Decisões tomadas com base na intuição são mais confiáveis do que você imagina!

Replico, do blog ZÉducando, mais uma publicação sobre evidências de que decisões baseadas na intuição são mesmo confiáveis. Aliás, recordei-me de ter lido na revista Harvard Business Review, cerca de dois anos atrás, artigo a respeito de pesquisas feitas com líderes empresariais, afirmando que decisões que eles tomavam com base na intuição tinham nível de acerto superior a 80%.

Assim, contrariando o que muita gente pensa, de que as decisões com base na “razão” são mais confiáveis do que as instintivas, confiram essa nova divulgação, resultante de estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, Israel (transcrição a seguir):

 

Instinto x Razão

by Zé Rosa

Instinto existe ? Acho que sim. Quem nunca agiu por instinto ? Se contrapõe à razão ? Ainda acho que o equilíbrio é sempre melhor. Confiram esse artigo sobre o assunto.


Sua intuição é de confiança. Confir no seu instinto !

intuição-de-confiança-confie-no-seu-instinto

 

A intuição é confiável. Esta foi a conclusão a que chegou um grupo de cientistas liderados pelo professor Marius Usher, na Universidade de Tel Aviv, Israel. Sempre pensamos que a razão acertava mais que as sensações intuitivas, mas estudos científicos confirmaram que, em 90% casos, o instinto é o certo.

As vezes refletimos e chegamos à conclusão de que algo é certo, mas no fundo temos uma sensação de que não é bem assim. Não conseguimos encontrar motivos suficientes para não confiar, mesmo que a nossa intuição diga que deveríamos agir de modo diferente.

O aprendizado adquirido ao longo da vida nos dá bons conselhos

A mente possui uma infinidade de experiências gravadas. Desde que nascemos conhecemos pessoas de diferentes personalidades e passamos por muitas situações, tanto boas quanto ruins. Todas estas experiências ficaram arquivadas na nossa mente, e as vezes não sabemos o porquê, mas temos a sensação de que certa pessoa não é confiável, ou que alguma coisa não sairá bem se tomarmos uma determinada decisão.

Talvez porque alguma vez conhecemos alguém com a mesma personalidade, e percebemos que não era uma boa pessoa, ou tomamos uma decisão parecida que não terminou bem. A mente tem muitas informações valiosas, e possui uma aprendizagem baseada na vivência que ajuda a intuição a ser confiável. Há uma infinidade de decisões que precisamos tomar e somente a razão não dá um suporte tão bom, escutar a intuição é, também, um ato de confiança.

Como funciona o instinto?

O instinto toma decisões em questão de segundos. Fazemos isso diariamente com coisas muito simples, como: “Pego ônibus ou metrô?”. Já nem sequer usamos a razão para tomar esta decisão, porque já fizemos isso tantas vezes que sabemos qual combinação é melhor escolher, que o instinto decide sem precisar refletir.

Vamos pensar numa pessoa que nasceu na selva e cresceu longe da civilização. Se a levássemos para a cidade, não veria com tanta clareza a melhor opção a fazer – ir de metrô ou de ônibus – porque nunca fez nada disso e este aprendizado não está gravado em sua mente.

A intuição não é algo mágico que já temos ao nascer; pessoas inteligentes a desenvolvem de acordo com o que vivem e com o que é visto ao seu redor. Se levarmos uma pessoa com a intuição muito boa para a selva, pode ser que ela se sinta menos inteligente neste lugar. O instinto só funciona com situações já aprendidas, coisas como precisar de alimento para sobreviver, mas não temos os conhecimentos de alguém que foi criado na selva.

Dois instintos com os quais já nascemos

Já nascemos com instintos inatos, como o da sobrevivência e o da reprodução sexual. O ser humano foge do que ameaça a sua vida, sem a necessidade de pensar sobre a decisão, mas tivemos que aprender quais perigos podem nos atingir. Se há fogo por perto, nos afastamos para não nos queimarmos. Aprendemos isso quando crianças, porque nos disseram que a experiência de se queimar causa dor.

Uma vez aprendido o que nos põe em perigo, o corpo reage em questão de segundos, fugindo toda vez que algo seja motivo de ameaça para o nosso corpo. A intuição é confiável, mas só podemos contar com ela porque aprendemos com as situações vividas, livros, filmes, além de outras experiências.

Muitas informações se unem para que possamos chegar à decisão mais certa para nos sentirmos bem. Por isso, na hora de tomar decisões, não devemos menosprezar a intuição, já que ela possui informações muito confiáveis. Nossas sensações inexplicáveis na verdade têm uma boa explicação.

FONTE: http://amenteemaravilhosa.com/sua-intuicao-e-de-confianca/
Publicado em – https://joserosafilho.wordpress.com/2015/09/24/instinto-x-razo/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Decisões tomadas com base na intuição são mais confiáveis do que você imagina!

  1. Arnaldo disse:

    Ótimo tema e abordagem. Estou inclusive fazendo um trabalho sobre intuição no meu curso de Psicologia Transpessoal. Abraço grande Arnaldo

  2. Concordo também. Acho que a intuição funciona como um sexto sentido. Já fui contra ela algumas vezes e pude perceber, quanto ela é certa.

  3. JCDattoli disse:

    Que bom, Arnaldo. Se puder, escreva alguma coisa para divulgarmos aqui no blog.

  4. Sandra Fayad disse:

    Excelente! Esclarecedor e útil. Gostei do texto.

  5. Marcello de Souza Lopes disse:

    É por aí mesmo! Excelente artigo! A Ciência está tão voltada ao que é tangível que frequentemente deixa um monte de perguntas sem explicação.
    Sonho com o dia em que artigos como este sejam mais parte do cotidiano da vida acadêmica mundial, mas queria mais.
    Na verdade, meu sonho é ver pesquisadores internacionais como estes estudarem com a metodologia científica a influência dos espíritos em nossos comportamentos.
    Sim, porque muitas de nossos insights são por eles “sugeridos”.

    • JCDattoli disse:

      Ah, Marcello, não tendo dúvida de que isso já está de certa forma acontecendo e vai se acentuar. Hoje já é geralmente aceito o conceito de Inteligência Espiritual (simplificando, a capacidade do homem de transcender os desafios da jornada e resolver as questões de significado e valor). Na área médica, por exemplo, se amplia continuamente a convicção de que influência dos pensamentos, espiritual e energética têm influência na recuperação dos pacientes…
      Abraço e obrigado pelo comentário!

  6. Pingback: Boas reflexões para você entender o que é intuição e o que é insight (vídeo)! | O Bem Viver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s