Fico muito feliz de ver que as mensagens têm alguma utilidade.
      Mas, sobretudo, agradeço a você por prestigiar este blog. Ter uma seguidora tão qualificada como você é honroso e inspirador!
      Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s