“Como começar a meditar e acalmar sua mente” – Dicas, vídeo, novidade!

Volto hoje ao tema meditação, frequentemente retratado neste blog, para divulgar duas publicações que encontrei no site Catraca Live:

A primeira, “Como começar a meditar e acalmar a sua mente”, trata-se de matéria acompanhada de vídeo ilustrativo e dicas – básicas e simples – para facilitar a iniciação na prática meditativa. Leiam a seguir:

“Como começar a meditar e acalmar sua mente

REDE CATRACA JAKELINE MEJORADO SEREM EM 10 DE MARÇO DE 2014 ÀS 18:14

Passo a passo ensina meditação para iniciantes

A meditação traz uma série de benefícios ao corpo e a mente, comprovados através de estudos como neste vídeo: Meditação pode mudar seu cérebro (http://www.yoganapratica.com.br/2013/08/meditacao-pode-mudar-seu-cerebro-video.html).

Sobre ela bastaria dizer que é necessário estar em silêncio, sem atividade na mente, apenas ser e estar em si, em seu centro. Algo simples, sem esforço: um estado de não fazer. Mas como ocidentais, sempre queremos explicação, manual e dicas. Por isso eis um passo a passo para iniciar a prática da meditação. Confira:

A meditação traz benefícios ao corpo e a mente
Tipos de meditação

Há diversas maneiras meditar. O ideal é que você inicialmente teste algumas opções e depois foque na que você mais se identificou. Algumas delas são:

Observar sua respiração
Fique atento ao ar que entra pelas narinas e expire-o lentamente. Depois estabeleça um ritmo, você pode por exemplo, começar inspirando em um tempo e expirando o dobro deste tempo. A respiração deve ser sempre nasal.

Concentrar sua atenção em algo
– Observe a chama acesa de uma vela, sem criar conteúdos mentais.
– Concentre-se em um som: pode ser o tic tac do relógio, um instrumento musical, um mantra como este.
– Concentre-se uma mandala, alguma forma geométrica ou em um chakra.

Postura

Você pode fazer a posição de lótus, em que basicamente é necessário manter a coluna reta (se necessário apoie em uma parede) e as pernas cruzadas. Outra opção é sentar-se em uma cadeira com a coluna ereta, os pés apoiados no chão e as mãos no colo uma sobre a outra. O importante é sempre manter a coluna ereta para facilitar a frequência energética e reduzir a chance de sentir sono, mas de uma maneira em que você fique confortável. Mantenha sempre os olhos fechados para facilitar a interiorização.

Local

Sem dúvida, em qualquer lugar é possível meditar: desde uma fila de banco até quando estiver lavando louça. Porém para criar um hábito, ter um local específico para esta atividade ajuda muito. Neste caso, o ideal seria um canto, na medida do possível, mais reservado e menos barulhento.

Frequência e tempo

Você pode meditar até mesmo em 1 minuto, como propõe este vídeo. O importante é manter a frequência. Comece com 2 minutos diários e depois aumente para duas vezes ao dia.
Para manter a disciplina, determine um horário mais conveniente para você. Uma dica, é associar a prática da meditação a uma atividade rotineira, como por exemplo, logo após acordar, escovar os dentes, fazer uma refeição, etc. Confira aqui duas sugestões: Uma prática de yoga rápida e descomplicada para fazer em casa ou Yoga ao acordar. Para praticar ainda na cama. Utilizar um timer, também facilita para que você não se preocupe com o tempo transcorrido.

Dificuldades que irão surgir

Pensamentos vão surgir o tempo todo, e também, dores no corpo, coceira, cansaço podem ocorrer. Distrair-se não significa que você está fazendo errado. O importante é não se envolver deixando-se levar por pensamentos ou distrações que vão surgindo. Eles vão desaparecer se você não alimentá-los, deixe-os ir, volte ao foco e ajeite sua postura se necessário.

Não encare a meditação como mais uma das tarefas ou obrigações do dia. Veja-a como um momento seu, um exercício para se conectar com sua essência, e uma oportunidade de não ter que pensar, resolver ou fazer absolutamente nada, apenas estar com você.

Em qualquer situação, seja paciente consigo mesmo, não crie expectativas, que vão gerar ansiedade e tensões em sua mente.

Para saber mais acesse:

http://www.yoganapratica.com.br
facebook.com/YogaNaPratica “

O segundo destaque é a experiência interessante e auspiciosa, que foi adotada este ano em escolas do Espírito Santo (iniciativa da Secretaria de Educação daquele Estado), com implantação de prática meditativa, incluída no currículo escolar, após projeto piloto desenvolvido em 2014 no município de Serra. Vejam a matéria no link https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/espirito-santo-inclui-meditacao-no-curriculo-escolar/.

Fonte – https://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/como-comecar-a-meditar-e-acalmar-sua-mente/
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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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Uma resposta para “Como começar a meditar e acalmar sua mente” – Dicas, vídeo, novidade!

  1. Tenho uma enorme dificuldade de concentração. É como se a mente não descansasse nunca! Eu tento, começo e daí surgem automaticamente, as preocupações, os problemas e daí acabo desistindo.
    Acho super importante isso e fico pensando, como as pessoas conseguem?

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