“Mais peixe, menos depressão, diz estudo”

E cada vez mais chegam descobertas de novos benefícios à saúde humana decorrentes do consumo de carne de peixe. Vejam, na matéria abaixo, uma recente descoberta dando notícia de benefícios contra a depressão, para homens e mulheres.

A notícia foi divulgada hoje no jornal britânico Daily Mail Online e replicada no site Só Notícia Boa:

 


Foto: Corbis

“Peixe contra a depressão. Isso mesmo!
As pessoas que comem muito peixe são menos propensas a ficar deprimidas, mostra uma nova pesquisa.
O estudo foi publicado no Journal of Epidemiology & Community Health e realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Qingdao , Shandong , na China.
Os homens com uma dieta rica em peixe viram o seu risco de depressão reduzir em um quinto (20 por cento) , enquanto as mulheres viram a sua diminuição do risco por um sexto (16 por cento).

Os pesquisadores sugeriram que os ômega -3, ácidos graxos encontrados nos peixes, podem alterar a estrutura das membranas cerebrais.

Eles também podem modificar a atividade dos neurotransmissores (mensageiros químicos), dopamina e serotonina, que estão relacionados com a depressão e podem ajudar a evitar a doença.

O professor Zhang Dongfeng na Faculdade de Medicina da Universidade de Qingdao, Shandong, na China disse que proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais podem ter um efeito protetor sobre a depressão e que o “alto consumo de peixe também pode estar relacionado a uma dieta saudável e melhor estado nutricional, o que pode contribuir para o menor risco de depressão.”

Zhang diz também ainda vão precisar de grandes estudos para confirmar as pesquisas. Mas até lá, comer mais peixe não vai fazer mal.

A depressão afeta um número estimado de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que irá se tornar a segunda principal causa de problemas de saúde em 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde.”

Com informações do Daily Mail – http://www.dailymail.co.uk/health/article-3229495/FISH-diet-rich-seafood-slashes-risk-depression.html

Publicada em – http://sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7630&a=mais-peixe-menos-depressao-diz-estudo
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

6 respostas para “Mais peixe, menos depressão, diz estudo”

  1. Apesar de gostar, é um alimento que pouco levo a mesa. Porque só se encontra nos supermercados, congelados e não tem o mesmo gosto. Enfim de vez em quando esqueço isso. Belo post!

  2. Anônimo disse:

    Gostei daqui, os posts so interessantes. Olha, algum a j ouviu falar daquele colcho novo o famoso colcho inteligente pra me contar se igual o da propaganda do rdio? O programa la do sbt tava falando que tem loja dessa marca. http://ocolchaointeligente.com.br.

    • JCDattoli disse:

      Obrigado pela presença e comentário, caro Cláudio. Infelizmente não tenho informação para lhe repassar sobre o referido colchão. Contudo, considerando o investimento a ser feito, acho recomendável conversar a respeito com algum ortopedista da sua confiança, de preferência com especialização em tratamento de coluna.
      Abraço.

  3. Sandra Fayad disse:

    Coisa difícil é comer peixe para alguém que faz opção vegetariana. Nunca fui chegada a frutos do mar. Nasci na roça, no interior de Goiás. Aí fica difícil gostar de peixe, mesmo os de água doce. Continuarei estressada.

    • JCDattoli disse:

      É uma opção. Eu, ao contrário, consumo peixe pelo menos duas vezes na semana. Em casos como o seu, penso que começar com a carne de tilápia, bem temperada, é uma excelente pedida, pois esse tipo de peixe não traz qualquer ranço.
      Fica só como um singelo registro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s